domingo, 31 de julho de 2011

Agradecimentos...


Enfim, formado em Aviônicos e em Célula (faltando as bancas).
Foram dois anos de muito estudo, de muitas dúvidas (quanto a carreira), de muitas adequações, mas principalmente, de muito aprendizado sobre o que é realmente a aviação.
Agradeço aqui, primeiramente, a um cidadão que é extremamente apaixonado pela aviação. Um cara 100% motivação. Uma pessoa que não desiste de seus objetivos. Falo do Coordenador do curso no SENAI, o Sr. José Valcir de Souza.
 Lembro-me do primeiro dia de aula, uma palestra inaugural, onde ele iria dar as boas vindas aos primeiros alunos do curso. E lá, estava no "slide" da sua apresentação a frase que me conquistou: "Voar é mais fácil que fazer voar". Uma alusão a importância de todos que fazem com que uma aeronave voe com 100% de "safety and security".
Alguns acham que tal frase se remete somente ao trabalho do mecânico. Ledo engano. Desde o responsável lá na administração da qualidade da empresa, do controlador técnico da manutenção, dos comissários (em linhas aéreas), do piloto e, claro, até os mecânicos; todos "Fazem Voar". E isso caríssimos leitores, é muito mais difícil que o ato de "Voar". 
Para voar precisamos apenas de quatro forças, certo? (sei que na verdade é o dinheiro que faz voar mesmo, mas fiquemos na teoria). São elas: Empuxo, Arrasto, Peso e Sustentação; e para propiciar uma conjunção eficaz dessas quatro forças é que é o mais difícil. E isso, todos citados anteriormente possuem um papel importante.
Bom, foi essa frase, em seu sentido amplo, que me fez despertar para a aviação. E ela estampa meu blog desde o início.
Voltando aos agradecimentos, não posso deixar de reiterar agradecimentos já realizados aqui no blog (clique aqui e releia) ao corpo docente dessa instituição. Professores-instrutores que mesmo com diversas dificuldades provenientes de um curso em faze de criação ainda, fizeram de tudo para passar o melhor para seus alunos. Cito novamente aqui alguns:

Prof. Gustavo (mais de 30 anos de aviação, chegando a trabalhar com as aeronaves que transportam o Presidente da República);
Prof. Queiroga (quase 30 anos de aviação, entre asas rotativas e asas fixas);
Prof. Rogério Bittencourt "Cegonha" (cara, esse maluco tem uma baita experiência na aviação civil. Electra, Europa, Africa, B727, etc);
Prof. Flávio (militar especialista aeronáutica e formado em direito. O cara manja MUITO de direito aeronáutico);
- e mais... Prof. Rogério da BAFL, Prof. George, Prof. Christian,...
não vou conseguir citar todos........ sem contar o corpo docente do curso de pilotos..... também do mesmo nível, sensacional.
Prof. Dr. Flávio e Heinz
Aproveito também para agradecer a um companheiro de classe e um exemplo a ser seguido por muitos:
- Sr. Alberto Castilhos (foto ao lado), aposentado pelo Exército Brasileiro, nos altos de seus "quase sessenta anos", frequentou o curso como se fosse um "menino". Empolgado, motivador e com uma grande qualidade, a iniciativa de compartilhar seu conhecimento e sua experiência para com todos, sempre de modo humilde e paciente.

Abro espaço aqui também para agradecer professores de outra instituição de ensino a qual cursei a especialidade de Célula na Aero TD, escola com 14 anos no mercado. Professores Francisco, Ricardo e Sizani são exemplos de dedicação e humildade na arte de instruir.


Finalizando, gostaria de agradecer outros grandes motivadores. Esses, porém, são amigos virtuais. Profissionais da aviação que na minha singela opinião, TODOS os iniciantes na aviação deveriam acessar seus espaços virtuais semanalmente. São eles:
- Prof. Fernandes, do blog AeroBrasil;
- Prof. Lito, do site Aviões & Músicas;
- Prof. Jonas, do blog Cultura Aeronáutica;
- Prof. Marcos Ramon, do site Heliways; e
- Prof. Generoso, do blog Galera da Manuta.

Bom, só tenho a agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para minha formação, em Aviônicos e em Célula.
Um muito obrigado mesmo.
Que venha a banca.
Heinz Schuchardt Burda Filho                            *** Leia e/ou faça um comentário clicando AQUI

5 comentários:

JonathanCareca disse...

Chegamos ao fim do primeiro desafio, bom pelo menos para a maioria já que alguns(como você, o Luan e o Chris findaram outras bancas, o que da uma ponta de boa-inveja misturada com orgulho - tu sabes né), agora é que vem o real desafio e pessoas como as que tu bem lembrou Heinz, são exemplos do mais alto gabarito a serem seguidos.
Tu também é um deles cara e ainda coloco o Luan tarado por aviação e o Lange que me lembrou muito nas palavras usadas ao sr.Castilho, e enfim, Marcos, Thiago,Dnny, Hugo... nossa são muitos exemplos de doação e dedicação nas 1ª turmas né não?! ^^ e ainda vem mais nas que nos seguem cara pode botar fé!

Bom. Foi uma honra sem tamanho cara... Valeu Valcir por realizar o seu e o nosso sonho, e Obrigado SENAI por acreditar nesses loucos.

Unknown disse...

Belas palavras Weiss.
Foram ótimos momentos com ótimas companheiros.
Foi um grande prazer estudar contigo e, com certeza, nos encontraremos por esse mundão da aviação.
Grande abraço e sucesso,
Heinz

goldflywind disse...

Vou usar uma palavra para tentar chegar perto da magnitude do momento "sui generis"vivenciado pela primeira turma de MMA.SENSIBILIDADE.Ou seja o emprego da palavra no sentido de capacidade de sentir ou perceber.Assim como temos capacidade para ver,ouvir e sentir frio ou dor.Temos também para achar coisas belas.Me refiro dentro da palavra sensibilidade a VISÃO ENCANTADORA que é a aviação.
Tenho a certeza que muitos além da qualidade requerida por um excelente MMA buscaram algo a mais.O encanto,o clamour que é a arte de voar e de fazer voar.Que os sonhos agora reais de todos amigos ganhem asas.Heinz,Luan,lange,marcus o Thiago e tantos outros.Minha torcida para seus sucessos.E lembrem que aviação é carismática e é para humanos especiais.abraço do véio Castilhos

Unknown disse...

Esse é o Dr. Dexter, grandioso sempre.
Grande abraço mestre Castilhos,
Heinz

José Fernandes disse...

Grande Heinz !!!!!!!!!

Meus parabéns por ter atingido mais um degrau nessa longa jornada que é a profissão de mecânico de aeronaves e por estar entrando no cenário da aviação civil brasileira. Sua dedicação também deve ser exemplo para aqueles que iniciam os cursos de formação nas mais diversas escolas deste país. Continue sempre com essa "curiosidade" do saber, pois isso proporciona seu crescimento profissional.Vejo um futuro muito promissor para você e tenho a certeza que a aviação brasileira ainda ouvirá falar muito bem sobre você e seu trabalho.
Aproveito para parabenizar a todos os seus colegas de turma e aos profissionais que te ajudaram nessa caminhada.
Viva a aviação !!!!!!!!!