quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tubos de Pitot???



O tubo de pitot ou sonda de pitot (pitot probe) fornece pressão de ar de impacto através de uma abertura em sua parte anterior, para operação do velocímetro e do indicador de velocidade Mach (velocidade em relação ao som).

Os aviões que possuem instrumentação dupla lado-a-lado freqüentemente possuem um tubo de pitot separado para os instrumentos do lado do copiloto. Para uma operação mais precisa desses instrumentos os tubos de pitot são montados na área de perturbações mínimas de corrente aérea, paralelamente ao eixo longitudinal ou de avanço do avião. As localizações usuais são a seção do nariz ou o bordo de ataque da asa, ou do estabilizador vertical (conforme modelo de aeronave). Se não for possível encontrar uma área de ar relativamente não perturbado nessas regiões, a pressão de impacto poderá ser tomada de um tubo localizado á frente do avião chamado de “Boom” do sistema pitot-estático. O uso de um “boom”está normalmente associado com aviões de grande velocidade ou de teste.
Normalmente usa-se aquecimento nas instalações de tubos de pitot para evitar formação de gelo. Esse aquecimento deverá ser ligado toda vez que o avião for entrar em zona propícia a formação de gelo ou mesmo quando o vôo correr dentro de umidade visível. As aeronaves mais modernas já possuem dispositivos de aquecimento dos Pitot que entram automaticamente em funcionamento logo após a decolagem . Toda vez que que houver previsão de voar em tais condições, o sistema de aquecimento do pitot deverá ser testado antes da decolagem.

*** Veja um esquema com o funcionamento do "Tubo de Pitot" clicando em MAIS INFORMAÇÕES logo abaixo.






Seu funcionamento se dá pela medição da pressão gerada pelo ar na ponta do tubo, veja a figura abaixo:

Conforme o avião aumenta sua velocidade a pressão na ponta do tubo, conhecida como pressão total(Pt) e marcada de vermelho, aumenta e empurra a coluna de água (indicada de azul claro) provocando a diferença de altura “h”observada na figura.
A pressão total é a pressão estática, ou seja, a pressão do ambiente local somada da pressão dinâmica que é ocasionada pela velocidade do avião.
Repare que se o avião estiver em repouso, não haverá o ar empurrando a coluna dágua e consequentemente não haverá aquele “h”.
Do outro lado a coluna dágua (ou de um líquido com densidade conhecida) é empurrada pela pressão estática, ou pressão ambiente, que é captada por aquela simples abertura adjacente ao fluxo de ar, na figura é chamada de “porta de entrada para pressão estática (Po)”.
Conforme o avião aumenta a velocidade a altura “h” da coluna dágua também aumenta e conforme reduz sua velocidade a altura “h” também se reduz. A medição de “h”, portanto, está relacionada à velocidade do avião.
A velocidade medida pelo Tubo de Pitot é função da aceleração gravitacional, da densidade do líquido do interior do tubo, da altura “h” e da densidade do ar no local de onde a velocidade está sendo medida.
Fonte: site http://fisicomaluco.com

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