quinta-feira, 30 de setembro de 2010

BOLSA DE ESTUDOS PARA MECÂNICO CONFIRMADA

Pessoal, desde terça-feira, os alunos do SENAI São José/SC já foram comunicados pelo nosso "líder", o Coordenador do Curso, Sr. José Valcir, de que a ANAC já havia "batido o martelo" quanto à liberação das verbas. Esperei até hoje por um comunicado no saite da ANAC para poder publicar aqui no blog, mas até agora não teve nota alguma por lá. (quando sair posto aqui)
Então, adianto por aqui mesmo....
Como eu já havia dito aqui anteriormente (releia aqui), o SENAI de São José/SC e mais duas instituições, foram as únicas dentre as muitas inscritas, que tinham cumprido todos os requisitos previstos pela ANAC para obtenção da verba. Faltava apenas "uma" assinatura para liberação da verba. 
E eis que "chamegão" se materializou!!!!!
Pois bem, a partir de 1o de outubro, todos os alunos que lá já estudam (cerca de 250 alunos), terão direito a receber uma bolsa de estudos no valor de 75% da mensalidade do curso atual.
A próxima turma que entrará no primeiro semestre do ano que vem também receberá tal bolsa. 
Portanto, você aí, que sempre foi um entusiasta da aviação, mas esbarrava nos valores financeiros para ingressar em tal carreira. Que tal estudar para ser um mecânico de aeronaves, numa das melhores escolas do país, por menos de R$ 70,00 de mensalidade????? Ahhhh, alunos transferidos, também terão o benefício.
É uma oportunidade e tanto!!!!
Para mais informações sobre o curso, pesquise sobre o curso do SENAI no blog, que há diversas postagens sobre o curso.
Abraços,
Heinz

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

BOA INICIATIVA

Pessoal, peço a todos os leitores, sejam alunos, profissionais ou entusiastas apenas, que acessem o Grupo de Discussões sobre Manutenção Aeronáutica idealizado pelo Professor Fernandes, dono do Blog AeroBrasil, onde sempre inicia por lá ótimas discussões e debates acerca do setor aeronáutico. Ao acessar, bastará inscrever um e-mail seu no grupo, que automaticamente você começará a receber as discussões propostas e também poderá (deverá) participar delas.
Essa é uma grande iniciativa por parte dele, que acredito estar sempre preocupado e antenado com o caminho a ser trilhado pela manutenção aeronáutica.
Acho de extrema importância a participação de inúmeras pessoas, alunos ou não, para que possamos perceber e tomar conhecimento de diferentes pontos de vista acerca da manutenção aeronáutica.
Abraço,

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

COMO É FABRICADO UM AVIÃO...

Pessoal, o leitor Caio questionou acerca de como seria o processo de fabricação de um boeing.
A complexidade e riqueza de detalhes técnicos que essa resposta exige, eu ainda não consegui atingir nesse pouco tempo de estudos, mas na galeria de vídeos do you tube do "Hangar do Heinz" (que pode ser acessada lá embaixo no blog) há uma série produzida por uma TV onde mostra resumidamente o processo de fabricação de uma aeronave da Embraer. Já dá para ter uma boa noção do processo como um todo.
Vejam abaixo os vídeos e comentem.
Abraços.


Setor Aéreo precisará de até 1 milhão de trabalhadores

A indústria de aviação comercial vai demandar 466.650 pilotos e 596.500 trabalhadores de manutenção, nos próximos 20 anos, para acomodar a forte demanda por aeronaves novas e de substituição, de acordo com a avaliação de previsão da equipe da Boeing. As linhas aéreas precisarão de cerca de 23.300 novos pilotos e 30 mil funcionários de manutenção, por ano, de 2010 até 2029.
A previsão da equipe da Boeing é baseada no Current Market Outlook – estudo da Boeing que reúne as perspectivas da aviação para os próximos 20 anos. “Quando você soma todos os números, você rapidamente entende as questões que a indústria vem enfrentando”, disse Roei Ganzarski, chefe de Atendimento ao Cliente, da Boeing Training & Flight Services. “O nosso desafio é adaptar o nosso treinamento para engajar a futura geração de pessoas que irão voar e manter mais de 30 mil aviões que serão entregues até 2029”.

O maior crescimento de pilotos e pessoal de manutenção estará na região da Ásia Pacífico, com a necessidade de 180.600 e 220 mil profissionais respectivamente. Dentro da Ásia, a China vivenciará a maior necessidade de pilotos e trabalhadores de manutenção – 70.600 e 96.400 respectivamente. A América do Norte irá precisar de 97.350 pilotos e 137.000 profissionais de manutenção. A Europa precisará de 94.800 novos pilotos e 122.000 trabalhadores de manutenção. A África demandará 13.200 pilotos e 15.000 em pessoal dedicado a manutenção. O Oriente Médio precisará de 32.700 novos pilotos e 44,500 funcionários de manutenção. A América Latina precisará de 37 mil pilotos e 44 mil profissionais de manutenção. A Comunidade dos Estados Independentes (CIS) precisará de 11 mil pilotos e 14mil funcionários para manutenção de suas aeronaves.
Fonte: Portal Panrotas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

"O dia a dia de um mecânico de aviação comercial" (by Lito)

Pessoal,
indico o acesso ao site "Aviões e Músicas" do nosso amigo Lito. Ele acaba de iniciar uma série interessantíssima acerca da manutenção aeronáutica. Muitos que estão iniciando os estudos ou por iniciar, devem ler as postagens muito bem escritas por ele.
Boa leitura a todos.
Abraço,
Heinz

*** Atualização: a segunda e terceira partes da série "O dia a dia de um mecânico de aviação comercial" já estão disponíveis. Tão sensacionais como a primeira. Acessem o bog do Lito.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

TOP POSTS - Indicação de (re)leitura.

Pessoal, confesso que está meio puxado a rotina de estudos do blogueiro aqui.
Mesmo trabalhando com um computador na minha frente quase que o tempo todo, esta cada vez mais difícil de postar informações interessantes para todos. Os cursos que faço, PP e Aviônicos, estão entrando na reta final e estou procurando dedicar-me cada vez mais aos estudos.
Portanto, resolvi deixar aqui uma lista com as principais postagens que fiz, nesses 13 meses de blog. É claro que assim que for possível, continuarei a postar normalmente.

Grande abraço a todos e continuemos a estudar.
Heinz

LISTA:


F.O.D.
MSG

ICAO
IATA

AVIAÇÃO
ETOPs

CURSO SENAI

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Boa discussão - Tecnologia X Segurança X Homem

Pessoal, uma boa discussão ressurgiu nesses dias.
Recomendo a leitura da matéria abaixo e depois acessem esse link, lá do blog do Lito (aviões e músicas) onde a discussão se tornou muito interessante.
Se quiserem manifestar-se também por aqui, vão em comentários/participações.
Opinarei por lá tb.

Grande abraço,
Heinz

MATÉRIA:  Empresas querem avião sem copiloto. (clique em MAIS INFORMAÇÕES  para ler a matéria)

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

BANCA DA ANAC: CONTE-NOS SUA EXPERIÊNCIA

Pessoal, sei que muitos que passam por aqui estão se preparando para a Banca da Anac, assim como outros que também nos visitam já a enfrentaram.
Peço então, a todos que já realizaram uma avaliação por parte da Anac, que deixem aqui o seu relato, seja para  o caso de APROVAÇÃO ou de REPROVAÇÃO.
Tente nos contar onde você acha que "acertou" na estratégia de estudos e, também, onde acha que "errou". E claro, em que esse "erro" ajudou na banca seguinte.
Bom, espero que alguns leitores participem.
Basta relatar nos "comentários" desse post (logo abaixo em "PARTICIPAÇÕES - Comente aqui").

Como sabem, ainda estou cursando o meu módulo especializado em Aviônicos e logo logo chegará o meu momento "a sós" com "Dona Anac". Gostaria de ler relatos e experiências de quem já passou por tal momento para que eu possa me preparar melhor.
Grande abraço a todos.
Heinz