segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Juro que não entendi!!!!! A Aviação precisa de mais estrutura, e não menos!!!!

Nova estrutura organizacional da ANAC 

Com o objetivo de aumentar a eficiência, eficácia e efetividade do cumprimento de suas funções institucionais e, ao mesmo tempo, reduzir custos administrativos sem comprometer a qualidade do trabalho, ANAC está reorganizando sua atuação nas regiões fora dos Estados de Rio de Janeiro e São Paulo e do Distrito Federal.

Portaria publicada nessa sexta-feira, 18/02/2011, cria Escritórios de Aviação Civil (EAC) nas cidades de Belo Horizonte (MG), Macaé (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Salvador (BA). Os novos Escritórios realizarão trabalhos essenciais junto aos regulados nessas regiões e contarão com efetivo adequado às necessidades locais, dispensando o suporte da área administrativa.

Paralelamente, a portaria extingue as Unidades Regionais de Recife e de Porto Alegre, os Postos de Serviço e o Escritório de Aviação Civil de Curitiba. As Unidades Regionais terão até 60 (sessenta) dias para encerrar seus expedientes externos e os Postos de Serviço, por sua vez, até 30 (trinta) dias. Todas as unidades terão ainda até 180 (cento e oitenta) dias para a efetivação dos procedimentos internos necessários à completa desativação. (fonte: ANAC)

*** Isso quer dizer que alunos de qualquer curso e que precisem realizar uma banca, terão que se deslocar a uma das cidades mencionadas para fazerem suas provas. Cidades como Florianópolis e Londrina perderam seus postos e Curitiba não terá mais um Escritório de Aviação. Na região sul, só Porto Alegre poderá receber os alunos para realização das bancas.
*** Para quem quiser conferir a portaria da ANCA com a "desorganização", acesse AQUI

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A importância do Inglês na Aviação

Pessoal, hoje o SENAI iniciou o curso de Inglês Técnico para a Aviação que está sendo ministrado principalmente para os alunos do curso de manutenção aeronáutica da instituição e também para o público de outras áreas do setor aeronáutico. 
Deixo aqui um vídeo que atenta para a importância da língua inglesa nessa área. Acho que todos já sabem de tal importância, mas não custa nada reforçar o aviso de que é PRIMORDIAL o estudo desse idioma.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Entendendo o Piloto Automático (by Contato Radar)


Fonte: Contato Radar (Por: Eng. Rodrigo Bertoli Rocha)

O piloto automático é hoje em dia o principal automatismo presente em aeronaves comerciais. Desde as formas mais simples até as formas atuais, mais elaboradas, o P.A. (também assim denominado) reduz consideravelmente a carga de trabalho do piloto, possibilitando ao mesmo se concentrar em outros ítens igualmente importantes do vôo. *** clique em MAIS INFORMAÇÕES para continuar lendo***

Jumbos no Brasil: A longa e feliz carreira dos Boeing 747 na Varig (Blog Cultura Aeronáutica)


Pessoal, acessem essa matéria espetacular postada pelo Prof Jonas do blog Cultura Aeronáutica. Aliás, quem ainda não "favoritou" esse blog no computador, faça isso, pois as postagens são sensacionais.
Para acessar o post sobre os 747's da Varig, clique no título dessa postagem ou AQUI.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Boeing apresenta novo 747-8 Intercontinental

A Boeing apresentou ontem (domingo, dia 13), na fábrica de Everett, nos Estados Unidos, o mais novo produto: o 747-8 Intercontinental, cuja tecnologia promove economia em vários itens e que pode transportar entre 400 e 500 passageiros. O novo avião foi visto por cerca de dez mil pessoas.
“O 747-8 Intercontinental tem o menor custo assento por milha de qualquer avião comercial de grande porte, com custos 12% menor do que o antecessor, o 747-400. O avião oferece economia de 16% no combustível, e as emissões de carbono 16% menores por passageiro. O novo jato tem uma nova arquitetura, dando aos passageiros uma maior sensação de espaço e conforto”, explica a Boeing por meio de um comunicado.

Nico Buchholz, vice-presidente executivo de gerenciamento da frota do grupo Lufthansa, afirmou que o 747-8 Intercontinental será um grande complemento na nossa frota, servindo perfeitamente na categoria de 400 assentos, aumentando ainda mais a eco-eficiência de nossa frota. Como clientes lançadores, aguardamos ansiosamente para dar as boas-vindas a essa nova aeronave em nossa frota, no ano que vem, pois ela só faz acrescentar aos nossos atuais esforços ambientais e de modernização da frota.”

Segundo nota divulgada pela Boeing, a Korean Air e clientes VIP juntaram-se ao cliente lançador, Lufthansa, encomendando um total de trinta e três (33) 747-8 Intercontinentais. A primeira entrega está programada para o quarto trimestre do ano.
Ainda segundo a Boeing, o 747-8 emprega características dos interiores projetados para o 787 Dreamliner, o que inclui uma arquitetura mais curva, que dá aos passageiros uma sensação maior de conforto e espaço, além de permitir mais espaço para malas de mão. 
Uma curiosidade a respeito da aeronave mostrada neste domingo é que sua pintura, em vermelho e laranja que lembram o nascer do sol, foge do padrão azul da Boeing. A nova paleta de cores é uma homenagem a muitos clientes importantes da Boeing, cujas culturas reconhecem essas cores como símbolos de prosperidade e boa sorte(Fonte: Panrotas)
*** Abaixo, o vídeo da apresentação e um vídeo do interior em uma das possíveis configurações dessa aeronave espetacular.





terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Diferença entre INCIDENTE e ACIDENTE AERONÁUTICO (NSCA-3-1)

Imagino que muitos já saibam tal diferença, mas não custa nada relembrar e certificar-se através de uma norma do setor, quais o reais fatores que influenciam uma ocorrência para torná-la um "incidente" ou um "acidente" aeronáutico. A norma a qual me refiro é a NSCA-3-1 (baixe aqui) do SIPAER - Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos; órgão que integra a infra-estrutura aeronáutica, conforme o disposto no artigo 25 da Lei no 7.565, de 19 de dezembro de 1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica - CBA).
Bom, nessa norma, há a padronização de diversos conceitos importantes para o meio aeronáutico com o intuito de criar uma uniformidade nos termos técnicos utilizados pelo SIPAER.
Aconselho a todos a leitura dessa norma e de outras relativas ao SIPAER (clique aqui). 
Para ler a diferença entre INCIDENTE e ACIDENTE aeronáutico, clique em MAIS INFORMAÇÕES.

ANAC COM NOVO SITE/PORTAL

Pessoal, o site da Anac sempre foi um DESAFIO (dos grandes) para que o seu visitante encontrasse de forma rápida a informação que queria. Pois bem, agora melhorou (um pouco). Acesse o novo Portal da Anac e veja você mesmo. (clique aqui)

domingo, 13 de fevereiro de 2011

RADARES, SEUS SISTEMAS E SUA EVOLUÇÃO - 2nd post

Continuando... (para ler o primeiro post sobre o tema, clique aqui). Lembrando que esse post é mais uma colaboração do nobre amigo Castilhos.


Sistemas de Radar.

Olá a todos. Continuando o propósito de esclarecer um pouco sobre o RADAR e seus sistemas. Neste post vamos saber um pouco sobre definições e objetivos de RADAR PRIMÁRIO e SECUNDÁRIO. (clique em MAIS INFORMAÇÕES para continuar lendo)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Unidade de manutenção de aeronaves da TAM completa 10 anos

Mais de 1,4 mil aviões passaram pelas oficinas da companhia em uma década.

São Paulo, fevereiro de 2011 – A TAM Linhas Aéreas celebrou ontem, em São Carlos (interior de São Paulo), uma década de existência do seu centro de manutenção, conhecido como MRO (Maintenance, Repair and Overhaul). Desde 2001, a unidade reparou mais de 1,4 mil aeronaves de sua própria frota e de terceiros (companhias nacionais e internacionais) e o número de clientes vem crescendo ano a ano.

Em dezembro, o Centro Tecnológico da TAM realizou, pela primeira vez, a manutenção simultânea em cinco aviões de terceiros. Só no ano passado,o MRO aumentou em 7% o atendimento a aeronaves e realizou 131 checks, com um total de 436.016 horas de trabalho, o que representa 16% a mais do que em 2009. Também em 2010, foram realizados 97.763 reparos de componentes em 20 diferentes oficinas.

“Esta é uma unidade de negócios fundamental, que cada vez mais amplia sua rentabilidade. Hoje, damos parabéns a toda a nossa equipe em São Carlos. A eficiência da frota da TAM e o crescente número de aeronaves de outros clientes atestam a qualidade desse pólo, transformado em centro de excelência do setor aéreo em tão pouco tempo”, afirma Líbano Barroso. “Colhemos em São Carlos os frutos de mais um sonho do Comandante Rolim e de seu irmão, João Amaro”.

Os fundadores da TAM tiveram a ideia de investir no local, uma fazenda que abrigava a antiga fábrica da CBT (Companhia Brasileira de Tratores), em São Carlos, porque vislumbraram a oportunidade de aprimorar as instalações já existentes (como a pista de pouso e decolagem) para concentrar as atividades de manutenção das aeronaves da frota da companhia e ainda prestar serviços para terceiros.

“Segurança é prioridade para a TAM, e o MRO tem papel fundamental nesse aspecto. Todas as certificações que conquistamos foram consequência de muito trabalho e são capítulos de uma história de sucesso que ainda está só no começo”, afirma Ruy Amparo, vice-presidente de Operações e Manutenção da companhia aérea.

Atualmente, a unidade conta com 1.140 funcionários, entre diretos e indiretos, além de cerca de outros 325 funcionários de empresas de serviços auxiliares, como limpeza, conservação e segurança. Instalado em área própria de 4,6 milhões de metros quadrados no Município de São Carlos, o MRO da TAM está certificado pelas mais importantes autoridades aeronáuticas do mundo, como a Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC (Brasil), a Federal Aviation Administration - FAA (Estados Unidos), a European Aviation Safety Agency - EASA (Europa), a Transport Canada Civil Aviation – TCCA (Canadá), a Dirección General de Aeronáutica Civil - DGAC (Chile) e também por autoridades de diversos outros países da América do Sul.

Assim, o Centro Tecnológico está autorizado a realizar manutenção em aeronaves Airbus (A318 / A319 / A320 / A321 / A330), Boeing (767), Fokker (Fokker100) e ATR (ATR-42). Também está certificado por diversas autoridades aeronáuticas para realizar serviços especiais, como inspeções não destrutivas, galvanoplastia, reparos em materiais compostos, pintura e pesagem de aeronaves, entre outros. Possui ainda a certificação DIRMAB para realizar os checks do Avião Presidencial, modelo Airbus ACJ (Airbus Corporate Jetliner). Além disso, está homologado para realizar a revisão de mais de 5 mil componentes aeronáuticos.

Desde janeiro de 2007, a companhia possui a certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), o mais completo e aceito atestado internacional em segurança operacional. A auditoria IOSA engloba mais de 950 requisitos em diversas áreas operacionais de uma empresa aérea. No início de 2010, a TAM Linhas Aéreas e a TAM Airlines, com sede em Assunção, no Paraguai, obtiveram o registro de renovação IOSA até janeiro de 2012.

Oficinas – Além dos hangares para manutenção, o Centro Tecnológico da TAM abriga oficinas para revisão de componentes aeronáuticos, que abrangem desde computadores de navegação até trens de pouso.

A TAM instalou em São Carlos, no final de 2002, o primeiro centro computadorizado (ATEC série 6) da América Latina para testes e reparos de componentes e sistemas eletrônicos de aeronaves Airbus e Boeing. Um segundo ATEC série 6 foi incorporado em 2009 para acompanhar o crescimento da frota da TAM e aumentar a capacidade de prestação de serviços. Atualmente, a TAM é a única companhia aérea no Brasil a operar três ATECs simultaneamente, sendo dois ATECs Series 6 de última geração e um ATEC 5000. Os equipamentos possuem capacidade para testar cerca de 330 diferentes componentes, incluindo os sofisticados computadores responsáveis pelo gerenciamento de alertas de voo, alertas de aproximação de solo, controles de direção e freios, controles do sistema de combustível, controles de pressurização interna e detecção de fumaça a bordo.

A companhia também está capacitada tecnicamente para fazer revisão dos trens de pouso da família Airbus A319/320/321. O investimento realizado pela TAM incluiu instalação dos equipamentos para usinagem, galvanoplastia, ferramental e treinamento da equipe técnica na fabricante francesa Messier-Dowty. O complexo de trens de pouso faz parte do projeto de nacionalização da revisão de componentes concentrado na unidade de São Carlos.

A capacitação técnica e as certificações obtidas pelo Centro Tecnológico da TAM possibilitam que muitos reparos em aeronaves da frota da TAM deixem de ser feitos no exterior, contribuindo para a redução de custos. Além disso, a prestação de serviços para terceiros otimiza a estrutura, diluindo os custos fixos e trazendo receitas para a companhia.

A manutenção da TAM também está presente em todas as bases nas quais a companhia opera, além das instalações em São Carlos, prestando serviços de manutenção de linha tanto para a frota da TAM quanto para outros clientes.

Gestão Ambiental – A TAM desenvolve um amplo trabalho de gestão ambiental em São Carlos. Entre as ações realizadas na unidade de MRO, estão a coleta seletiva e o encaminhamento de resíduos gerados. A unidade possui duas Estações de Tratamento de Efluentes (ETE), para os resíduos industriais e galvânicos. Os efluentes domésticos são monitorados e enviados para tratamento na ETE construída em parceria com o município. A companhia também faz o monitoramento ambiental de águas superficiais e subterrâneas, além de ações de reflorestamento e conservação de espécies nativas de plantas da região. O Centro Tecnológico da TAM está em fase final de implantação do Sistema de Gestão Ambiental, de acordo com a norma ISO 14001.
Fonte: TAM

Aniversário de Júlio Verne

Júlio Verne nasceu no dia 8 de fevereiro de 1828, na cidade de Nantes, na França. Seu primeiro livro foi “Cinco Semanas em um Balão”, onde narrava uma viagem aérea pela África. Com o sucesso da obra, Verne ganhou fama e dinheiro e produziu clássicos do século 19, como “Vinte Mil Léguas Submarinas”, “Viagem ao Centro da Terra”, “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, entre outros.
O autor é considerado por alguns críticos como um precursor da ficção científica, já que previu avanços como os submarinos, aparelhos capazes de voar e a viagem à Lua.
Verne morreu em março de 1905, na cidade de Amiens, na França. Até hoje, é um dos escritores mais traduzidos da história. Seus livros estão disponíveis em mais de 148 línguas.
 
Até a meia-noite do dia 08/02, quem acessou o Google.com.br pôde ver uma homenagem a este ilustre amante da aviação.


Fonte: postagem sugerida pelo amigo Castilhos.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

SIMULADOS MMA BANCA ANAC - Vamos praticar (01)

Pessoal, vamos praticar!!!!
Deixem suas respostas no campo comentários/participações (logo abaixo do post) e aguardem o gabarito.
Vou dar ênfase ao Módulo Básico (que é o que anda "pegando" nas últimas bancas, segundo os comentários). Aqueles que quiserem simulados específicos de Aviônicos, GMP e/ou Célula, basta acessar o menu superior do blog e ir em "Downloads", mas aviso que também postarei baterias de questões especializadas por aqui. Para aqueles que quiserem acessar os simulados já postados por aqui, clique aqui.
Para iniciar, 20 questões de Sistemas de Combustível:
(para acessar as 20 questões, clique em MAIS INFORMAÇÕES abaixo)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

RADARES, SEUS SISTEMAS E SUA EVOLUÇÃO - 1st post

Muitos já se depararam com a sigla AESA. Pois a mesma é abreviação de ACTIVE ELECTRONICALLY SCANNED ARRAY, ou seja, "varredura eletrônica ativa". E são os radares que estão em grande evolução no momento.

Iniciaremos uma sequência de estudos sobre radares.Logicamente vamos aos poucos e de modo que todos que entendam.

Seus princípios básicos, sua história e seus sistemas.
Para inicio veja o vídeo (através do link abaixo) e até a próxima. TO BE CONTINUED...

Abraço a todos,
Castilhos
Aviônica
SENAI São José/SC

Obs: Caríssimos leitores, inicia-se hoje uma série de postagens de autoria do nosso amigo Castilhos. O primeiro assunto que ele escolheu abordar é: "Radares - seus sistemas e sua evolução". Para começar ele inicia citando a tecnologia moderna, mas sugiro que acompanhem essas postagens, que com certeza virão excelentes informações com uma riquíssima gama de conteúdo. Ahhh, participem com perguntas e sugestões sobre o tema....

*** para ler a segunda postagem CLIQUE AQUI.

Interesse da Gol pela TAP começa a ganhar altitude

Conversas estariam em curso desde outubro do ano passado; eventual aquisição agregaria a malha aérea na Europa e elevaria faturamento a R$ 10 bilhões
Nota do Blogueiro: alerto àqueles leitores que a TAP em questão é a empresa aérea portuguesa, e não a empresa de manutenção brasileira TAP M&E. Resta-nos pensar: no caso de uma eventual aquisição da TAP (portuguesa) por parte da GOL, que implicações poderiam reverberar na TAP Maintenance &Engineering aqui do Brasil?????
(Para ler a matéria completa, clique em MAIS INFORMAÇÕES abaixo e não deixe de dar sua opinião em PARTICIPAÇÕES)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

REVOLUÇÃO DIGITAL NA AVIAÇÃO (artigo muito interessante)

A Revolução Digital
Estamos entrando em uma fase de transição entre a aviação dita romântica e a aviação digital. A aviação sempre conheceu as novas tecnologias primeiro, mas... (clique em MAIS INFORMAÇÕES para continuar lendo o artigo)

RVSM – Reduced Vertical Separation Minimum - Noções Básicas

O RVSM (Reduced Vertical Separation Minimum) prevê uma separação vertical de 1000 pés (a separação normal é de 2000 pés) entre aeronaves voando do nível 290 ao 410. A utilização do RVSM permitiu uma série de benefícios, tais como: um melhor gerenciamento de tráfego, um aumento da capacidade do espaço aéreo e uma maior economia de combustível das aeronaves (que voam mais próximas dos seus níveis ótimos). 
Para que um voo em ambiente RVSM transcorra sem problemas, é... (clique em MAIS INFORMAÇÕES para continuar lendo)