quinta-feira, 2 de setembro de 2010

BANCA DA ANAC: CONTE-NOS SUA EXPERIÊNCIA

Pessoal, sei que muitos que passam por aqui estão se preparando para a Banca da Anac, assim como outros que também nos visitam já a enfrentaram.
Peço então, a todos que já realizaram uma avaliação por parte da Anac, que deixem aqui o seu relato, seja para  o caso de APROVAÇÃO ou de REPROVAÇÃO.
Tente nos contar onde você acha que "acertou" na estratégia de estudos e, também, onde acha que "errou". E claro, em que esse "erro" ajudou na banca seguinte.
Bom, espero que alguns leitores participem.
Basta relatar nos "comentários" desse post (logo abaixo em "PARTICIPAÇÕES - Comente aqui").

Como sabem, ainda estou cursando o meu módulo especializado em Aviônicos e logo logo chegará o meu momento "a sós" com "Dona Anac". Gostaria de ler relatos e experiências de quem já passou por tal momento para que eu possa me preparar melhor.
Grande abraço a todos.
Heinz

12 comentários:

Paulo Arthur - MG disse...

Heinz, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo espaço. Muitos como eu utilizam muito a internet para estudar e o seu blog, assim como outros poucos, me ajudou e ajuda na busca por informações corretas.
Bom, quanto a minha banca.... eu tive alguns probleminhas pessoais e não consegui estudar muito... Algumas matérias no meu curso não foram tão bem explicadas.... só tínhamos simulados com as questões.... daí algumas matérias específicas eu não entendi direito...
Resultado, na primeira banca para Célual eu reprovei no módulo especializado....
Daí foi quando sentei "a bunda" para estudar muito...... entrei na internet e fiz várias questões e li sobre muita coisa...
Consegui passar e estou na luta de encontrar um trampo..... e tb pensando em iniciar os estudos de GMP....
Bom, foi isso...
Valeu..
Paulo

Adriano Almeida disse...

eu prestei a banca de aviônica uma semana depois da Labace 2009, naquela época tinha que ir a GRU ou a CGH pra fazer a inscrição e depois de uma semana você voltava em CGH pra prestar a banca.
Uns amigos iam prestar e eu aproveitei a ida até a Labace pra fazer a inscrição e na outra semana pegar a carona.
Como me pegaram de surpresa, nem tive tempo de estudar, eu me formei aviônico em dezembro de 2008 e já estava uns 6 meses sem estudar... e tava na pegada de estudar pra universidade.
Fui que fui, no carro todos estudando os simulados, eu já tava contentado pois a prova de AVN era a mais temida la da escola, e fui fazer sem o compromisso caso não fosse aprovado, iria lá pra conhecer a prova...
A minha banca era na parte da tarde, mas esperei a sala encher pra pedir pra fazer na parte da manhã, consegui!
Daí veio o primeiro cartão de questões do básico: ferramentas, peso e balanceamento, familiarização aeronáutica, combustíveis, materiais...
Na minha escola o básico é bem puxado, porque só as melhores notas podem garantir AVN, CEL ou GMP...
Básico foi tranquilão
Daí entra o segundo cartão, que é a parte de instrumentos e NAV/COM, eu sempre metido a piloto e estudava por fora, isso me ajudava muito nas aulas pra entender o funcionamento desses equipamentos... foi tranquilo!
Daí no cartão 3, foi a parte de eletrônica... foi a mais difícil!
meu curso produzimos muito conteúdo, calculamos muita coisa, porém só caiu questões conceituais, uma questão de associação de resistores em paralelo e voltagem no primário e secundário da bobina foram as que envolviam cálculo.
Meu professor eletrônica sempre achou ruim a apostila da anac pras aulas e sempre usava o material do curso do Senai (ele é professor lá),
a base de eletrônica foi excelente, mas mesmo assim tem que ler a apostila da ANAC, pois cai coisa lá que tá ao pé da letra, que só lá que vc vai ver!

conclusão, na hora que vc clica pra finalizar a prova, dá um frio na barriga,
daí apareceu "VOCÊ FOI APROVADO!"
nossa, é uma sensação muito boa!,
aparece também quantas questões de cada cartão você errou e acertou, mas não mostra quais!

Acredito que para passar nessa banca não é preciso ralar de estudar, tenha o compromisso de fazer um bom curso.
Com as apostilas da anac, além de aprender a matéria, você tem que aprender a estudar pra banca, saber o que ela pede e como são as questões que vão vir, pela linha de raciocínio deles.

Agora eu estou cursando Célula e começando a estudar por simulados, acredito que prestarei em janeiro, e estou bem confiante!

se quiserem saber alguma coisa em específico, é só perguntar!


Adriano Almeida
EMCA - Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas - Taubaté/SP
http://www.youtube.com/watch?v=NC0inThQE3A

José Fernandes disse...

Bem, acho que já fiz a banca da ANAC a algum tempinho atrás e não sei se me lembro muito bem rsrsrs.Amigos, parece que foi ontem que fiz a minha 1ª banca do "DAC" (1992) na especialidade de aviônica. Depois de 11 meses de curso veio o dia tão esperado e temido. Naquela época ainda havia data especial para a realização das bancas que eram em maio, setembro e dezembro e, fora dessas datas, ninguém podia realizar as provas.As escolas já programavam as turmas para que o término dos cursos coincidissem com essas datas. Bem, como tracei para mim como objetivo máximo passar na banca, estudei muito durante o curso. Na época utilizavasse muito o método de questionários, mas sempre ouvi dos instrutores que o importante era conhecer e entender os assuntos estudados. Me dediquei bastante e quando terminei o curso, havia um tempo superior a 20 dias para a relaização da banca. Na época trabalhava e também fazia faculdade e decidi sacrificar algumas aulas da faculdade e algumns dias de trabalho para me trancar em casa e estudar todas as anotações feitas em sala de aula. Fiquei igual um ermitão em casa, mas valeu a pena. No dia da prova aquela tensão. Os militares estavam lá a postos para, a qualquer irregularidade durante a prova, tirar o candidato de sala. Cola nem pensar! Olhar para o lado muito menos. Imagina esse clima durante uma prova! Mas o pior era mesmo a prova. As questões muito fáceis para quem havia estudado , mas as respostas parece que tinham todas mais de uma resposta certa. Quem havia estudado somente questionários ficou em situação difícil. Aqueles que estudaram para valer conseguiam desvendar as "pegadinhas" que haviam nas provas( na época eram 100 questões). Na saída da sala, ao encontrar os amigos que também haviam realizado a prova, começou aquela curiosaidade de saber o que cada um respondeu em determinada questão e foi aí que começei a ficar preocupado, pois a maioria das questões que comentavamos as respostas de todos estavam diferentes das minhas. Então pensei, me f.... Estudei tanto para nada. Mas fui para casa e esperei os longos 15 dias que separavam o término da prova e o anuncio dos aprovados e do gabarito. Foram 15 dias sofridos, pois pensava ter jogado fora 11 meses de minha vida e se não tivesse passado teria que esperar até setembro para tentar outra vez. Para surpresa minha dos 37 alunos que faziam parte de minha turma e, que fizeram a banca, só 7 haviam passado e eu era um deles! Fiquei muito feliz e aprendi que vale a pena estudar e confiar no seu "taco". Muitos dos colegas estudaram somente questionários e ficaram condicionados a naõ raciocinar. Acho que isso fez a diferença , pois as sete pessoas que passaram foram as que mais se dedicaram aos estudos e que mais participavam das aulas. Na minha segunda banca em 2002 também estudei muito para célula , mas não passei . Fiquei por uma questão e sabe o que aprendi? Não podemos deixar de estudar as matérias do módulo básico , pois fazem muita falta na contagem final. Errei uma questão do básico que fez a diferença na hora do computo geral e era uma questão sobre ferramenta. Depois na segunda tentativa foi "barbada", passei acertando 45 questões das 60. Mas estudei muito as matérias do básico , pois são quase 30% da prova.Conselho a todos: estudem e aproveitem as aulas para tirar todas as duvidas. Não deixem para depois o que pode ser perguntado em aula. Participe e façam exercícios. Não fiquem só na memorização de questões dos questionários, pois acaba com a capacidade de cada um de raciocinar. O método do questionário é válido como auxílo para a fixação dos assuntos abordados, mas temos que saber sobre a matéria para poder decifrar alguma pegadinha que possa existir na banca.
Grande abraço a todos.

Fernandes
http://fernandes-aerobrasil.blogspot.com

Unknown disse...

Caros amigos Paulo e Adriano, sensacional o relato de vocês. Parabéns pela conquista.

E Prof. Fernandes, realmente faz um "tempinho" que sua primeira banca ocorreu (rsrsrs), mas é óbvio que a vale muito a pena relatar para os mais jovens como eu. Muito legal a maneira como vocÊ nos contou. Grande abraço.

Heinz

Anônimo disse...

Olá

Deve-se estudar com determinação e afinco não só decorando, mas a nível de compreensão, pois caem questões nesse nível.
Fazendo nosso papel, Deus fará o Dele... Estudem e leiam o manual, pois é a única bibliografia...

Anônimo disse...

...anterioremnte, não completei o comentário e, sequer, me identifiquei:

Ano passado, fiz a banca para GMP e assistindo às aulas, estudando em casa e lendo o manual, fui aprovado.

ALBERTO

Anônimo disse...

Aqui é Higor Costa, fiz minha banca de GMP, e vou postar aqui todas as questões que
saíram na minha banca e da dos meus colegas.
Quem poder me ajudar com algumas dicas quiça mesmo questões da banca de avionicos agradecia, estou mesmo precisando.

PNA-3- BIZUS DE GMP DA ANAC Nº4
1. Ao motor, 5 palhetas num compressor posições 1-4-9-2-22 em que estação será colocada a 6ᵃ palheta?
R: 27
2. Qual das respostas abaixo não é causa para que o disjuntor desarme?
R: Fio quebrado.
3. O embolo ao sair do PMB para o PMA o eixo de manivela realiza:
R: 180⁰
4. Na expansão dos gases na cậmara de combustão o motor realiza o tipo de enérgia:
R: Cinệtica
5. Qual é o objetivo do difusor no compressor centrifugo?
R: Reduzir a velocidade do ar e aumentar a pressão.
6. Qual é o objectivo da aplicação do passo reverso nos motores turbo hélices?
R: Para diminuir a corrida do avião na pista(NA ANAC)
7. O que transforma o movimento circular dos pratos de ressalto em movimento alternativo certical para abertura das válvulas?
R: Tucho
8. O que limita o movimento movimento de flapping nos rotores principais?
R: Drop-stop
9. Qual é um dos objectivos das alhetas estatoras das turbinas?
R: Direcionar o ậngulo correto do fluxo do ar para o seguinte estágio do compressor.
10. Téoricamente a que ậngulo acontece a fase de admissão?
R: 0⁰-90⁰
11. O que se faz antes de ajustar o leme de direção para que o ajuste seja perfeito?
R: Ajustar o cabo de comando
12. Qual é a fonte de enérgia do magneto no sistema de partida ?
R: É independente
13. Qual é o nome da ferramenta (peça) que serve para abrir roscas externas?
R: cossinete.
14. Qual é a relação (rotação) entre o motor e o rotor principal?
R: 10:1
15. O que é um CB(circuit braker)?
R: Serve como disjuntor para sistema da aeronave
16. O que é usado na aviação para resistir altas temperaturas ?
R: Aminto (isolante).
17. Quanto maior for o enrolamento secundário a voltagem será:
R: Maior
18. O que é um ậngulo da pá?
R: É o ậngulo formado entre a corda e o plano de rotação.
19. Quem limita o avanço e recuo da pá?
R: Damper
20. Qual é o tipo e como é constituida a bomba de pressão de combustível?
R: É do tipo engrenagem e com 2 engrenagens girando no sentido inverso.

Anônimo disse...

Higor Costa (higorcosta011@hotmail.com)

Na hélice de velocidade constante o passo e a rpm são?
Uma contaminação microbial no combustível é frequêntemente evitada por?
Armazenar e distribuir o querozene na demanda necessária éa finalidade?
Em um eixo de manivela que gira numa razão de 11:1 e o eixo da hélice gira 1200 rpm, qual é a rpm do eixo de manivela?
Tem como função o alinhamento dos gases e fixação do cone interno?
Num circuito paralelo quanto menor for a resistência é?
R: Maior será a corrente total do circuito
Um extintor 〖CO〗_2 do motor é acionado?
Após o tanque como estão disposto os componetes respetivamente?
A válvula de admissão abre antes do ponto morto?
No motor aonde se desenvolve a potência?
O que transfere o movimento rotativo do eixo de ressalto para o acionamento das válvulas?
Os tanques de combustível possuem deflectores internos para qual finalidade?
Qual o tipo de tanque mais usado por disponibilizar maior espaço estrutural e menos peso?
Ual o tipo de sistema que a cor de identificação azul e amarela?
O passo geometrico é igual a?
O passo da hélice que reconhece o récuo é?
Qual é a funçã da ordem de fogo?
R: Balancear o motor e evitar vibrações excessivas.
Nos motores de aeronave a parede de fogo é feita de?
O que conecta o eixo da hélice ao eixo de manivela?
Num fio condutor percorrido por uma corrente eléctrica gera um campo?
Num circuito com três resistência consecutivamente 10, 30 e 60 com uma corrente de 2 A, qual a tensão do circuito?
O que é um gerador?
O atraso da válvula de admissão e o avanço da válvula de escapamento que acontece no motor convecional, que nome é dado a este fenomeno?
R: Claro de Válvula
Qual o processo de união entre a cabeça e o corpo do cilindro?
De que material são feito as cedes das válvulas?
Qual a seção que está entre a seção de potência dianteira e a seção de potência difusora num motor de duas séries?
Quantos graus faz o eixo de manivela quando este efectua dua voltas?
Quando o pistão percorre do pmb para o pma, estando as duas válvulas fechadas em que tempo o motor se encontra?
Comparando o motor convencional e o motor a reação, compressão, admissão, combustão e escapamento?
R: Compressor, entrada de ar, câmara de combustão e escapamento.
Quais dos componentes abaixo fazem parte do sistema de admissão?
Aumentando-se o ângulo da pá consequêtemente aumentamos o?
Qual a chave de fenda possue encaixe de uma cruz perfeita?
Qual punção é usado para inicio de uma marcação profunda?
Qual posição do magneto que indica que ambobs então em funcionamento?
Num instrumento o que indica a faixa amarela ao piloto?
Ao se trocar a pá de uma hélice o que devemos verficar após ou antes de montar?
Para que serve o cubo das pás?
Qual a razão de velocidade entre o eixo de ressalto e o eixo de manivela?
Onde é feita a tomada de pressão no motor a reação?
Quais são os componentes do compressor centrifugo?
O que é instalado após o tanque e antes da bomba?
Quais são os componentes do eixo de manivela?
Qual componentes contém a pressão nos cilindros?
Como é chamada o local onde e feita a queima dos gases?
O que é a leveza?
Um fluído aquecido em altas temperaturas escoa mais rápido isto porque possue?
Qual é o extintor que usa o método de abafamento?
No compressor quem converta a velocidade em pressão estática?
Num circuito de 4 resistência em série onde a corrente numa resistência é igual a 1 A, qual é o valor da corrente nas demais resistência?
Como se chama a ferramenta para medir roscas externas?
Quais são os alicates ajustáveis?
Como se chama o alicate que serve para cortar arame?
Como se chama o punção usado para fazer marcações de referência?

Unknown disse...

CARO HEINZ, SABEMOS QUE É UM EXEMPLO DA PARTILHA DE CONHECIMENTO,
SE PODER PUBLICA ESSA CONTEÚDO EM OUTRO LOCAIS ESSAS QUESTÕES JÁ CAIRAM NA BANCA DE ANAC MUITAS VEZES,
E DE CERTEZA CAIRAM OUTRAS VEZES. ASSIM AS PESSOAS JÁ TERAM ALGUMAS QUESTÕES PRE RESOLVIDAS.
MESMO ANTES DE IR FAZER A PROVA, OBRIGADO PELA ATENÇÃO, E PELO ESPAÇO.

1) Onde se encontra instalado o mecanismo de mudança de passo?
R:No cubo das pás
2)Como é acionada a turbina?
R:Pelo starter
3)Onde são presas as pás da hélice?
R:São presas ao cubo
4)Calcular a resistência total num circuito em paralelo R1=120 e R2=50?
R:
5)Calcular a tensão total de um circuito em série de 60,10 e 30 v?
R:
6)Qual a chave que pode ser usada como chave de boca?
R: Ajustavél
7)O óleo que escorre lentamente tem?
R:alta viscosidade
8)O que acontece com o passo se aumentarmos o ângulo da pá?
R:Aumenta
9)Quais os tipos de chaves ajustáveis?
R:Bico de papagaio, bomba d´agua e gasista
10)Óleo com baixa viscosidade facilita a partida?
R:Em tempo frio
11)A bomba principal de combustível em alguns momentos recebe combustível sob pressão de:
R:Bomba auxiliar(de recalque)
12)O combustível que o carburador envia para misturar com o ar estará na forma?
R:Liquída
13)Na partida a mistura ar combustível é queimada aonde?
R:Na vela de ignição
14)A expansão dos gases na camâra de combustão transforma energia química em energia?
R:Mecânica
15) Qual o equipamento que transforma o movimento alternativos dos pistões em rotativo no motor?
R:Eixo de manivelas
16)Como também é conhecido o passo teórico?
R:Passo geométrico
17)Qual o equipamento que mede densidade?
R:Densimetro
18)No taquímetro mecânico qual é o elemento sensível que envia informação para o instrumento?
R:Eixo flexível
19)Qual o instrumento que mede teste de descontinuidade?
R:Ohmimetro
20)Qual a função do filtro?
R:Reter as impurezas
21)Qual o componente que tem na entrada e na saída do tanque?
R:Filtro
22)Qual o componente que se destina a cortar o combustível?
R:Válvula seletora
23)Qual a função do reverso?
R:Produzir tracção negativa para ajudar a aeronave a parar
24)Qual a função do anel de segmento?
R:vedar
25)Equipamento que filtra o óleo para o sistema de lubrificação?
R:Filtro

26)Qual o tempo limite de vida de um extintor?
R:5000 horas
27)De que depende a rotação de um gerador de CC?
R:Sentido da corrente
28)O fusível é um equipamento de segurança que se funde com?
R:Aumento da corrente(pico de corrente)
29)O volume da mistura ar/combustível do PMB ao PMA recebe o nome de:
R:Cilindrada
30)Tipos de isolantes de condutores usados elétrico e eletrônico?
R:Fibra de vidro
31Diferênça entre Amperímetro e Voltímetro?
R:Resistores multiplicativos
32)Chave que pode ser usada com o arco de pua?
R:Soquete
33)Superfície instalada no bordo de fuga das asas?
R:Polainas degeladoras(Boots)
34)Qual o componente que indica congelamento do tanque de combustível?
R:Congelamento no filtro
35Em quantos graus estão dobradas as pontas das chaves em Z?
R:90 graus
36)Qual a função da válvula de alijamento?
R:Reduzir o peso da aeronave em situações de emergência, alijando-se o combustível
37)Válvula usada para parar o motor?
R:vávula seletora
38)O que acontece se a temperatura do ar do carburador aumentar?
R:Diminuição de eficiência

39)Qual o sistema de acionamento usado para abertura e fechamento de válvulas?
R: Mecânico
40)Qual a função do rotor de cauda?
R:Contrariar o torque

Unknown disse...

Caro colega Higor, és o cara!!!
Obrigado pela sua ajuda aqui.

Grande abraço

Unknown disse...

Caro colega Higor, és o cara!!!
Obrigado pela sua ajuda aqui.

Grande abraço

Rene disse...

muito bacana esse blog, ta de parabens! ... gostaria que alguem postasse mais simulados de GMP, pois estou prestes a fazer minha prova da anac... Me ajudaria e muito , fico grato.