domingo, 27 de março de 2011

A troca de um pneu de avião.

Cuidar de pneus de aviões é coisa séria. Os pneus dianteiros podem ter até 11 recauchutagens antes de ser descartados, mas os traseiros, que sofrem mais impacto pelo peso do avião, apenas 5.
Após 100 voos, chega a hora de trocar o pneu - um processo simples para profissionais, mas que requer muita prática e habilidade.

Apenas 15 minutos! É quanto os mecânicos precisam para trocar uma roda de avião. Veja o vídeo abaixo:

1. Não é só estacionar no posto: é preciso isolar a área, calçar as rodas e fechar portas - isso é para evitar que a fuselagem entorte quando o avião é erguido.
2. A peça-chave para trocar o pneu do avião é um grande macaco hidráulico chamado de malabar. Primeiro, acionado manualmente, ele é só encaixado na aeronave.
3. Uma mangueirinha passa a pressão interna de um pneu para o malabar (vulgo "king-kong") - é tanta pressão que ele consegue erguer o avião. Com o avião suspenso, é retirado o pneu que não está conectado.
4. A porca que segura a roda é solta com a ajuda de um equipamento hidráulico. Recomenda-se tirar a roda com ajuda de um suporte - cada uma delas pode pesar até pelo menos 200 kg.
5. A roda tem de ser colocada ainda com seu pneu desinflado. Com a roda encaixada e presa, o freio é desativado para verificar se ela gira normalmente. Depois, a porca é presa outra vez.
6. Com o avião ainda suspenso, o novo pneu é inflado. E não se usa ar comprimido, mas nitrogênio, que não congela na altitude e demora mais a sair do pneu.
Fonte: Super Interessante via Blog Isso & Outras Coisas

Abaixo, indico esses vídeos que tratam de diversos assuntos ligados ao pneu (tipos, composição, montagem, enchimento etc "in english"):

Um comentário:

sergio disse...

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