Os
descarregadores de eletricidade estática têm as seguintes funções nos aviões:
1
-
contribuem para eliminar interferências de radio dissipando eletricidade
estática para a atmosfera em baixo nível de corrente, eles também dissipam a
eletricidade estática que possa interferir com o sistema de comunicação e de
navegação.
2
-
protegem os sistemas eletrônicos, pois, os mesmos suportam uma ddp (diferença
de potencial) muito menor que a produzidas pelo raio. Se não houvesse proteção,
os sistemas parariam.
3
- A tendência da descarga é sair pelas
extremidades da aeronave, como ponta de asa, ponta de profundor, ponta de flap,
ponta de hélice e etc.
É
comum aviões serem atingidos pelos raios, mas como estão imersos no ambiente
ionizado, o raio passa pela carcaça metálica, que forma uma "gaiola de
Faraday", e continua a descida em direção ao solo, sem afetar os
instrumentos de bordo, pois, os descarregadores de estática trabalham
praticamente eliminando a energia estática gerada pelo forte atrito causado
pela passagem do raio . Quando um raio cai sobre a tela, cada
"quadrícula" da malha metálica funciona como uma espiral de bobina. A
reação do raio torna o campo eletromagnético dentro da gaiola nulo, desviando
para a Terra a corrente gerada. Os engenheiros de aeronaves também realizam
testes com a carcaça dos aviões e verificam qual material suporta e distribui
melhor essa descarga. Se isso não for feito, um relâmpago em pleno voo pode
causar imensos problemas, desde curtos-circuitos à falha total do sistema de
comando, bombas de combustível...etc.
4
- protegem o avião contra as descargas,
pois a gaiola de Faraday é muito eficaz contra o campo eletromagnético do raio,
mas não contra a energia estática gerada tanto pelo atrito do avião com o ar e
também pela passagem do raio.
O
vento contra a aeronave (Arrasto) é o suficiente para causar energia estática,
pois, quando a aeronave está em direção oposta ao vento natural, isso causa
atrito, e com isso o avião fica carregado eletricamente com um sinal oposto ao
do vento, nesse caso, os descarregadores equilibram novamente o avião evitando
o acúmulo excessivo de estática.
Os
descarregadores são tão importantes que somente o atrito causado pelo vento
contrário já seria o suficiente para fazer com que os equipamentos de
navegação, entre outros, sofressem sobrecarga.
O
equipamento usado para verificar se os descarregadores de estática funcionam é
o MEGÔMETRO.
Autor: José Eduardo Nogueira Alves, via http://www.manutencaodeaeronaves.eng.br
3 comentários:
Deixo tb como sugestão, a leitura da postagem feita pelo Lito lá no A&M:
http://www.avioesemusicas.com/aviacao/faq/perguntas/nita-pergunta/
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