terça-feira, 29 de setembro de 2009

Apertem os cintos... o piloto ou o controlador dormiu!!!!!!


Piloto culpa torre por problemas em aterrissagem em Florianópolis. No momento em que a aeronave entraria na pista teve de dar lugar para outra sair. (clique em "mais informações" para ler a matéria)


Uma aeronave teve de suspender a aterrissagem no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, nesta segunda-feira. O avião da Ocen Air deveria aterrissar na cidade às 7h10min, mas o comandante suspendeu a operação pois um avião de outra empresa estava prestes a decolar.

Segundo o que foi comunicado aos passageiros, o Fokker MK-28, voo 6173, já tinha recebido autorização para pousar quando teve de arremeter. O comandante sobrevoou Florianópolis por 20 minutos até poder, enfim, aterrissar. Ele pediu desculpas antes e depois do pouso.

O avião com lotação de 100 passageiros quase esgotada partiu de Chapecó às 6h10min e tinha escala prevista para as 7h10min em Florianópolis. Durante a aproximação final ao aeroporto Hercílio Luz, o comandante informou à tripulação e passageiros que havia obtido a autorização para pouso, mas em seguida foi obrigado a suspender.

Apesar das condições meteorológicas adversas, com neblina e chuva, a manobra não chegou a causar pânico aos passageiros, que notaram apenas que o trem de pouso do avião havia sido acionado durante a aproximação final e recolhido com a arremetida.

Ainda enquanto o avião sobrevoava Florianópolis para aguardar nova autorização, os passageiros e a tripulação foram surpreendidos com a justificativa dada pelo comandante.

— Ele disse que houve um "erro imperdoável da torre" porque havia um avião na pista — confirma o diretor administrativo da Casan, Antônio Varela do Nascimento, que retornava da terra natal.

O voo aterrissou com 20 minutos de atraso em relação ao horário previsto. O comandante voltou a pedir desculpas antes do desembarque dos passageiros, citando novamente um "erro da torre de controle".

O comandante do voo não registrou a reclamação na sala do Serviço de Informações Aeronáuticas do aeroporto Hercílio Luz. O voo seguiu para São Paulo com destino final em Brasília. O avião que estava sobre a pista no momento da primeira tentativa de pouso pertencia a outra companhia aérea.

O fato não chegou ao conhecimento da gerência operacional da Infraero, que não é responsável pelo controle do tráfego aéreo. O trabalho de controle do espaço aéreo é executado pela Aeronáutica e o chefe do tráfego aéreo, capitão Minichiello, confirmou que houve uma "arremetida" na manhã desta segunda, mas não detalhou qual voo e quais as circunstâncias do fato.

— Iremos investigar por meio da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes e Incidentes no Espaço Aéreo (Sipacea), que concentra todas as informações. Mas essa é uma acusação grave — relata.


Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário: