Todos sabemos que, ao natural, voar ainda é uma exclusividade dos pássaros. Pois bem, o homem criou diversas maneiras de invadir os céus. Inventou o avião, o helicóptero, o pára-quedas, a asa delta, o foguete espacial, entre outros equipamentos, e mudou a forma de vencer distâncias, de se sentir livre, de ver o mundo. No entanto, para satisfazer o desejo de tirar os pés do chão firme, é preciso informação, treinamento, prática e, claro, uma licença, algo que só um curso de pilotagem pode fornecer. Algo fora do alcance de grande parte dos interessados. Mas, ao contrário do que pensa a maioria, essas aulas não estão mais ao alcance apenas dos muito ricos.
Popularizar a prática do voo com qualidade na formação e com mensalidades plenamente acessíveis é uma das metas do curso de piloto privado que o SENAI/SC – São José iniciará no próximo mês. A instituição, que já conta com o Curso Técnico de Manutenção de Aeronaves, extremamente elogiado por todas as parcelas do setor aéreo, agora amplia seu nicho de formação de mão de obra qualificada com a implantação de cursos de piloto de avião e de helicóptero, incluindo os cursos de piloto privado, civil e IFR. No SENAI/SC São José, onde a parte teórica do curso será ministrada, o aluno contará com uma estrutura ímpar, a mesma que os alunos do curso de mecânico de avião já contam. Já a parte prática do curso será realizada em parceria com o Aeroclube de Santa Catarina, situado em São José.
O curso de piloto privado, por exemplo, terá turmas de segunda a sexta e turmas de sábado, com duração máxima de seis meses (parte teórica). A parte teórica inclui as cinco matérias tradicionais: meteorologia, regulamento de tráfego aéreo, navegação aérea, conhecimentos técnicos e teoria de vôo; e ainda, as disciplinas que serão inseridas futuramente pela ANAC nas avaliações: medicina aeronáutica, segurança de vôo e regulamentação da aviação civil. Feito o teste físico, o aluno já poderá iniciar, paralelamente, as aulas práticas. Concluídas as 35 horas de vôo regulamentares, é realizada uma prova prática com um “checador” homologado pela ANAC. Se for aprovado, o aprendiz ganha o brevê de piloto privado, que lhe permite voar com aviões monomotores sobre regras de vôo visual (rios, campos etc). Porém, para explorar a atividade comercialmente, ou se tornar instrutor, o aprendiz terá de fazer o curso de piloto comercial. Nesse caso, o curso prático consiste de 150 horas de vôo, além da parte teórica, que o SENAI/SC São José também formará turmas em breve.
* Para maiores informações sobre os cursos do SENAI/SC, acessem www.sc.senai.br ou liguem para (48) 33819200 ou 33571750.
* A homologação dos cursos foi publicada no Diário Oficial da União do dia 09/10/2009, seção 1, página 26 (link para o DOU).
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