segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA NA MANUTENÇÃO AERONÁUTICA

Caros leitores, depois de ler o artigo na revista da TAM (postagem anterior sobre fatores humanos na manutenção - clique aqui), percebi que era preciso estudar um pouco sobre os diversos manuais, publicações e documentos que compõem  uma Documentação Técnica.
Sabemos que os mecânicos aeronáuticos devem conviver "muito bem" com diversos manuais publicados pelo fabricante da aeronave para que a operação e a manutenção seja feita de modo correto e seguro. Além disso, é importante salientar que tais documentos devem estar devidamente atualizados com as últimas divulgações feitas pelo fabricante.
Os manuais devem proporcionar ao operador da aeronave um conhecimento amplo sobre os seguintes pontos: operação; manutenção; reposição de peças; e a ciência de novas modificações e/ou alterações ocorridas na aeronave.
Tais publicações podem ser apresentadas de várias formas (dependendo do fabricante), mas normalmente seguem o seguinte diagrama:
(clique para ampliar)
Percebe-se que os "documentos da manutenção" principais são divididos em 5 grupos:
- Manuais de Operação: descreve a operação da aeronave com segurança, respeitando suas limitações e procedimentos normais e de emergência.
- Manuais de Manutenção: garante o emprego, a segurança e a disponibilidade para o voo. Ex: Manual de Esquemas Elétricos etc.
- Manuais de Aprovisionamento e Identificação: identificação de peças, sistemas e ferramentas especiais e um guia de acondicionamento delas.
- Manuais Informativos (Especial): comunicar informações referentes à segurança, falhas, desgastes e modificações.
- Manuais de Instrução: formar e reciclar técnicos assegurando a operação e a manutenção adequada. *** Normalmente não possuem caráter oficial no programa da aeronave.

Bom, espero que os leitores que ainda estão nos estudos (assim como eu) tenham tido uma certa noção do que encontrarão pela frente quando estiverem trabalhando numa empresa de manutenção correta. Documentação técnica é algo muito sério na aviação.

*** Leia a postagem sobre "ATA 100"

FATORES HUMANOS NA MANUTENÇÃO

Pessoal, li esse artigo num saite da TAM que trata do "Flight Safety" e achei interessante trazer aqui para o blog. Boa leitura...
O treinamento dos técnicos de manutenção se centra não apenas nos sistemas das aeronaves, mas também nos processos de consulta e interpretação das publicações técnicas. 
(clique em MAIS INFORMAÇÕES  para realizar a leitura do artigo)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mudança nos pólos obriga aeroportos a redesenhar números de pista

Não pense nisso como um sinal do apocalipse, mas o pólo magnético norte da Terra mudou o suficiente para que o Aeroporto Internacional de Tampa (foto), na Flórida, EUA, tenha que redesenhar os números em suas pistas.
A pista principal do aeroporto ficou fechada até 13 de janeiro para mudar as designações numéricas de cada extremidade, bem como a sinalização nas vias de circulação para a pista. Duas outras pistas serão fechadas no final deste mês para uma mudança de sinalização similar.
A pista era designada 18R/36L, o que indica o seu alinhamento de 180 graus de distância do norte e 360 graus de distância do sul. Agora, os números... (clique em mais informações para continuar lendo)

QANTAS VOO QF32 - Entrevista com o Cap David Evans - LIÇÕES A SEREM APRENDIDAS

Pessoal, todos se lembram do acidente ocorrido em novembro passado com o A380 da Qantas (voo QF-32), quando aconteceu uma "explosão" não contida num dos motores  e, mesmo diante de inúmeras falhas de sistemas, a tripulação posou o avião com segurança.
Pois bem, posto aqui no blog UMA EXCELENTE ENTREVISTA do Comte Checador que fazia parte da tripulação. O texto está em inglês, com uma tradução "em verde" logo abaixo de cada parágrafo.
É sensacional a riqueza de detalhes explanada pelo aviador.
Mesmo sendo longa a leitura, é muito proveitosa. Aproveitem e um grande abraço.
(clique em mais informações para ler a entrevista)

Boeing inventa sistema para detectar turbulência invisível


Quem já experimentou turbulência a bordo de um avião sabe o quanto essa experiência é inesquecível - infelizmente, em um sentido muito traumático.
O que poucos sabem é que as turbulências não acontecem somente em meio a tempestades e nem mesmo são restritas a "condições atmosféricas adversas".
Um dos maiores problemas da aviação são justamente as... (clique em MAIS INFORMAÇÕES para continuar lendo)

O INGLÊS NA MANUTENÇÃO

  Inglês é a lingua internacional da aviação - e portanto a língua mais frequente usada em documentos de manutenção e técnicos - mas frequentemente ela não é a lingua nativa da pessoa de manutenção que usa estes documentos.
Obs: não esqueça de ir em utilidades (coluna direita no blog) e acessar a ferramentas disponíveis no tocante à língua inglesa.
  Como resultado, instruções técnicas complexas podem ser mal compreendida, especialmente... (clique em MAIS INFORMAÇÕES para continuar lendo)

domingo, 23 de janeiro de 2011

Empresas brasileiras são as últimas em ranking mundial de segurança aérea

Lista é feita por um órgão conceituado no setor, cuja sede é em Hamburgo, ALE.

Em 2010, morreram mais pessoas em acidentes aéreos do que no ano anterior: foram 829 mortes contra as 766 registradas em 2009. No entanto, nenhum desses casos envolveu alguma das 60 maiores companhias aéreas do mundo.
Todos os anos, os dados são compilados e publicados pelo Jet Airliner Crash Data Evaluation Center, Jacdec, órgão com base em Hamburgo, Alemanha, que reúne informações relacionadas à segurança do setor. O ranking, obtido pela Deutsche Welle, considera o número de passageiros transportados por quilômetro, analisa os últimos 30 anos da aviação civil.
De baixo para cima
A brasileira TAM aparece em... (clique em MAIS INFORMAÇÕES para continuar lendo)

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ISSO É VOAR HELICÓPTERO RC

(vídeo indicado pelo amigo Luan)

TRABALHO EM EQUIPE NO BLOG É MUITO MELHOR

Pessoal, sabemos que o trabalho em equipe propicia um rendimento muito melhor que o trabalho individual, principalmente na aviação, onde a segurança é um dos principais objetivos.
Pois bem, possuo alguns planos para o blog e como o tempo fica sempre menor, fiz um convite a um amigo para me ajudar com as postagens e a estruturação do blog. Ele aceitou e só tenho a agradecer a sua disposição. 
O Sr. Castilhos, vulgo Dr. Dexter, é um cara sensacional com uma baita experiência na aviação e, o principal, com uma imensa pro-atividade junto aos mais jovens.
Obrigado pelo auxílio e confesso que já estou ansioso para sua primeira postagem (que pressão, né... rsrsrs).
Abraço a todos.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Sistema Legal da Aviação Civil Brasileira


CBAer, RBHA, RBAC, IAC, IS, DA e BS.

Sabemos que nossa legislação aeronáutica é quase que totalmente baseada na legislação aeronáutica dos Estados Unidos e vinculada a Tratados Internacionais em que o Brasil é signatário. E também que a  estrutura de normas empregada pela ANAC é bastante parecida com a empregada pelo FAA nos EUA.
Quanto ao nosso ordenamento jurídico do setor aéreo, ouvimos e lemos diversas siglas, termos e acrônimos de documentos que tratam de normas e leis do mundo da aviação. Para iniciarmos o entendimento do Sistema Legal...(clique em MAIS INFORMAÇÕES para continuar lendo)

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

OLHA O BRINQUEDINHO DO CARA...

MAIS ESPAÇOS PARA AERONAVES NO AEROPORTO DE FLORIANÓPOLIS. (e a segurança????)

(clique para ampliar)

O Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz (SC) passou a contar, no último dia 8/1, com uma nova área para estacionamento de aeronaves. De acordo com a decisão 173 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), válida até março de 2011, o aeroporto está autorizado a utilizar os últimos 600 metros da pista 03/21 para criar mais nove posições de estacionamento de aeronaves do porte até do Boeing 737-800.
Essa decisão irá permitir o atendimento da demanda de voos charter na temporada 2010/2011, possibilitando ainda um melhor atendimento à aviação geral e executiva. Vale destacar que a utilização da pista como estacionamento de aeronaves não prejudicará os pousos e decolagens, uma vez que a pista principal (14/32) vai continuar operando normalmente.
Adequações
Para utilizar a pista como estacionamento de aeronaves, a Infraero já programa uma série de adequações no local, como pintura da sinalização horizontal e instalação de balizamento luminoso de área de estacionamento. "Além disso, nossos fiscais de pátio já estão sendo treinados para atuar nessa área específica", garantiu o Superintendente do Aeroporto Internacional de Florianópolis, Antonio Filipe Bergmann Barcellos.
A necessidade de utilização da pista como pátio de aeronaves surgiu devido à grande quantidade de voos charters programados durante a temporada 2010/2011, apresentando um crescimento de 82,49% em relação ao mesmo período do ano passado.
Fonte: INFRAERO

Nota do blogueiro: e a segurança? até onde vai esse rol de atitudes, tanto da ANAC quanto da INFRAERO, em "tapar o sol com a peneira". Quer dizer que agora iremos utilizar "pistas" como estacionamentos???????
O que vocês acham????

domingo, 9 de janeiro de 2011

Para EUA, Varig ficou à mercê de conveniências políticas, revela WikiLeaks

SÃO PAULO - Concentrado em ajustar gastos e impulsionar os investimentos nos programas sociais, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva não "pensava nem desejava" montar um plano de salvamento para a Varig, que no final de 2004 ainda era a maior companhia aérea do país, mas já apresentava sérios problemas que ameaçavam sua sobrevivência. Apostava-se então no governo, numa solução de mercado. No ano seguinte, 2005, quando a situação só piorava, o governo tentou ajudar, apoiando uma saída pela iniciativa privada. Mas quando ficou claro o risco real de quebra da empresa, que colocaria na rua seus 20 mil empregados, a ficha caiu.
Pressionado pelos credores da Varig, entre eles Petrobras e Infraero, o governo decidiu intervir. Mas com a eclosão do escândalo do mensalão, no primeiro semestre de 2005, e a proximidade do ano eleitoral de 2006, as ações relacionadas à Varig passaram a ser tomadas ao sabor das conveniências políticas, selando o destino de uma empresa que durante anos foi um dos ícones do país no mundo.
A agonia da Varig foi acompanhada de perto pelos diplomatas americanos, que criticaram a indecisão do governo, segundo uma série de 13 telegramas da Embaixada dos EUA enviados ao Departamento de Estado americano e divulgados ao GLOBO pelo site WikiLeaks. A correspondência foi trocada entre 2004 e 2006, auge da crise da Varig e do escândalo do mensalão. Numa dessas correspondências, o ministro conselheiro da Embaixada dos EUA em Brasília, Phillip Chicola, descreve detalhadamente as situações de Varig e Vasp - que pararia de voar no início do ano seguinte - e diz que apesar dos rumores de que sairiam em socorro da empresa, as autoridades nada faziam.
A explicação "retórica" dada por "uma fonte do Planalto" é citada: "porque um governo dirigido por um presidente de partido trabalhista deveria subsidiar uma empresa mal administrada que serve à elite (os pobres não tem dinheiro suficiente para voar) enquanto não subsidia outros meios de transporte mais usados pelos trabalhadores (ônibus e metrô)".
Escolha de ex-genro de FHC "teria precipitado fim"
O ex-vice presidente José Alencar, então Ministro da Defesa, é citado por ter definido a situação da empresa como um "horror". Num telegrama classificado como "confidencial", de junho de 2005, o embaixador dos EUA no Brasil, John Danilovich, descreve as tentativas que vinham sendo feitas para equalizar as dificuldades da Varig.
"Enquanto o vice-presidente José Alencar, a principal autoridade tratando do caso Varig, hesita entre socorrer a companhia e deixar que 'o mercado resolva a situação', a escolha dos novos diretores da empresa pode ter precipitado seu fim, no seu resgate", adverte Danilovich, referindo-se à nomeação de Davi Zylbertajn, para presidir o conselho de administração da companhia, que além de ex-genro do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso seria muito próximo ao PSDB.
Nessa fase, em que a Fundação Rubem Bertta se afastou da direção da empresa e contratou profissionais da iniciativa privada, como Henrique Neves (ex-Telemar) e Omar Carneiro da Cunha (Ex-executivo-chefe da Shell no país), o governo Lula, segundo os telegramas, concordara em pagar US$ 1 bilhão à Varig para encerrar o processo que a empresa movia na Justiça contra o governo.
"Lula pode ter determinado a seu pessoal que trabalhe no resgate da empresa, mas diante de todos os problemas e interesses será uma tarefa espinhosa, especialmente com as preocupações crescentes das principais autoridades do governo com o escândalo de corrupção em curso", escreveu o embaixador, no final do telegrama.
Governo acusado de manter processo encalhado
Numa correspondência de outubro daquele ano, Danilovich mostra-se surpreso com o recuo do governo, que decidiu não mais liberar US$ 1 bilhão da sua dívida com a Varig, que antes fora apresentada como "essencial à sobrevivência da empresa". Na missiva, o diplomata indaga: "Governo brasileiro intervém na Varig: muito pouco, tarde demais?", ou "Morte lenta ou sopro da morte?".
Danilovich conta que o polêmico fundo americano Matlin Patterson, que havia apresentado uma proposta de comprar a VariLog por US$ 130 milhões, vinha sendo chamado de "abutre" pela imprensa local. E cita a observação de um "contato" da embaixada. "É irônico que o Matlin Patterson seja considerado abutre quando o BNDES oferece somente US$ 103 milhões para a compra, além da VariLog, a VEM (a empresa de engenharia e manutenção da Varig) e pelo Smiles (programa de milhagem)".
Às véspera da reeleição de Lula, em 2006, quando a Justiça do Rio protelava decisões sobre o leilão, e as operações da Varig, então protegida pela Lei de Falências, entrava em colapso e o governo mais confundia do que ajudava a resolver o imbróglio, um oficial da embaixada fecha uma longa descrição do quadro. Antes, Philip Chicola, diplomata que assina o documento, diz que o juiz Luiz Roberto Ayoub, da Primeira Vara Empresarial do Rio, que cuidava do caso, estava "matando a Varig com gentileza". Para concluir: "Está incrivelmente claro que as pressões do governo neste ano de eleição são a única coisa capaz de manter este processo 'encalhado'".

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO TÉCNICO DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA DO SENAI/SC - COM BOLSA DA ANAC

Pessoal, para aqueles que quiserem passar 2 anos morando na Grande Florianópolis e estudando num dos melhores cursos de manutenção do país, recomendo agilizar o empenho e entrar em contato com o SENAI São José/SC para realizar inscrição ao processo seletivo para os cursos de mecânico aeronáutico nas especialidades de GMP, Célula e Aviônicos. Vale lembrar que os alunos aprovados terão 75% de bolsa da ANAC durante todo o curso. Como não tenho o valor exato da mensalidade para essa nova turma, só posso dizer que o investimento girará por volta de R$ 70,00 por mês.
Inscrições até dia 21/01
Prova de seleção no dia 24/01
Informações pelo site www.conhecimentoamais.com.br ou pelo telefone 0800 48 1212 ou (48) 3357-1750

Para mais informações sobre o curso em questão, pesquise no blog ou entre em contato através do campo abaixo desse post "PARTICIPAÇÕES (Comente aqui)".

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Brasil registra menor n° de mortos em acidentes aéreos em 5 anos

O ano de 2010 registrou o menor número de vítimas fatais em acidentes aéreos no Brasil em cinco anos, de acordo com dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica, atualizados até terça-feira. Conforme o levantamento, foram 37 mortos no ano passado, 61 em 2009; 55 em 2008; 272 em 2007; 210 em 2006; e 36 em 2005. Ainda segundo o Cenipa, o total de vítimas fatais de 2000 a 2004 ficou entre 63 e 80 por ano.
Apesar da redução no número de mortos no ano passado, o total de acidentes fatais apresentou ligeiro aumento no mesmo período. Em 2010, foram 20 acidentes com mortos, contra 17 em 2009 e 24 em 2008. Segundo o centro da Aeronáutica, 2007 foi o ano com mais acidentes fatais da década, com 33 registros.
Assim como o total de mortos, o número de acidentes registrados também apresentou redução, de acordo com o relatório. Em 2010, foram 102 acidentes (contabilizando aviões e helicópteros), contra 111 em 2009; 109 em 2008; e 102 em 2007. De 2000 a 2006, apontou o Cenipa, o total de registros ficou entre 57 e 68 por ano.
Em comparação com os últimos três anos, também caiu o total de acidentes com aviões no País. Em 2010, foram 83 registros, contra 93 em 2009 e 2008, e 84 em 2007. De 2000 a 2006, o total de acidentes com aviões ficou entre 44 e 59 por ano.
Os anos de 2006 e 2007 têm elevados números de vítimas fatais devido a duas tragédias da aviação brasileira: a queda do Boeing 737-800 da Gol, após choque com um jato Legacy, em 29 de setembro de 2006, que deixou 154 mortos; e o acidente com um Airbus A320 da TAM, que saiu da pista do Aeroporto de Congonhas, bateu contra o prédio da empresa de cargas TAM Express e explodiu, matando 199 pessoas, em 17 de julho de 2007.
Fonte: Portal Terra (notícia indicada pelo amigo Castilhos)