quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

GOL desenvolve programa para gestão de resíduos de manutenção de aeronaves


Gol Linhas AéreasSão Paulo, 11 de Fevereiro de 2010 - GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, desenvolveu um programa próprio para a gestão de resíduos provenientes da manutenção de aeronaves em suas bases operacionais. Atualmente, oito bases da empresa já estão utilizando o programa para destinar 100% de seus resíduos, e outras 18 estão em estágio adiantado de implementação. A companhia mantém estudos para reproduzir a mesma experiência em todos os aeroportos nos quais opera.  

"Depois de termos estruturado um programa próprio de tratamento de efluentes e resíduos sólidos em nosso Centro de Manutenção em Confins (MG), que é referência na indústria, queremos reproduzir experiência semelhante nos processos realizados nos aeroportos", conta Alberto Correnti, Diretor de Manutenção da GOL. Em seu Centro de Manutenção, a GOL segue a rígidos padrões ambientais: todo o óleo e efluentes químicos produzidos durante o processo de manutenção são tratados antes do descarte de forma a não prejudicar o meio ambiente.  

Para limpeza interna das aeronaves, a companhia utiliza toalhas industriais que são lavadas por empresas especializadas para evitar qualquer tipo de desperdício. Também, desde 2003, a GOL adotou o método de lavagem a seco para a superfície das aeronaves, usando apenas 10% da água habitualmente utilizada nas lavagens comuns. 

Além de ser ambientalmente correta, alinhada às políticas de responsabilidade ambiental da companhia, a gestão de resíduos estendida às bases, permite maior controle à GOL em relação ao consumo e utilização de materiais. Em consonância com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), a metodologia dá destinação diferenciada e adequada para cada tipo de resíduo gerado nos processos de limpeza e manutenção. No ano de 2009, mais de 14 toneladas de resíduos passaram por tratamento até sua destinação final, o que representa cerca de 30% do total (os outros 70% são tratados por terceiros). Em um futuro próximo, pretendemos tratar 100% dos resíduos gerados nesses processos. 

O tratamento de resíduos provenientes da manutenção de aeronaves, sempre foi uma preocupação da companhia, que até então o fazia nas bases operacionais por intermédio da administração aeroportuária. "O desenvolvimento de um processo próprio, que está totalmente alinhado às legislações ambientais e melhores práticas da indústria, é um passo importante para a GOL", diz Correnti. A medida antecipa a tendências na gestão ambiental na indústria da aviação: "Ao centralizar o processo com a própria companhia, fazemos esse tema ser mais um ponto de nossa gestão ambiental e política de sustentabilidade", complementa o Diretor de Manutenção da GOL.

Fonte: GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Assessoria de Imprensa (press-release)

2 comentários:

mcneawe disse...

useful content discover here straight from the source louis vuitton replica Discover More Here that site

stinoos disse...

replica nappy bags gucci replica handbags b2m17c2j76 replica bags ebay replica ysl bags australia replica hermes bags m4v94b6r66 replica bags from china free shipping replica bags ebay read the full info here b6x59j7g56 replica prada nylon bags