A Embraer se prepara para entregar o primeiro Emb-190GV para a Força Aérea Brasileira. O FAB 2590, designado militarmente como VC-2 e batizado de "Bartolomeu de Gusmão" será operado pelo Grupo de Transportes Especiais (GTE) e servirá a Presidência da República.
Serão dois VC-2 (FAB 2590 c/n 0214 e FAB 2591 c/n 0277) que irão substituir os clássicos Boeings 737-200 (VC-96) utilizados para deslocamentos nacionais e regionais, bem como aeronaves de apoio em grandes deslocamentos.
Encomendados em meados de 2008, os dois Emb-190 fabianos precisaram passar por algumas adequações para estarem aptos as missões de transporte presidencial. Com autonomia maior que seus pares civis, os VC-2 foram internamente configurados com espaços reservados para reuniões e descanso do Presidente e sua comitiva, limitando o número de passageiros para aproximadamente 35. A tecnologia embarcada para navegação e comunicação foi especialmente instalada para servir com segurança ao primeiro mandatário da nação.
Externamente os VC-2 do GTE receberam uma pintura diferenciada do restante da frota VIP do esquadrão, e ostentam duas faixas diagonais em verde-amarelo na parte frontal da fuselagem.
Há pouco mais de 20 anos era inimaginável cogitar na possibilidade de uma aeronave Embraer substituir um Boeing como Força Aérea 001. Esperamos que os VC-2 possam substituir a altura os dois VC-96 que certamente irão deixar boas lembranças, pela confiabilidade e segurança.
( Foto: Rubens Barbosa Filho © - SJK 22/09/2009 - www.AeroEntusiasta.com.br )
Nenhum comentário:
Postar um comentário