Pessoal, recebi esse e-mail e compartilho aqui com todos....
B727-100 Salve-se quem puder!
105 assentos, 360 passageiros!
Esta história aconteceu em 1972, no final da guerra do Vietnã... (clique em MAIS INFORMAÇÕES para continuar essa história espetacular)
O avião era um Boeing 727-100 da World Airways, enviado para a retirada de refugiados que estavam em Da Nang, até então uma cidade no Vietnam do Sul onde havia uma base militar norte americana.
A bordo do avião, além da tripulação, estava o presidente da empresa, Edward J. Daly, dois jornalistas e um cameraman. O embarque dos refugiados transcorria em ordem, com as tropas vietnamitas locais fazendo um cordão de isolamento em torno do 727. Porém, rumores de que tropas inimigas se aproximavam rapidamente da base começaram a se espalhar, e o que era um embarque relativamente organizado tornou-se uma grande confusão, com a multidão em pânico, tentando embarcar. Percebendo que a situação estava fugindo ao controle, Daly ordenou ao Cmt. Kenneth Healy para iniciar imediatamente os procedimentos para a decolagem.
O 727, por ter seus três motores na cauda, e em posição elevada, não oferece maiores riscos às pessoas nas proximidades. Assim que os motores foram acionados, a multidão entrou em pânico, receando ser deixada para trás. A confusão se instalou, com soldados empurrando mulheres e crianças que tentavam embarcar. Soldados abriram fogo atingindo a aeronave e uma granada foi lançada sob a asa, causando danos no trem de pouso e parte dos flapes. Ainda em velocidade reduzida, o avião se dirigiu à pista de decolagem enquanto refugiados e soldados lutavam entre si para subir no avião pela escada traseira, sendo ajudados e puxados pelos que já estavam a bordo.
De acordo com o Cmt. Healy, eles estavam com aproximadamente nove mil quilos acima do peso máximo de decolagem, o que é bastante. Havia provavelmente 360 pessoas dentro de um avião configurado para 105 passageiros! Na cabine, 268 pessoas, entre “passageiros” e tripulantes, se espremiam enquanto cerca de 80 a 90 pessoas viajavam no compartimento de carga, cujas portas permaneceram abertas durante todo o voo! Testemunhas disseram que durante a corrida e fase inicial de decolagem, pessoas foram caindo do avião, já que no desespero, vários tentaram viajar no compartimento dos trens de pouso. Não foi um voo fácil, pois vários problemas surgiram. A escada traseira do 727 permaneceu parcialmente estendida. Os trens de pouso principais não foram recolhidos uma vez que havia danos causados pela explosão da granada, além disso, recolhê-los significaria um risco àqueles que estavam espremidos no compartimento das rodas. Dois terços do flape interno da asa esquerda também estavam danificados devido à granada, e o avião não pode ser pressurizado, sendo o voo realizado a 10.000 pés de altitude. Apesar do tremendo aumento no consumo, a tripulação finalmente pousou o 727 com segurança em Saigon, restando pouquíssimo combustível nos tanques.
Anos mais tarde o Cmt Healy assumiu a vice presidência da World Airways, sempre elogiando o Boeing 727 pela sua excelente performance, confiabilidade e resistência.
Este site tem as imagens gravadas , desde a decolagem ate o pouso:
World Airways Evacuation From Da Nang To Saigon 1975 from PhuongBui on Vimeo.
Pessoal, segundo informações extraídas do site Aerofórum, tal fato ocorreu no dia 28/03/1975 no final da Guerra do Vietnã e é contado nos livros: "The Fall of Saigon" de David Butler e "The Boeing 727 Scrapbook" de Len e Terry Morgan (1978). O voo durou 1h30 de Danang à Saigon, no total de 500 milhas ao norte de Saigon, em vez dos habituais 50 minutos de voo.
Segundo tópico do Airliners, a aeronave seria o Boeing 727-173, da World Airways, prefixo N692WA (cn 19506). Por último, se tornou N938UP e depois WFU após 2008, antes passando por diversas empresas, inclusive a Faucett do Peru e a UPS.
Fonte: e-mail recebido de Rogério "Cegonha" Gonçalves e site Aerofórum
4 comentários:
Magnifico post.
Tenha 514 canais em sua casa www.tvhd.com.br
[url=http://freewebs.com/activemindsucdavis/apps/profile/101737854/][IMG]http://maximalblog.net/AZIPICS/2012-05-07_00197.jpg[/IMG][/url]
[b]Buy azithromycin online in the uk[/b]
[url=http://freewebs.com/cashotamonuments/apps/profile/101737854/]Where can i buy z pack online[/url]
[b]Buy azithromycin with no prescription[/b]
[url=http://freewebs.com/wsesgarden/apps/profile/101795147/]Buy azithromycin 500mg no prescription[/url]
Zithromax (azithromycin) is known as the component all around the classification of drugs called macrolide anti-biotics. Zithromax fights bacteria within the childs body.
Zithromax can feel the treatment of diverse various kinds of difficulties a result of bacteria, what I mean inhaling problems, epidermis disease, head difficulties, and venereal illness.
Zithromax can also be utilized for uses not promoted in script drugs guide.
[url=http://freewebs.com/ednarrow/apps/profile/101737854/][IMG]http://maximalblog.net/AZIPICS/2012-05-07_00213.jpg[/IMG][/url]
[url=http://freewebs.com/gmbjhu/apps/profile/101795147/]Azithromycin online pharmacy no prescription[/url]
gonorrhoea and purchase generic azithromycin 250mg online
[url=http://freewebs.com/monitortvri/apps/profile/86418920/]Buy azithromycin with no prescription[/url]
The prescription antibiotic Zithromax must be used to make the treatment of various common infections, along the lines of bacterial infections and venereal disease. By decreasing bacteria's ability to help make protein and affecting peptide activity, the medicine might actually help stop bacteria from continuing to stay at and cause infection systems. Zithromax also comes in either tablet form or when you're a liquid suspension and really is licensed to get used in both young and old.
Postar um comentário