sexta-feira, 16 de abril de 2010

ATA 100. Entendendo e aliando-se à Documentação técnica.

[schematic view of ATA reference number and meaning of number elements]

Documentação Técnica de Aeronaves
A documentação técnica de uma aeronave pode ser apresentada de várias formas ao operador. A forma mais comum é, a apresentação da documentação, no formato proposto pela Norma Ata 100. Esta Norma é uma especificação aprovada e utilizada pela maioria dos fabricantes de aeronaves. As informações contidas nos manuais são organizadas e padronizadas de modo a se obter qualquer informação sobre a aeronave e seus sistemas no menor tempo possível.


Introdução a Norma Ata 100
A idéia foi de dividir a aeronave em 100 capítulos (daí o nome Ata 100). Cada capítulo foi divido em seções e cada seção dividida em assuntos. Com essa divisão podemos encontrar rapidamente qualquer capítulo equivalente a um sistema da aeronave, que utiliza a norma Ata 100, e dentro deste localizar com a mesma facilidade um assunto de nosso interesse. Quando trabalhamos com uma outra aeronave que também tem seus manuais organizados pela Norma Ata 100, nos sentimos familiarizados e não temos dificuldades de entender como funciona a documentação desta nova aeronave. Veja abaixo um exemplo de um número da Norma Ata 100 e como é fácil de interpretá-lo. Um número utilizado para identificação da norma Ata 100 é formado da seguinte forma:

                     XX . XX . XX . XXX
                      1º      2º     3º    4º


O primeiro grupo de números:
Representa o capítulo. Veja alguns exemplos:
33 iluminação
35 oxigênio
62 rotor principal
63 acionamento do rotor pricipal
64 rotor de cauda
65 acionamento do rotor de cauda
70 grupo moto propulsor, etc.


O segundo grupo de números
Representa as seções. Veja alguns exemplos levando em conta que o capítulo tratado é o 33 - iluminação:
00 geral
10 compartimento de vôo
20 compartimento de passageiros
30 compartimento de carga
40 externas
50 iluminação de emergência, etc.


Terceiro Grupo de números:
Representa o assunto dentro da seção:
01 farol escamoteavel
02 farol fixo, etc.


Quarto Grupo de números:
Representa o tipo de intervenção a ser efetuada pelo mecânico:
200 operações de manutenção
300 manutenção corrente
400 remoção e instalação, etc.

O número depois de pronto, fica assim: 33.40.01.401 


Reflexão
Pense na documentação técnica da aeronave como sendo o seu maior aliado. Esteja sempre com os documentos de trabalho ao seu lado quando fizer qualquer intervenção na aeronave. Sem documentos de trabalho apropriados, você será responsável por qualquer serviço ou operação indevida sobre a aeronave. Você não precisa correr esse risco!


*** acesse nesse link a ATA 100 on line.
*** baixe AQUI e imprima para estudo uma tabela-gabarito com os grupos e sub-grupos da ATA 100.
*** Leia a postagem sobre "Documentação técnica na manutenção aeronáutica"

2 comentários:

BRASIL_FUSCA disse...

Nota 10, nenhum professor me explicou tão bem quanto este post...
Muito bom...

BRASIL_FUSCA disse...

Muito explicativo...