domingo, 31 de julho de 2011

Agradecimentos...


Enfim, formado em Aviônicos e em Célula (faltando as bancas).
Foram dois anos de muito estudo, de muitas dúvidas (quanto a carreira), de muitas adequações, mas principalmente, de muito aprendizado sobre o que é realmente a aviação.
Agradeço aqui, primeiramente, a um cidadão que é extremamente apaixonado pela aviação. Um cara 100% motivação. Uma pessoa que não desiste de seus objetivos. Falo do Coordenador do curso no SENAI, o Sr. José Valcir de Souza.
 Lembro-me do primeiro dia de aula, uma palestra inaugural, onde ele iria dar as boas vindas aos primeiros alunos do curso. E lá, estava no "slide" da sua apresentação a frase que me conquistou: "Voar é mais fácil que fazer voar". Uma alusão a importância de todos que fazem com que uma aeronave voe com 100% de "safety and security".
Alguns acham que tal frase se remete somente ao trabalho do mecânico. Ledo engano. Desde o responsável lá na administração da qualidade da empresa, do controlador técnico da manutenção, dos comissários (em linhas aéreas), do piloto e, claro, até os mecânicos; todos "Fazem Voar". E isso caríssimos leitores, é muito mais difícil que o ato de "Voar". 
Para voar precisamos apenas de quatro forças, certo? (sei que na verdade é o dinheiro que faz voar mesmo, mas fiquemos na teoria). São elas: Empuxo, Arrasto, Peso e Sustentação; e para propiciar uma conjunção eficaz dessas quatro forças é que é o mais difícil. E isso, todos citados anteriormente possuem um papel importante.
Bom, foi essa frase, em seu sentido amplo, que me fez despertar para a aviação. E ela estampa meu blog desde o início.
Voltando aos agradecimentos, não posso deixar de reiterar agradecimentos já realizados aqui no blog (clique aqui e releia) ao corpo docente dessa instituição. Professores-instrutores que mesmo com diversas dificuldades provenientes de um curso em faze de criação ainda, fizeram de tudo para passar o melhor para seus alunos. Cito novamente aqui alguns:

Prof. Gustavo (mais de 30 anos de aviação, chegando a trabalhar com as aeronaves que transportam o Presidente da República);
Prof. Queiroga (quase 30 anos de aviação, entre asas rotativas e asas fixas);
Prof. Rogério Bittencourt "Cegonha" (cara, esse maluco tem uma baita experiência na aviação civil. Electra, Europa, Africa, B727, etc);
Prof. Flávio (militar especialista aeronáutica e formado em direito. O cara manja MUITO de direito aeronáutico);
- e mais... Prof. Rogério da BAFL, Prof. George, Prof. Christian,...
não vou conseguir citar todos........ sem contar o corpo docente do curso de pilotos..... também do mesmo nível, sensacional.
Prof. Dr. Flávio e Heinz
Aproveito também para agradecer a um companheiro de classe e um exemplo a ser seguido por muitos:
- Sr. Alberto Castilhos (foto ao lado), aposentado pelo Exército Brasileiro, nos altos de seus "quase sessenta anos", frequentou o curso como se fosse um "menino". Empolgado, motivador e com uma grande qualidade, a iniciativa de compartilhar seu conhecimento e sua experiência para com todos, sempre de modo humilde e paciente.

Abro espaço aqui também para agradecer professores de outra instituição de ensino a qual cursei a especialidade de Célula na Aero TD, escola com 14 anos no mercado. Professores Francisco, Ricardo e Sizani são exemplos de dedicação e humildade na arte de instruir.


Finalizando, gostaria de agradecer outros grandes motivadores. Esses, porém, são amigos virtuais. Profissionais da aviação que na minha singela opinião, TODOS os iniciantes na aviação deveriam acessar seus espaços virtuais semanalmente. São eles:
- Prof. Fernandes, do blog AeroBrasil;
- Prof. Lito, do site Aviões & Músicas;
- Prof. Jonas, do blog Cultura Aeronáutica;
- Prof. Marcos Ramon, do site Heliways; e
- Prof. Generoso, do blog Galera da Manuta.

Bom, só tenho a agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para minha formação, em Aviônicos e em Célula.
Um muito obrigado mesmo.
Que venha a banca.
Heinz Schuchardt Burda Filho                            *** Leia e/ou faça um comentário clicando AQUI

Primeiro passo dado...(formatura)


Prezados leitores e colegas, ontem, dia 30/07/2011, o SENAI São José/SC formou a primeira turma de técnicos de manutenção aeronáutica, uma em cada especialidade (AVI, CEL e GMP), e eu fui um dos formandos da turma de Aviônicos.
O evento foi marcante por ser a primeira turma desse curso em uma instituição tão importante e de renome nacional que é o SENAI.
Várias autoridades estiveram presentes. Representantes das empresas aéreas Gol, Avianca e Tam; da autoridade nacional ANAC; das Forças Armadas; da Base Aérea de Florianópolis; dos governos municipal e estadual; e a ilustríssima presença do Sr. Macos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, que se tornou o Patrono dessa primeira turma de técnicos em manutenção de aeronaves. Abaixo algumas fotos:


sexta-feira, 29 de julho de 2011

Astronauta Marcos Pontes será patrono na formatura do SENAI/SC neste sábado

Formatura do primeiro curso de Manutenção de Aeronaves da rede SENAI será realizada no próximo sábado, no Centro de Eventos Sistemas FIESC
Marcos Pontes visitou estande de aviação do SENAI na Olimpíada do Conhecimento
 (foto: Ivonei Fazzioni)

Florianópolis, 29.7.2011 A primeira turma dos cursos técnicos em Manutenção de Aeronaves da rede SENAI no país terá como patrono o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, que é ex-aluno dos cursos de Aprendizagem Industrial da instituição. A formatura será realizada nesse sábado (30), às 18h, no Centro de Eventos Sistema FIESC, e contará também com a presença do vice-presidente da Gol Linhas Aéreas, Adalberto Bogsan, o vice-presidente da Avianca, Alexandre Pizzi, o superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC, Dino Ishikura, além do presidente do Sistema FIESC, Alcantaro Corrêa e do presidente eleito, Glauco José Corte.

Vão se formar 79 alunos que fizeram cursos com habilitação em diferentes aspectos da manutenção de aviões e helicópteros: aviônicos (que cuida da parte eletrônica), célula (que cuida da fuselagem) e motopropulsão (especializado em motores aeronáuticos).  Além das três formações de nível técnico, a entidade também passou a oferecer a parte teórica da formação de pilotos e um curso de inglês técnico voltado para a a área. Ao todo, de 2009 até julho de 2011 já foram 668 matrículas na área de aviação nas unidades do SENAI em São José e Palhoça. Outros 96 efetivaram matrículas para as turmas do segundo semestre de 2011.

Com ampla estrutura laboratorial, a escola é dotada de componentes aeronáuticos para as aulas teóricas e práticas. Entre os equipamentos, está um avião Bandeirante EMB-110. Em 2010, os alunos catarinenses também foram os primeiros a participar da prova demonstrativa na ocupação de mecânica de aeronaves da Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação profissional do país.

O SENAI possui convênio com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a concessão de bolsas de estudo a mais de 350 estudantes dos cursos técnicos em manutenção de aeronaves. Para o empresário César Olsen, diretor da FIESC e presidente do Aeroclube de Santa Catarina, a escola de aviação do SENAI na Grande Florianópolis traz vantagens para os alunos, que se formam numa área em expansão, e também para as companhias aéreas, que podem focar o negócio principal (transporte de pessoas e cargas) sem se preocupar com treinamentos.

 “Queremos que os mecânicos de aviação, assim como os demais profissionais formados, apresentem soluções efetivas em suas áreas de atuação”, afirma o presidente do Sistema FIESC, Alcantaro Corrêa.

Antes mesmo da formatura, os concluintes dos cursos técnicos de manutenção de aeronaves foram convidados por uma empresa de linhas aéreas a participar de um processo seletivo exclusivo para alunos do SENAI em São José. Depois de passarem por uma prova que englobou conhecimentos específicos (incluindo inglês para aviação), redação, dinâmica de grupo e entrevista, 20 alunos foram selecionados.

Além de ser o primeiro curso do SENAI no país, a formação também é referência para outros estados e instituições. Uma equipe de docentes utilizou a experiência de formatação do curso ao participar do grupo de trabalho que elaborou o documento RBAC 147, que normatiza as formações de nível técnico em manutenção de aeronaves no país. O grupo contou ainda com a participação de representantes da ANAC e de empresas aéreas. Por isso, hoje a unidade do SENAI em São José recebe interessados em criar escolas de aviação de todo o país.

Assessoria de Imprensa
Sistema FIESC