Enfim, formado em Aviônicos e em Célula (faltando as bancas).
Foram dois
anos de muito estudo, de muitas dúvidas (quanto a carreira), de muitas
adequações, mas principalmente, de muito aprendizado sobre o que é realmente a
aviação.
Agradeço aqui,
primeiramente, a um cidadão que é extremamente apaixonado pela aviação. Um cara
100% motivação. Uma pessoa que não desiste de seus objetivos. Falo do
Coordenador do curso no SENAI, o Sr.
José Valcir de Souza.
Lembro-me do primeiro dia de aula, uma palestra
inaugural, onde ele iria dar as boas vindas aos primeiros alunos do curso. E
lá, estava no "slide" da sua apresentação a frase que me conquistou: "Voar é mais fácil que fazer
voar". Uma alusão a importância de todos que fazem com que uma
aeronave voe com 100% de "safety and security".
Alguns acham que tal
frase se remete somente ao trabalho do mecânico. Ledo engano. Desde o
responsável lá na administração da qualidade da empresa, do controlador técnico
da manutenção, dos comissários (em linhas aéreas), do piloto e, claro, até os
mecânicos; todos "Fazem Voar". E isso caríssimos leitores, é muito
mais difícil que o ato de "Voar".
Para voar precisamos apenas de
quatro forças, certo? (sei que na verdade é o dinheiro que faz voar mesmo,
mas fiquemos na teoria). São elas: Empuxo, Arrasto, Peso e Sustentação; e
para propiciar uma conjunção eficaz dessas quatro forças é que é o mais
difícil. E isso, todos citados anteriormente possuem um papel importante.
Bom, foi essa
frase, em seu sentido amplo, que me fez despertar para a aviação. E ela estampa
meu blog desde o início.
Voltando aos
agradecimentos, não posso deixar de reiterar agradecimentos já realizados aqui
no blog (clique aqui e releia) ao corpo docente dessa instituição. Professores-instrutores que mesmo
com diversas dificuldades provenientes de um curso em faze de criação ainda,
fizeram de tudo para passar o melhor para seus alunos. Cito novamente aqui alguns:
- Prof. Gustavo (mais de 30 anos de aviação, chegando a trabalhar com as aeronaves que transportam o Presidente da República);
- Prof. Queiroga (quase 30 anos de aviação, entre asas rotativas e asas fixas);
- Prof. Rogério Bittencourt "Cegonha" (cara, esse maluco tem uma baita experiência na aviação civil. Electra, Europa, Africa, B727, etc);
- Prof. Flávio (militar especialista aeronáutica e formado em direito. O cara manja MUITO de direito aeronáutico);
- e mais... Prof. Rogério da BAFL, Prof. George, Prof. Christian,...
não vou conseguir citar todos........ sem contar o corpo docente do curso de pilotos..... também do mesmo nível, sensacional.
Prof. Dr. Flávio e Heinz
Aproveito
também para agradecer a um companheiro de classe e um exemplo a ser seguido por
muitos:
- Sr. Alberto
Castilhos (foto ao lado), aposentado pelo Exército Brasileiro, nos altos de seus "quase
sessenta anos", frequentou o curso como se fosse um "menino".
Empolgado, motivador e com uma grande qualidade, a iniciativa de compartilhar
seu conhecimento e sua experiência para com todos, sempre de modo humilde e
paciente.
Abro espaço
aqui também para agradecer professores de outra instituição de ensino a qual
cursei a especialidade de Célula na Aero TD, escola com 14 anos no mercado. Professores Francisco, Ricardo e
Sizani são exemplos de
dedicação e humildade na arte de instruir.
Finalizando,
gostaria de agradecer outros grandes motivadores. Esses, porém, são amigos
virtuais. Profissionais da aviação que na minha singela opinião, TODOS os
iniciantes na aviação deveriam acessar seus espaços virtuais semanalmente. São
eles:
- Prof. Fernandes, do blog AeroBrasil;
- Prof. Lito, do site Aviões & Músicas;
- Prof. Jonas, do blog Cultura Aeronáutica;
- Prof. Marcos Ramon, do site Heliways;
e
- Prof. Generoso, do blog Galera da Manuta.
Bom, só tenho
a agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para minha
formação, em Aviônicos e em Célula.
Um muito
obrigado mesmo.
Que venha a
banca.