SIMULADO - PESO E BALANCEAMENTO 1
1- A finalidade principal e secundaria do controle de peso e balanceamento, respectivamente é:
a- Economia e segurança
b- Eficiência e economia
c- Segurança e eficiência
d- Segurança e estabilidade
2- Uma redução da eficiência da aeronave com respeito ao teto, manobrabilidade, razão de subida, velocidade e consumo de combustível pode ser causado por:
a- Pesagem inadequada
b- Nivelamento inadequado
c- Abastecimento inadequado
d- Carregamento inadequado
3- Em que situações se faz necessário refazer a pesagem de uma aeronave:
a- Toda vez que for carregada e quando for para a revisão
b- Quando for para revisão e quando atingir 1000 horas de vôo
c- Quando acumular muita sujeira, graxa, etc em lugares poucos acessíveis e depois de grandes reparos
d- Depois de grandes reparos e depois de inspeções
4- Qual a teoria do peso e balanceamento:
a- Teoria da relatividade
b- Teoria da alavanca
c- Teoria da balança
d- Teoria da gravidade
5- O controle do peso e balanceamento consiste em comprovar ______________ o peso_____________ e____________ corretos dos limites especificados
a- Matematicamente, balanceamento e carregamento
b- Geometricamente, balanceamento, centragem
c- Aritmeticamente, carregamento, balanceamento
d- Engrossamento
6- A instalação ou remoção de equipamentos modifica o ____________ e o ____________ da aeronave, afetando conseqüentemente a ___________ na mesma proporção.
a- Peso operacional, alcance, capacidade
b- Peso vazio, C.G, carga excedente
c- Peso vazio, C.G carga útil
d- Peso normal, agilidade, confiabilidade
7- Os dados de peso e balanceamento não podem ser obtidos em que fonte:
a- Especificações da aeronave
b- Limitações operacionais da aeronave
c- Registro de vôo da tripulação da aeronave
d- Manual da aeronave
8- O plano vertical imaginário a partir do qual todas as medidas são tomadas horizontalmente para fins de balanceamento com a aeronave em atitude de vôo nivelado denomina-se:
a- Plano de transferência
b- Plano de divergência
c- Plano de referência
d- Plano de aderência
9- O braço é a distancia horizontal entre o equipamento:
a- É o nariz do avião
b- É a cauda do avião
c- É o solo
d- É o plano de referencia
10- O braço é precedido do sinal (+) ou (-) respectivamente quando:
a- Sua posição for para traz do plano de referencia e adiante do plano de referente
b- Sua posição for adiante do plano de referencia para traz do plano de referencia
c- Sua posição for exatamente encima do plano de referencia
d- Sua posição for a esquerda do plano de referencia
11- O resultado da multiplicação de um peso pelo seu braço denomina-se:
a- Instante
b- Momento
c- Força
d- Trabalho
12- Um peso de 35 libras localizado para traz do plano de referencia tem um braço de 40 polegadas.Isto significa que:
a- A força é de – 1400 ib.pol
b- O momento é de + 1400 ib.pol
c- O instante é de -1400 ib.pol
d- O trabalho é de + 1400 ib.pol
14- O peso que esta indicado nas especificações da aeronave é que consiste do peso da aeronave mais o seu conteúdo (carga), denomina-se:
a- Peso total
b- Peso calculado
c-Peso de trabalho
d- Peso máximo
15- O peso da aeronave que é constituído pelo peso da célula, grupo motopropulsor, equipamentos necessários, lastro fixo, fluido hidráulico e óleo residuais denomina-se:
a- Peso mínimo
b- Peso Vazio
c- Peso estrutural
d- Peso de estocagem
16- Subtraindo do peso _____________ o peso ________
obtemos a __________ da aeronave:
a- Total, mínimo, tolerância
b- Maximo, vazio, carga útil
c- Calculado, estrutural, carga inútil
d- De trabalho, de estocagem, carga útil
17- O Maximo de óleo e combustível, bagagem, piloto, co-piloto, membros da tripulação e passageiros constitui:
a- Lotação total
b- Capacidade útil
c- Pés permitido
d- Carga útil
18- O centro de gravidade de uma aeronave em sua condição de peso vazio denomina-se:
a- Centro de gravidade de peso liquido
b- Centro de gravidade de peso leve
c- Centro de gravidade de peso vazio
d- Centro de gravidade descarregado
19- Como é denominado a variação permissível entre os limites máximo e mínimo do C.G:
a- Deslocamento do C.G
b- Passeio do C.G
c- Trabalho do C.G
d- Distorção do C.G
20- Devemos carregar o C.G de modo que o C.G fique fora dos limites especificados pelo fabricante. Esta afirmativa é:
a- Correta
b- Duvidosa
c- Errada
d- Correta dependendo do tipo da aeronave
21- A secção transversal da asa, do bordo de ataque ao bordo de fuga, denomina-se:
a- Plano de referencia
b- Eixo longitudinal
c- Corda aerodinâmica média
d- Braço da asa
22- Ao se pesar uma aeronave, os pontos sobre as balanças no qual o peso está concentrado denomina-se:
a- Pontos de apoio
b- Pontos de carga
c- Pontos de pesagem
d- Pontos de concentração
23- O peso de combustível zero é o peso de uma aeronave carregada:
a- Com combustível
b- Com 3/4 de capacidade de combustível
c- Com 1/2 da capacidade de combustível
d- Sem combustível
24- A quantidade de combustível que deve ser apresentada no relatório de peso e balanceamento quando a aeronave é carregada para uma verificação extrema é denominado:
a- Combustível útil
b- Combustível máximo
c- Combustível residual
d- Combustível mínimo
25- A quantidade de óleo apresentada nas especificações da aeronave como capacidade de óleo é denominada:
a- Óleo total
b- Óleo residual
c- Óleo nominal
d- Óleo funcional
26- Ao se fazer a passagem de uma aeronave com o tanque de óleo cheio, o peso do óleo deve ser subtraído da leitura obtida para se chegar ao peso vazio real:
a- Isto depende da densidade de óleo
b- Isto é correto
c- Isto depene da temperatura ambiente
d- Isto é errado
27- Na pesagem da aeronave o peso de todos os itens extras tais como macacos e calços sobre a plataforma da balança de pesagem denomina-se:
a- Excesso de peso
b- Tora
c- Excesso de carga
d- Tara
28- A designação L2T da indicação de avião:
a- Monomotor de treinamento
b- Bimotor de treinamento
c- Monomotor turbo hélice
d- Bimotor turbohélice
29- O peso máximo de uma aeronave:
a- É único
b- Depende da carga
c- Pode variar de acordo com a categoria que a aeronave vai operar
d- Depende do C.G
30- Um equipamento na mesma posição do ponto de referencia tem o braço igual:
a- A distancia do equipamento ao C.G
b- Zero
c- Ao abraço da C.G
d- Ao abraço da aeronave
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