quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Banca ANAC - Aviônicos (minha impressão)

Pessoal, a formalidade foi cumprida.
Acabo de prestar a banca da Anac de Aviônicos, requisito exigido para que um recém-formado possa se candidatar às vagas do mercado.
Agora, pretendo fazer a de Célula no mês que vem, pois ainda estou no aguardo do envio da documentação pela escola à Anac.
Bom, como prometido, deixo aqui os temas que constaram em minha prova de aviônicos. Acredito que não adianta estudar SÓ o que vocês lerem aqui, pois as questões são aleatórias, mas é sempre bom estar antenado com o que anda caindo com mais frequência.
Vamos lá....
Das 20 questões do básico:
- conectores elétricos;
- fiação (regras a respeitar);
- geradores;
- ferramentas (chave combinada, alicates, macetes, limas);
- corrosão, tratamento;
- borrachas (buna-S, buna-N, butyl);
- associação de resistores;
- conexões e tubulações;
- Porcas, parafusos, esticadores, rebites especiais e sistemas de frenagem.

Das 40 questões de Aviônicos:
- Diodos especiais (DIAC, TRIAC, SCR, LDR, Túnel, PIN);
- Transistores (polarização, ganhos, Zin e Zout);
- Transistor de passagem;
- CI's
- semicondutores (portadores, polarização)
- Sensores
- Osciladores (indutância e capacitância dividida);
- Instrumentos (RMI, HSI, Bússola, Tacômetros, Manômetros, Velocímetro, Termômetro ar externo, caixas de instrumentos)
- Sistemas (Pictorial, ILS, Girodirecional, ATC)
- Sistemas de partida de motores (inercial e engrazamento direto)
- Modulação (FM, AM e SSB) - conceitual apenas

Bom, posso ter esquecido alguma coisa, mas o principal foi isso aí.
Em básico acertei 16, em Aviônicos 39.

Agora é dar uma relida em Célula e marcar a prova.
Grande abraço a todos,
Quem precisar de algum esclarecimento maior, basta me enviar um e-mail que respondo (hangardoheinz@yahoo.com.br)
Heinz - 24/08/2011

3 comentários:

José Fernandes disse...

Muito bem Heinz ! arrebentou hein !!
Parabéns.

Unknown disse...

Obrigado Prof Fernandes...

ps: na verdade, acho que estou "chutando" melhor que os atacantes do meu time, o Avaí!!!! (rsrsrsrsrsr)

Grande abraço,

José Fernandes disse...

hehehehe... Avaí tá mal hein ? Mas acho que vc acerta que eles.