sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Curso de Mecânico de aeronaves estará em grande evento do setor profissional.



Foto
Projeção de estande que estará no Riocentro: seis alunos do SENAI demonstram como são treinados
Com um crescimento a taxas médias anuais de 10% a 15% no país, a aviação civil demanda mão-de-obra cada vez mais qualificada e atualizada, o que levou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) a criar um curso técnico de manutenção de aeronaves. Seis alunos do curso estarão na Olimpíada do Conhecimento, de 9 a 14 de março próximo, no Riocentro, no Rio de Janeiro, demonstrando como são treinados.

O curso de manutenção de aeronaves foi criado em julho de 2009, na Escola SENAI de São José, na região metropolitana de Florianópolis. Tem duração de dois anos e oferece três habilitações: aviônicos, que trata dos comandos e eletrônica embarcada; célula, sobre a estrutura das aeronaves, e moto propulsor, dedicado à área mecânica. A primeira turma será diplomada em junho de 2011. (clique em "Mais informações" para continuar lendo a matéria)


A área de demonstração do curso na Olimpíada do Conhecimento contará com um avião Embraer Bandeirante, torre de controle, motores e peças aeronáuticas, além de quatro televisões apresentando vídeos de voos panorâmicos, pousos e decolagens. A ideia é enfatizar a preocupação do SENAI com novas tecnologias e com o setor de infraestrutura. 

“Há necessidade muito grande de mão de obra na manutenção de aeronaves. A qualificação no segmento certamente suprirá o setor de logística, dando suporte ao crescimento econômico”, destaca o diretor regional do SENAI de Santa Catarina, José Arruda. 

Segundo ele, o peso da logística no custo total de um produto nos Estados Unidos é de 8%, enquanto no Brasil tal participação atinge 28%, pelas deficiências na infraestrutura e na qualificação de pessoal. “O que queremos é colocar a experiência do SENAI nesse segmento. Há notório reconhecimento na nossa capacidade de formação de recursos humanos. Vamos colocar esta expertise num setor da economia que necessita de avanços”, diz Arruda.

Informa que companhias aéreas validaram in loco o modelo de curso adotado na escola de São José. Outro avanço do ponto de vista pedagógico é a obtenção da aeronave Bandeirante para a formação dos técnicos, a mesma que estará na Olimpíada. A excelência do corpo docente também é um diferencial reconhecido, de acordo com o diretor regional do SENAI.  “Grande parte dos professores é oriunda da aviação militar. Há foco, nos cursos, para a disciplina e a responsabilidade”, explica José Valcir de Souza, coordenador dos cursos aeronáuticos da escola de São José. Ele próprio é suboficial reformado da Aeronáutica e liderou equipes de manutenção dos aviões da Presidência da República nos governos Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva

O curso de manutenção de aeronaves do SENAI é homologado pelo Ministério da Educação e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Após ampla pesquisa junto a empresas aéreas, a escola do SENAI de São José reforçou a grade curricular com três manuais da Anac que regem os cursos técnicos de manutenção. Assim, além de sistemas de combustíveis, eletricidade, peso e balanceamento, os alunos dos três cursos têm matérias como metrologia, legislação ambiental, segurança no trabalho, gestão de pessoas, inglês técnico para aviação e matemática. “Trata-se de um avanço importante. Quando um aluno que não passou pelo SENAI é contratado por uma empresa, necessita de reforço de capacitação. Se esse aluno for da nossa escola, chegará com aprendizado prático”, explica Souza.

O superintendente de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal da Anac, Sidney Lage Nogueira, esteve na escola de São José e disse ter gostado do que viu. “Sabemos que o SENAI é uma escola de excelência e passou com méritos pelo processo de certificação da Anac. É importante destacar a qualidade das instalações e dos equipamentos oferecidos nos cursos. A escola de São José é uma referência”, ressalta Nogueira.

Fonte: http://www.senai.br/olimpiada/


** leia mais sobre o curso do Senai/SC clicando aqui.





4 comentários:

Unknown disse...

Caro colega Eliseu,
em momento algum houve discriminação com os cariocas.
É só uma notícia!!!!
Quanto a sua indignação acerca de não haver um curso de manutenção aeronáutica no SENAI do Rio de Janeiro, aconselho-o a entrar em contato com a FIRJAN e com o SENAI/RJ.
Eu já escutei um papo que o SENAI de Macaé/RJ está iniciando o planejamento para montar o curso (só escutei!!!).
Mas tem uma outra coisa, o Rio de Janeiro possui algumas das ótimas escolas de aviação de civil do Brasil. Informe-se por aí e inicie seus estudos.

Grande abraço,
Heinz S. Burda Filho

DGUEDS disse...

PORQUE NÃO TEM O CURSO EM PORTO ALEGRE?JÁ QUE A VARIG FOI A PIONEIRA NO SEGUIMENTO NO PAÍS COM REFÊNCIA INTERNACIONAL.

Rodrigo Gaspar disse...

Caro amigo Heinz, voçe saberia me dizer quando vai ter um evento sobre aviação aqui no Rio de Janeiro?? Um grande abraço !!!

Unknown disse...

Com certeza o Sr. Valcir gostaria de ter dado capacitação prática aos seus alunos, mas infelizmente o que vimos no Senai São José (2011 a 2012) foi uma lástima. Os alunos não tiveram aula prática como prometido no curso (um motor de barco foi utilizado para provas práticas) e o estágio nunca foi disponibilizado. Sem falar da "bolsa" subsidiada pela ANAC que foi "suspensa" em 2012, forçando a maioria dos alunos a desistir do curso.As instalações precárias e inseguras do pavilhão que abrigou o curso no segundo semestre não condizem com a propaganda que o SENAI pretende passar aos estudantes! Mas tudo deteriora neste país e a propaganda enganosa tornou-se escancarada!!!