quinta-feira, 28 de outubro de 2010

EMBRAER inicia testes de comandos de voo dos Legacy 450 e 500


EMBRAER anunciou o início dos testes do sistema de comandos de voo fly-by-wire de seus novos jatos executivos em desenvolvimento, os Legacy 450 e 500.

As avaliações estão sendo realizadas em uma bancada de ensaios conhecida como Iron Bird, nome que traduzido para o português significa "pássaro de ferro", pois o equipamento é um esqueleto da aeronave representado por seus sistemas integrados.

Contando com uma cabine de pilotagem totalmente equipada com os sistemas da aeronave real, o Iron Bird integra em uma única bancada equipamentos e componentes do sistema eletrônico de voo fly-by-wire, sistema aviônico, hidráulico e demais interfaces dos dois jatos.

Além disso a plataforma pode ser conectada ao controle digital do motor (FADEC, na sigla em inglês) e ao sistema elétrico, que possuem bancadas de ensaio próprias.

"A EMBRAER atingiu hoje uma importante etapa do programa Legacy 450/500 e eu gostaria de dar os parabéns à nossa equipe por esta conquista", disse o Diretor de Engenharia da EMBRAER, Aviação Executiva, Humberto Pereira. "O Iron Bird é uma importante bancada de ensaios para o desenvolvimento do fly-by-wire, pois permite a validação de determinados sistemas integrados e contribui para aumentar a maturidade da aeronave por ocasião da entrada em serviço."

O desenvolvimento dos novos jatos executivos da EMBRAER segue assim dentro do cronograma, que prevê o início dos testes em voo com o Legacy 500, o primeiro deles a decolar, no segundo semestre de 2011.

Fonte: Site Aegoes, lido no Grupo 12 horas.Aéreo

ANAC E FAA CADA VEZ MAIS COM SUAS REGULAMENTAÇÕES ALINHAVADAS.

A Agência Nacional de Aviação Civil recebeu recentemente a visita dos representantes da Federal Aviation Administration (FAA), agência reguladora americana, para uma reunião gerencial no âmbito da aeronavegabilidade na Superintendência de Aeronavegabilidade – SAR, em São José dos Campos/SP.
Entre os dias 19 e 21 de outubro, as autoridades dos dois países buscaram atualizações mútuas de suas regulamentações e dos seus sistemas de certificação e se reuniram para avaliar as lições aprendidas com os programas de certificação.
Segundo o especialista em regulação da Superintendência de Aeronavegabilidade, Marco Aurélio Bonilauri Santin, este encontro serviu para abordar também as alterações organizacionais da ANAC e da FAA, a nova emenda do regulamento de certificação de produtos (Part 21), as perspectivas relacionadas a “Light Sport Aircraft”, “Commercial Parts”, “Organization Designation Authorization”, entre outros assuntos. “É muito importante para a indústria nacional que nós estejamos alinhados em regulamentos com os EUA.  Nesta reunião vieram explicar algumas das modificações em sua legislação de certificação. Isso facilita o nosso trabalho de avaliação e alinhamento com o requisito deles” explica.
Também foram iniciadas negociações para revisão do acordo vigente entre as duas autoridades para o estabelecimento de um novo acordo sobre suas responsabilidades em relação à nova fábrica da Embraer em Melbourne – EUA. “A Embraer busca sua certificação nos EUA e a ANAC presta o apoio, mas o processo de certificação será norte americano. A Embraer-Melbourne será uma empresa ‘americana’ do ponto de vista de certificação.” ressalta.
No último dia de reunião, os representantes da autoridade norte americana se reuniram com a Embraer e visitaram as instalações da empresa em São José dos Campos.
Fonte: ANAC

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

MECÂNICO - SENAI - ANAC - QUALIFICAÇÃO (by amigo Fernando)

Pessoal, como todos sabem, a ANAC está reformulando os cursos de formação de mecânicos aeronáuticos (vide minuta do novo RBAC 147).
A ANAC esteve essa semana em Santa Catarina para firmar o convênio com o SENAI onde o governo pretende fomentar a formação de mão de obra qualificada no setor aeronáutico, mais precisamente, a área da manutenção.
Bom, alguns integrantes da Anac realizaram uma palestre interessantíssima para os alunos do SENAI e o meu amigo Fernando, da turma de GMP, teve a seguinte impressão:

"Gostaria de compartilhar com os apaixonados por aviação e principalmente aqueles que querem se tornar um profissional na aviação (Mecânico, DOV ou comissário) algumas palavras que ouvi de Clecios Silva ” responsável pela área de formação e capacitação da ANAC” e Thiago Pereira também da ANAC.
Em 21/10/2010 durante uma palestra dada aos alunos do curso técnico em manutenção de aeronaves do Senai SC unidade de São José, representantes da ANAC falaram sobre o problema que será a falta de profissionais na área de manutenção de aeronaves nos próximos anos, o numero de aeronaves operando comercialmente poderá dobrar nos próximos anos, e provavelmente as empresas terão um grande problema em encontrar profissionais qualificados.
Qualificados, essa é a palavra chave, esse tem sido um grande problema paras as empresas aéreas, atualmente existe um modelo totalmente ultrapassado de formação de profissionais.
Como que se pode formar um técnico de manutenção em GMP por exemplo em 6 meses?
Existem relatos de coordenadores de empresas que dizem que muitos técnicos recém formados não conseguem sequer usar um paquímetro, não sabem manusear um multímetro, e mesmo assim possuem a carteira da ANAC.
As empresas tem investido muito dinheiro para ensinar o básico novamente para os recém contratados, e isso gera uma grande rotatividade dentro das empresas; ter uma , duas ou três carteiras da ANAC não representa ter garantia de emprego.
Mas segundo tudo indica isso esta para mudar, como eu já disse em um comentário a alguns meses, a ANAC vai reformular o formato dos cursos de manutenção, inclusive com uma nova apostila que substituirá a apostila arcaica que usa hoje em dia, a prova disso foi a verba de mais de um milhão de reais que a ANAC repassou para o Senai SC para custear 75% da formação de profissionais.
Hoje o custo do curso caiu de 260 reais para apenas 65 reais por mês, muitas escolas não vão resistir as mudanças que estão por vir, por isso eu volto a dizer: pesquisem e se informem antes de se matricularem em um curso técnico que na verdade é um cursinho preparatório para banca da ANAC.
Muitas escolas já estão se adequando e Senais de vários estados estão demonstrando interesse em montar cursos voltados para a área.
É isso ai amigos até mais…" (por Fernando GMP)

Pessoal, deixarei um link aqui acerca de uma matéria sobre a visita do padrinho do curso do SENAI, o astronauta Marcos Pontes. (clique aqui)


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

TRÊS ESCOLAS RECEBEM O FOMENTO DA ANAC PARA BOLSAS DE ESTUDO PARA FORMAÇÃO DE MECÂNICOS AERONÁUTICOS

Notícia já debatida aqui no blog, mas eu ainda não sabia quais eram as outras duas escolas. Veja a coluna do jornalista Ancelmo Gois do jornal O Globo, que acabei tendo conhecimento através do blog Pousada da Cmra. Daniele Carreiro.


REFORÇO NA SEGURANÇA

Motor de avião

A ideia é reforçar a segurança. Depois de oferecer bolsas de estudos para pilotos, a Anac pretende dar 600 bolsas para formar mecânicos de manutenção para a aviação civil. A agência vai pagar 75% das aulas do curso básico e de especialização em motores, célula ou aviônicos, que dura uns seis meses.
A formação de um mecânico custa entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. As aulas serão ministradas por três escolas, o Senai de Santa Catarina, Aeroclube de Bauru (SP) e uma escola de Anápolis (GO). Devem começar ainda em 2010.
Portanto, quem estiver interessado em realizar um curso na área, procure uma dessas 3 escolas.

NOTÍCIAS ANAC

Prazo para instalação do equipamento EGPWS termina no dia 31/12
A ANAC alerta os operadores de aviação que o prazo para instalação do EGPWS encerra-se em 31 de dezembro de 2010. É necessário verificar nas seções 91.223 do RBHA 91 e 135.154 do RBAC 135  se o requisito é aplicável a sua aeronave.

Declaração de Inspeção Anual de Manutenção de aeronaves já pode ser feita pela Internet
Sistema e-DIAM integra série de ações da ANAC para agilizar atendimento ao usuário
Brasília, 15 de outubro de 2010 - Já está disponível no site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o sistema de Declaração de Inspeção Anual de Manutenção (e-DIAM), que permite que as empresas de manutenção aeronáutica e de táxi aéreo declarem as Inspeções Anuais de Manutenção (IAM) pela Internet.
Essas inspeções são obrigatórias a cada 12 meses para todas as aeronaves que fazem voos da aviação geral e para as que fazem voos nos táxi-aéreos. Das cerca de 12,5 mil aeronaves registradas no Brasil, aproximadamente 12 mil são destes segmentos. O objetivo das inspeções é verificar as condições de aeronavegabilidade de aviões e helicópteros, seus componentes e equipamentos. Antes, esses documentos eram enviados em papel e o formato eletrônico agiliza o procedimento.
O novo serviço faz parte de uma série de ações da ANAC para melhorar o atendimento aos usuários. As primeiras ações foram a possibilidade dos proprietários de aeronaves fazerem a reserva de marcas e agendamento de vistorias de aeronaves pela Internet.
Para utilizar o sistema e-DIAM, o responsável técnico ou o diretor de manutenção das empresas deverá se cadastrar no endereço www.anac.gov.br/DIAM e informar a marca da aeronave, as horas voadas, a ordem de serviço e a data da Inspeção.
Clique aqui para entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da ANAC





SEMINÁRIO DE GESTÃO E SEGURANÇA NO TRANSPORTE AÉREO



Dias: 20 e 21 de novembro de 2010
Em Florianópolis - SC, no Hotel Majestic
Informações: http://www.aerotd.com.br/seminario/
ou através do telefone 48 3223 5191

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Manutenção de jatos cresce, mas há gargalo






Falta de espaço em aeroportos congela projetos de três companhias, que somam quase R$ 70 milhões
Alberto Komatsu | De São Paulo
Planos de expansão das empresas que fazem manutenção de jatos executivos e aviões de pequeno porte estão em compasso de espera por causa da falta de espaço nos principais aeroportos do país. Líder Aviação, Oceanair Táxi Aéreo e TAM Aviação Executiva poderiam aplicar em conjunto quase R$ 70 milhões para pelo menos dobrar de capacidade. Isso porque elas têm visto a demanda por reparos crescer até 20% por ano.
O mercado de manutenção está tão aquecido que a TAM Linhas Aéreas, antes da união com o grupo chileno LAN, negociava uma fusão com as maiores do mundo na área de manutenção. A ideia é criar uma empresa independente, mas o surgimento da Latam colocou o plano em banho maria. A Gol também enxerga potencial nesse negócio e pretende oferecer reparos para aviões de outras companhias aéreas, pois só repara sua própria frota. (Ver texto abaixo)
Tanto as empresas de táxi aéreo e revenda de aeronaves, como as de voos regulares de passageiros projetam que a manutenção tem potencial para aumentar sua colaboração na receita. Só a soma do que já foi desembolsado pelas companhias que fazem manutenção de jatos executivos alcança R$ 230 milhões. Juntas, a TAM Linhas Aéreas e a Gol já aplicaram quase R$ 300 milhões em seus centros de manutenção.
As empresas de aviação executiva reclamam da escassez de áreas para ampliar suas bases de manutenção, que têm de estar em aeroportos para o recebimento e entrega da aeronave reparada. "Hoje enfrentamos uma grande dificuldade que é a falta de espaço nos aeroportos", afirma a superintendente da Líder, Júnia Hermont.
A Líder investiu o equivalente a R$ 183 milhões para ter sua atual estrutura de reparos em aeronaves, setor que responde por 10% do seu faturamento. A companhia quer dobrar sua capacidade atual de reparos mensais em 45 aeronaves (jatos e helicópteros) para 90 unidades, com investimento de R$ 51 milhões.
A empresa tem bases de manutenção em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. A Líder faz fretamento de jatos e helicópteros e venda de aviões da Hawker Beechcraft Corporation.
A Oceanair Táxi Aéreo, representante dos jatos da Bombardier, investiu R$ 34 milhões para ter sua estrutura de manutenção nos aeroportos de Congonhas e de Sorocaba (SP). O diretor comercial da empresa, José Eduardo Brandão, estima que seriam necessários mais R$ 8,5 milhões para expandir a capacidade atual, de 40 aeronaves reparadas por mês. "Os aeroportos estão sobrecarregados. Por isso, não conseguimos crescer em manutenção", diz Brandão.
A TAM Aviação Executiva, que não faz parte da Latam, planeja um investimento de R$ 7,5 milhões em um centro de manutenção em Belo Horizonte, no Aeroporto da Pampulha, mas a área ainda está sendo negociada. A companhia já desembolsou R$ 15 milhões na base de Jundiaí, no interior paulista.
O presidente da TAM Aviação Executiva, Fernando Pinho, conta que a área de manutenção é a que mais cresce, em comparação com os fretamentos de voos e vendas de jatos da Cessna e dos helicópteros da Bell.

TAM desenha modelo e Gol quer vender o serviço
Alberto Komatsu/São Paulo
A TAM Linhas Aéreas estima que a manutenção de aeronaves para terceiras companhias tem potencial para representar até 25% do faturamento. A fatia atual é de 13%. No entanto, essa meta só será alcançada quando a área de reparos de aviões se tornar independente e fizer uma fusão ou associação com uma grande empresa desse setor. A execução desse plano, ou não, só será definida após a criação definitiva da Latam, prevista para meados de 2011.
O vice-presidente de manutenção da TAM, Ruy Amparo, informou que antes de ser anunciada a fusão com a chilena LAN no início de setembro, a TAM já conversava com algumas das maiores companhias do mundo na área de manutenção - empresas do porte da alemã Lufthansa e da portuguesa TAP. "Essa plano não foi abortado. Ele estava preparado para decolar e também havia conversas para uma parceria estratégica, mas com a criação da Latam não podemos fazer um 'spin off'", diz Amparo. A TAM já investiu R$ 200 milhões no centro de manutenção em São Carlos, interior de São Paulo.
O diretor de manutenção da Gol Linhas Aéreas, Alberto Castro Correnti, revela que a companhia quer fazer a manutenção para outras empresas aéreas que operem aviões da Boeing, modelos 737 e 767. "Nossa intenção é obter a homologação internacional", diz Correnti. Com esse documento, a Gol poderá oferecer reparos em aviões com matrícula estrangeira.
A TAM está criando uma espécie de condomínio tecnológico em São Carlos. A empresa já atraiu dois fornecedores para o local e tem 22 lotes, de 18 mil metros quadrados cada, para abrigar empresas. Segundo Amparo, elas não precisam ser necessariamente fornecedoras da TAM, mas têm de atuar no segmento aéreo.
A Goodrich Corporation, fornecedora de sistemas e serviços para os mercados aeroespacial, de segurança nacional e de defesa, e a Bella Air, especializada em higienização de capas dos assentos, são as duas fornecedores da TAM que já estão em São Carlos.
A Gol também quer estimular a criação de um polo similar em Confins (MG). A empresa inaugurou sua unidade de manutenção em outubro de 2006, após investimento de R$ 30,5 milhões. Outros R$ 60,5 milhões foram aplicados por lá. Desde então, a companhia só faz a manutenção de suas próprias aeronaves, 108 no total.
"Em parceria com o governo de Minas Gerais, estamos buscando desenvolver um polo industrial", afirma Correnti.
Fonte: Valor Econômico

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

AVIAÇÃO + PROFISSIONAL DO FUTURO + VOCAÇÃO/PAIXÃO + MOTIVAÇÃO = O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO???

- Você viu a reportagem que diz ser o mecânico aeronáutico um dos profissionais do futuro?????
- Você está com dúvidas sobre qual carreira profissional iniciar, ou até mesmo, qual novo caminho profissional começar (o meu caso)?????
- Você gosta da Aviação?????
Bom, caso a primeira resposta seja "NÃO", você poderá ler tal matéria logo abaixo, clicando em "MAIS INFORMAÇÕES".
A segunda pergunta é subjetiva. Cada um tem a sua.
Porém, a terceira precisa de um esclarecimento. - Não basta "gostar" da Aviação. Tem que amá-la.
Explico.
A aviação necessita de pessoas com 3 grandes características:
- dedicação
- responsabilidade
- disciplina
E pode ter certeza que aqueles que apenas "gostam" da Aviação, não prosperarão em carreira alguma, pois é preciso se apaixonar cegamente por ela.
O momento atual para se entrar numa carreira profissional da aviação é muito boa, principalmente na manutenção aeronáutica, uma das mais belas e importantes profissões da sociedade, mas se você não tiver TODAS as características citadas acima, nem tente.
Ahhhh, e tem mais!!!
Se pensares em ganhar muito dinheiro, e rápido, com essa carreira,esqueça!!!!!
Isso mesmo!
Você vai ser cobrado;
Vai ter uma enorme responsabilidade;
Vai ter que seguir rígidas normas;
Não vai ficar rico, etc etc
MAS serás feliz!!!!! E isso só se explicará se tiveres paixão pela aviação. Não bastará apenas "gostar", você terá que amar cegamente.

Vejam o vídeo abaixo onde exaltamos o ato de "Voar". Percebam que, realmente o ato de "Voar” é como “Sonhar", algo sensacional, onde apenas degustamos o momento. "Fazer Voar” é propiciar o sonho. Contudo, para realizarmos/propiciarmos algo, "nunca devemos parar de sonhar".
Durante o voo, apenas degustamos o momento; mas ao trabalharmos para fazer voar, participamos desse momento.
"Voar é mais fácil que fazer voar"

Grande abraço a todos,
Heinz Burda Filho
Para aqueles que quiserem ler a reportagem sobre o profissional do futuro, clique em MAIS INFORMAÇÕES logo abaixo.