sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Curso de Mecânico de aeronaves estará em grande evento do setor profissional.



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Projeção de estande que estará no Riocentro: seis alunos do SENAI demonstram como são treinados
Com um crescimento a taxas médias anuais de 10% a 15% no país, a aviação civil demanda mão-de-obra cada vez mais qualificada e atualizada, o que levou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) a criar um curso técnico de manutenção de aeronaves. Seis alunos do curso estarão na Olimpíada do Conhecimento, de 9 a 14 de março próximo, no Riocentro, no Rio de Janeiro, demonstrando como são treinados.

O curso de manutenção de aeronaves foi criado em julho de 2009, na Escola SENAI de São José, na região metropolitana de Florianópolis. Tem duração de dois anos e oferece três habilitações: aviônicos, que trata dos comandos e eletrônica embarcada; célula, sobre a estrutura das aeronaves, e moto propulsor, dedicado à área mecânica. A primeira turma será diplomada em junho de 2011. (clique em "Mais informações" para continuar lendo a matéria)


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Um pouco mais sobre o Antonov.

Para termos a real noção do tamanho desta aeronave, pesquisei na internet alguns comparativos do "Antonov - An 225" com outras grandes aeronaves. Vejam as figuras de comparação entre o "Jumbo", o "A-380" e o "Mriya":



Agora, para os mais interessados nessa aeronave, acessem o Blog Cultura Aeronáutica, onde há um resumo da história desse avião. Vale a visita e a leitura.
Lembrando para quem não viu. O Blog Aviões e Músicas, postou vídeos excelentes dessa aeronave quando ela pousou recentemente em Guarulhos/SP.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

GOL desenvolve programa para gestão de resíduos de manutenção de aeronaves


Gol Linhas AéreasSão Paulo, 11 de Fevereiro de 2010 - GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, desenvolveu um programa próprio para a gestão de resíduos provenientes da manutenção de aeronaves em suas bases operacionais. Atualmente, oito bases da empresa já estão utilizando o programa para destinar 100% de seus resíduos, e outras 18 estão em estágio adiantado de implementação. A companhia mantém estudos para reproduzir a mesma experiência em todos os aeroportos nos quais opera.  

"Depois de termos estruturado um programa próprio de tratamento de efluentes e resíduos sólidos em nosso Centro de Manutenção em Confins (MG), que é referência na indústria, queremos reproduzir experiência semelhante nos processos realizados nos aeroportos", conta Alberto Correnti, Diretor de Manutenção da GOL. Em seu Centro de Manutenção, a GOL segue a rígidos padrões ambientais: todo o óleo e efluentes químicos produzidos durante o processo de manutenção são tratados antes do descarte de forma a não prejudicar o meio ambiente.  

Para limpeza interna das aeronaves, a companhia utiliza toalhas industriais que são lavadas por empresas especializadas para evitar qualquer tipo de desperdício. Também, desde 2003, a GOL adotou o método de lavagem a seco para a superfície das aeronaves, usando apenas 10% da água habitualmente utilizada nas lavagens comuns. 

Além de ser ambientalmente correta, alinhada às políticas de responsabilidade ambiental da companhia, a gestão de resíduos estendida às bases, permite maior controle à GOL em relação ao consumo e utilização de materiais. Em consonância com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), a metodologia dá destinação diferenciada e adequada para cada tipo de resíduo gerado nos processos de limpeza e manutenção. No ano de 2009, mais de 14 toneladas de resíduos passaram por tratamento até sua destinação final, o que representa cerca de 30% do total (os outros 70% são tratados por terceiros). Em um futuro próximo, pretendemos tratar 100% dos resíduos gerados nesses processos. 

O tratamento de resíduos provenientes da manutenção de aeronaves, sempre foi uma preocupação da companhia, que até então o fazia nas bases operacionais por intermédio da administração aeroportuária. "O desenvolvimento de um processo próprio, que está totalmente alinhado às legislações ambientais e melhores práticas da indústria, é um passo importante para a GOL", diz Correnti. A medida antecipa a tendências na gestão ambiental na indústria da aviação: "Ao centralizar o processo com a própria companhia, fazemos esse tema ser mais um ponto de nossa gestão ambiental e política de sustentabilidade", complementa o Diretor de Manutenção da GOL.

Fonte: GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Assessoria de Imprensa (press-release)

Segurança em pauta na OACI.


A OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) divulgou intenção de criar um novo Sistema de Gestão da Segurança, com abrangência internacional. O objetivo da medida é reduzir o número de acidentes aéreos em todo o mundo, sem deixar de levar em conta as particularidades de cada região no momento de estabelecer as políticas de segurança a serem seguidas. Por enquanto, porém, não há data definida para que as novas regras da OACI sejam colocadas em prática.
O novo sistema da OACI deve estipular normas e regras mais rígidas que, na prática, exigirão que governos de todo o mundo apresentem mudanças elevando o nível de segurança nas operações de voo de seus países. As mudanças em estudo pela OACI deverão conter, inclusive, regras específicas para prevenção de qualquer tipo de incidentes aéreos, como também padrões para identificar falhas e riscos potenciais nas operações de voo.
Os recentes avanços tecnológicos na indústria do transporte aéreo, tanto nas aeronaves como nas operações em solo, tornaram obsoletas algumas das normas da OACI ainda em vigor. Por esse motivo, a atualização das regras de segurança é considerada fundamental por vários profissionais do setor.
Em 2008, de acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o índice de acidentes na aviação regular foi de 1,76 para cada 1 milhão de voos realizados. O resultado é elevado quando comparado à média global, de 0,4 acidente para cada 1 milhão de voos, e mesmo ante à média sul-americana, de 1,04 acidente para cada 1 milhão de voos.
A agência, porém, acredita que a partir do ano que vem, os dados brasileiros deve refletir melhora significativa, desde que não ocorra mais nenhum acidente de grandes dimensões. A meta da ANAC é chegar a uma média de 1 acidente por milhão de voos já em 2011. Para a OACI, índices até duas vezes superiores à média mundial são considerados aceitáveis.
Fonte: Aeromagazine
*** para mais informações acerca da OACI, clique em "Mais informações"

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Antonov AN 225 Mriya no Brasil.

Vejam os vídeos do maior avião do mundo. O autor dos vídeos é um cara sensacional, o Lito, dono do site www.avioesemusicas.com





quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Novos profissionais aprovados pela ANAC. (Curiosidade apenas)

Mais de 2,6 mil pessoas foram aprovadas em exames da Anac em 2009 e se tornaram pilotos da aviação civil. A maioria (1,2 mil) é de pilotos privados de avião, primeira etapa para iniciar na carreira ou voar apenas aeronaves particulares. Entre os profissionais, foram habilitados 513 pilotos comerciais de avião e 230 pilotos de linha aérea. De helicópteros, a Anac emitiu licenças para 224 pilotos privados, 105 pilotos comerciais e outros 41 de linha aérea – embora não exista o serviço de linha aérea de helicópteros no Brasil, esses profissionais possuem a qualificação.

Além destes, a ANAC também emitiu licenças para pilotos de planador (83), de balão (4) e 210 certificados de piloto de recreio (específicos para a aviaçãoexperimental). A agência ainda habilitou 552 comissários de bordo, 793 mecânicos de manutenção, 44 despachantes operacionais de voo, 17 operadores de equipamentos especiais e 6 mecânicos de voo. No total, foram 4.034 novas licenças e habilitações emitidas pela Anac em 2009, abaixo das 5.162 de 2008.


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Início da segunda fase com muitas novidades no curso.


Pessoal, inicia-se mais um semestre de grandes expectativas, com novos e velhos amigos e com a paixão pela Aviação aumentando.

Recomeçaram nesta semana as aulas para os velhos e novos integrantes dessa "viagem" planejada com tanta dedicação e destreza pelos profissionais do SENAI/SC São José - o Curso Técnico de Manutenção em Aeronaves.

Depois de completar a primeira fase, cabe aqui relembrar que tal curso é INOVADOR, PIONEIRO, DESAFIANTE e SURPREENDENTE. O corpo de professores é extremamente gabaritado no ramo aeronáutico e a estrutura oferecida é uma das melhores no país. Claro que há melhorias para serem feitas, e isso com certeza ocorrerá. Afinal de contas, o projeto não é pequeno, tampouco de fácil arquitetura. Ele busca uma melhoria significativa da mão de obra especializada na Aviação brasileira. E o SENAI está no caminho certo. Tanto é verdade, que o curso está sendo analisado e elogiado nos quatro cantos do país.

Para se ter uma idéia da potencial deste curso, alguns eventos já foram realizados com os alunos, outros já foram agendados e muitos estão sendo estudados. Veja só:
- Os alunos da primeira fase já participaram do "Curso de Apresentação das Aeronaves operadas pela Gol Linhas Aéreas" realizado no próprio SENAI São José/SC e ministrado pela própria Gol em novembro/2009;
- Já foi realizada uma visita técnica na Base Aérea de Florianópolis;
- Nesse ano de 2010, o curso participará das "Olimpíadas do Conhecimento" no Rio de Janeiro, a maior competição de educação profissional das américas, realizada pelo SENAI;
- o curso já recebeu convite para participar da "WorldSkills" em Londres no ano de 2011;
- empresas de transporte aéreo e fabricantes de peças e aeronaves já demonstraram interesse em vir a Santa Catarina ministrar palestras e mini-cursos, com o intuito de conhecer de perto o trabalho realizado pelo SENAI São José/SC.

Bom, o curso já é uma realidade e as expectativas são ótimas. Para quem quiser mais informações, acesse: http://www.sc.senai.br/

Abraço,

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

De Volta para o futuro XXI!!!!!!!!

Pessoal,
voltei!!!!!!!!
ou melhor...... as aulas voltaram!!!!!!!!
sei que fiquei um tempo longe do blog. Minhas sinceras desculpas!!!! (rsrsrsr)
Utilizo muito o computador. Estudo nele, trabalho com ele, Vejo filmes e futebol nele!!!!! Faço tudo com ele, OU MELHOR, quase tudo.
Mas prometo me empenhar nesse ano de 2010 para postar muitas coisas legais do meu curso no SENAI São José/SC, e claro, sobre os principais temas do momento que envolvam a Aviação e o Direito.

Abraços,
Heinz

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Mecânico de Manutenção Aeronáutica


O trabalho do Mecânico de Manutenção na aviação civil é fundamental para a segurança e o bom desempenho das aeronaves. Nem sempre é possível vê-lo em atividade, mas a importância dessa profissão vai além do que se imagina. 




As Especialidades

São três as especialidades que você poderá optar :

GMP (Grupo motopropulsor) - Com esta especialidade você estará habilitado a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto-propulsores.
CEL (Célula) - Esta é a especialidade que trabalha com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos. Também é nesta habilitação que você vai poder trabalhar na estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a conhecida fuselagem da aeronave.
AVI (Aviônicos) - Esta habilitação permite que você trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio-comunicação, sistemas elétricos e de radar.

Pré-requisitos para a categoria Mêcanico

Para se tornar um mecânico você precisa concluir com aproveitamento um curso homologado pela ANAC, dentro de uma das habilitações (GMP, CEL ou AVI) , em uma entidade (escola) autorizada também pela ANAC. A duração aproximada do curso será de 13 meses para cada habilitação.

Mecânico De Manutenção Aeronáutica
Ter completado 18 anos
Ter concluído com aproveitamento o 2º grau (ensino médio)
Ter sido aprovado em curso homologado pela ANAC
Ter sido aprovado em banca de exames da ANAC
Consulte o item 65.75 do RBHA 65.

Habilitações De MMA
As habilitações estarão compreendidas em 3(três) grupos: 
Motopropulsor, Célula e Aviônicos
Após a primeira habilitação de um grupo adquirida, o requerente pode obter habilitações subsequentes dentro do mesmo grupo, deve comprovar:
Experiência
1 ano de trabalho em empresa aérea ou em empresa de manutenção homologadas pela ANAC comprovada com vínculo empregatício
Considerado aprovado em exame de conhecimentos práticos aplicados por um INSPAC da ANAC ou por examinador credenciado da empresa aérea ou de manutenção, segundo o RBHA aplicável

Consulte o item 
65.91 do RBHA 65.
Detalhamento e prerrogativas consultem o RBHA 65.

Como se Inscrever em Curso Homologado

Para se inscrever no curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica você vai precisar do seguinte:
1.      Ter no mínimo 18 anos, a serem completados até o final do curso;
2.      Ter Nível Médio (antigo 2º grau) adquirido em estabelecimento de ensino público ou privado, devidamente autorizado.
Atenção para os documentos que você precisa ter:
A- Para candidatos brasileiros:
1.      Ficha de Inscrição/matrícula preenchida, (fornecida pela escola ou aeroclube)
2.      Comprovante de conclusão do nível médio.
3.      Título de eleitor (maiores de 18 anos)
4.      CPF dos alunos (maiores de 18 anos)
5.      Certificados de Reservista ou Alistamento Militar
6.      01 fotografia 3x4 recente
7.      Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, se for o caso.
Outros que se façam necessários, a critério da unidade de instrução.

B- Para candidatos estrangeiros
1.      Ficha de inscrição/matrícula
2.      01 fotografia 3x4 recente.
3.      Passaporte
4.      Outros, a critério da unidade de instrução profissional.

Exames da ANAC

Todos os anos a ANAC realiza exames específicos para Mecânicos de Manutenção em Aeronaves.
As provas serão elaboradas com base nos conteúdos estabelecidos nos manuais de curso do SEPEC, e serão compostas por 60 (sessenta) questões para cada categoria de habilitação (Especialidades).
Inscrições para as provas da ANAC
Você poderá se inscrever na Gerência Regional de Aviação Civil (GER) da sua região ou ainda nas Seções de Aviação Civil (SAC)que ficam em aeroportos próximos de você. Se você é de Curitiba, poderá se inscrever no Escritorio de Aviação Civil (EAC-CT).
Uma dica importante: Se você ficou reprovado em exames anteriores da ANAC poderá tentar novamente, desde que tenha concluído um curso homologado com aproveitamento. É só anexar à ficha de inscrição uma cópia autenticada do Certificado de Conclusão de Curso.
Quando preencher a ficha, você deverá ter especial cuidado ao lançar os códigos nos campos local, banca, CCT e entidade . Estes códigos estão disponíveis nos locais de inscrição, sendo que os referentes aos CCT encontram-se, também, nos calendários de provas.
Se você quiser, a ANAC dispõe de material de consulta nas seguintes habilitações:
·        Básico - Para as três habilitações
·        GMP - Parte específica
·        CEL - Parte específica
Após o Exame da ANAC

O próximo e último passo é a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT) que você poderá solicitar se:
1.      Ter sido aprovado no exame da ANAC;
2.      Comprovar experiência profissional mínima de três anos em empresa de manutenção homologada pela ANAC, com vínculo empregatício.
3.      Preencher requerimento apropriado, junto a Gerência Regional de Aviação Civil (GER) ou Seção de Aviação Civil (SAC) mais próximos de você. Para você que é de Curitiba basta procurar o Escritório de Aviação Civil (EAC-CT).