segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA NA MANUTENÇÃO AERONÁUTICA

Caros leitores, depois de ler o artigo na revista da TAM (postagem anterior sobre fatores humanos na manutenção - clique aqui), percebi que era preciso estudar um pouco sobre os diversos manuais, publicações e documentos que compõem  uma Documentação Técnica.
Sabemos que os mecânicos aeronáuticos devem conviver "muito bem" com diversos manuais publicados pelo fabricante da aeronave para que a operação e a manutenção seja feita de modo correto e seguro. Além disso, é importante salientar que tais documentos devem estar devidamente atualizados com as últimas divulgações feitas pelo fabricante.
Os manuais devem proporcionar ao operador da aeronave um conhecimento amplo sobre os seguintes pontos: operação; manutenção; reposição de peças; e a ciência de novas modificações e/ou alterações ocorridas na aeronave.
Tais publicações podem ser apresentadas de várias formas (dependendo do fabricante), mas normalmente seguem o seguinte diagrama:
(clique para ampliar)
Percebe-se que os "documentos da manutenção" principais são divididos em 5 grupos:
- Manuais de Operação: descreve a operação da aeronave com segurança, respeitando suas limitações e procedimentos normais e de emergência.
- Manuais de Manutenção: garante o emprego, a segurança e a disponibilidade para o voo. Ex: Manual de Esquemas Elétricos etc.
- Manuais de Aprovisionamento e Identificação: identificação de peças, sistemas e ferramentas especiais e um guia de acondicionamento delas.
- Manuais Informativos (Especial): comunicar informações referentes à segurança, falhas, desgastes e modificações.
- Manuais de Instrução: formar e reciclar técnicos assegurando a operação e a manutenção adequada. *** Normalmente não possuem caráter oficial no programa da aeronave.

Bom, espero que os leitores que ainda estão nos estudos (assim como eu) tenham tido uma certa noção do que encontrarão pela frente quando estiverem trabalhando numa empresa de manutenção correta. Documentação técnica é algo muito sério na aviação.

*** Leia a postagem sobre "ATA 100"

2 comentários:

sergio disse...

Tenha 514 canais em sua casa www.tvdigitalnopc.com.br

Mariana Vargas disse...

Olá! Gostaria de saber em quais fontes bibliográficas, documentais eu posso encontrar informações a respeito dos tipos de manuais de manutenção e operação de aeronaves existentes. Este artigo ajudou muito a entender a tipologia desse tipo de documento, mas gostaria de mais informações a respeito e além disso saber se existem obras que tratem do assunto. Obrigada.