quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Segurança em pauta na OACI.


A OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) divulgou intenção de criar um novo Sistema de Gestão da Segurança, com abrangência internacional. O objetivo da medida é reduzir o número de acidentes aéreos em todo o mundo, sem deixar de levar em conta as particularidades de cada região no momento de estabelecer as políticas de segurança a serem seguidas. Por enquanto, porém, não há data definida para que as novas regras da OACI sejam colocadas em prática.
O novo sistema da OACI deve estipular normas e regras mais rígidas que, na prática, exigirão que governos de todo o mundo apresentem mudanças elevando o nível de segurança nas operações de voo de seus países. As mudanças em estudo pela OACI deverão conter, inclusive, regras específicas para prevenção de qualquer tipo de incidentes aéreos, como também padrões para identificar falhas e riscos potenciais nas operações de voo.
Os recentes avanços tecnológicos na indústria do transporte aéreo, tanto nas aeronaves como nas operações em solo, tornaram obsoletas algumas das normas da OACI ainda em vigor. Por esse motivo, a atualização das regras de segurança é considerada fundamental por vários profissionais do setor.
Em 2008, de acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o índice de acidentes na aviação regular foi de 1,76 para cada 1 milhão de voos realizados. O resultado é elevado quando comparado à média global, de 0,4 acidente para cada 1 milhão de voos, e mesmo ante à média sul-americana, de 1,04 acidente para cada 1 milhão de voos.
A agência, porém, acredita que a partir do ano que vem, os dados brasileiros deve refletir melhora significativa, desde que não ocorra mais nenhum acidente de grandes dimensões. A meta da ANAC é chegar a uma média de 1 acidente por milhão de voos já em 2011. Para a OACI, índices até duas vezes superiores à média mundial são considerados aceitáveis.
Fonte: Aeromagazine
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A Organização da Aviação Civil Internacional ou OACI, também conhecida por sua sigla em inglês, ICAO (International Civil Aviation Organization), é uma agência especializada das Nações Unidas criada em 1944 com 190 países-membros. Sua sede permanente fica na cidade de Montreal, Canadá.
* Objetivos
Seus principais objetivos são o desenvolvimento dos princípios e técnicas de navegação aérea internacional e a organização e o progresso dos transportes aéreos, de modo a favorecer a segurança, a eficiência, a economia e o desenvolvimento dos serviços aéreos.
Desenvolve também um trabalho importante no campo da assistência técnica, procurando organizar e dar maior eficiência aos serviços de infra-estrutura aeronáutica nos países em desenvolvimento. Essa assistência é prestada por meio de equipes de especialistas, enviados aos diversos países para organizar e orientar a operação dos serviços técnicos indispensáveis à aviação civil, e de bolsas de estudo para cursos de especialização.

* Histórico
A Convenção sobre Aviação Civil Internacional (Convention on International Civil Aviation), ou Convenção de Chicago, assinada em 7 de dezembro de 1944 na cidade de Chicago, Estados Unidos, estabeleceu a criação de uma organização para regulamentar a aviação civil internacional. Com isso, criou-se em 6 de junho de 1945 uma organização provisória até que o tratado entrasse em vigor.

* Códigos ICAO
Tanto a ICAO como a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) têm seus próprios de códigos para designar aeroportos e companhias aéreas. O sistema da ICAO usa quatro letras para aeroportos e três letras para companhias. Talvez em um futuro próximo a IATA utilize os mesmos códigos do padrão ICAO.
A ICAO também é responsável por criar códigos alfanuméricos para aviões, que podem conter três ou quatro caracteres. Estes códigos identificadores geralmente são utilizados em planos de vôo. Como exemplo, um Boeing 747, dependendo de sua série, é designado de B741, B742, B743, etc.
Além disto, a ICAO provê identificações e designações para operadores de aviões mundialmente. Este código consiste em uma identificação de três letras, e uma ou duas palavras. Estes geralmente são similares ao nomes das companhias operadoras dos aviões. Como exemplo, um identificador da Aer Lingus é EIN e sua designação é Shamrock, enquanto a Japan Airlines International é JAL e Japan Air. Desta maneira, um vôo número 111 pode ser codificado como "EIN111" e falado ao rádio "Shamrock 111" (callsign), enquanto um vôo com o mesmo número da Japan Airlines International seria "JAL111" e pronunciado "Japan Air 111".

* Escritórios Regionais
A ICAO tem sete escritórios regionais, atuando em nove regiões:
Ásia e Pacífico: Bangkok, Tailândia
Oriente Médio: Cairo, Egito
África Central e Ocidental: Dacar, Senegal
América do Sul: Lima, Peru
América do Norte, Central e Caribe: Cidade do México, México
África Oriental e Setentrional: Nairobi, Quênia
Europa e Atlântico Norte: Paris, França

Fonte: Wikipédia

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