segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sobre o curso de mecânico de aeronave do Senai/SC




No próximo dia 20, completo 1 mês que estou frequentando o Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves do Senai São José/SC. O Senai/SC foi uma das 3 instituições, juntamente com a companhia aérea Gol e a fabricante de aeronaves experimentais Edra, escolhidas pela ANAC para realizarem uma significante reestruturação dos cursos de mecânico de aeronaves. O resultado disso foi o surgimento de uma escola ícone para o segmento e que já está chamando a atenção de todos os participantes desse mercado a nível nacional.
Vejo que diversos fatores foram de grande importância para que o projeto aprumasse para o destino certo:
1) o Senai é uma instituição de altíssimo gabarito, unindo seriedade, credibilidade e capacidade na formação de mão de obra qualificada;
2) o setor empresarial, através da FIESC, está começando a abraçar o projeto, vislumbrando-se, "quem sabe", o surgimento de um pólo aeronáutico na região; e por fim
3) ao grupo de profissionais formado que se responsabilizarão pela formação dos futuros técnicos (mecânicos). Tais profissionais possuem vasta experiência e vontade em ver o setor aéreo maior e melhor.
Pois bem, eu, que sempre fui mais crítico que acrítico, tenho que confessar que depois desses 30 dias iniciais de curso, todas as minhas expectativas foram superadas. Percebo que o que se está montando no Senai São José/SC é algo que propiciará um grande salto de qualidade na formação de mão de obra para o setor aéreo.
Parabenizo aqui, a todos que abraçaram a causa, nas pessoas do diretor do Senai/SC, Sr. Valério Duarte; do empresário César Olsen; e do Coordenador do Curso Técnico de Manutenção em Aeronaves, José Valcir de Souza.
Cabe a nós, alunos, agora abraçarmos de vez essa causa para que o sucesso seja pleno. Estudar, estudar e estudar.

ps: para aqueles que quiserem saber mais sobre o curso, visitem o portal do Senai/SC. www.sc.senai.br

Abs,
Heinz Burda Filho

10 comentários:

Alfredo disse...

Boa noite Heinz,
queria parabenizar pelo ótimo blog, com informações realmente úteis para quem está iniciando.
Na verdade irei iniciar o curso em Novembro,aqui em São Paulo mas já vivo os momentos de ansiedade esperando a data.

Unknown disse...

Alfredo, li seu comentário no blog do Lito me identifiquei um pouco com seu momento. Estamos buscando algo novo e melhor para nossas vidas. Parabéns pela decisão e sucesso no seu curso. Aguardo mais visitas suas.

Abs,
Heinz

José Fernandes disse...

Muito bom o seu blog amigo! É sempre muito gratificante encontrar entusiastas da aviação neste país. Sem dúvida o trabalho desenvolvido pelo Senai SC vem sendo uma referência para o ensino brasileiro de aviação civil. Precisamos unir esforços para multiplicar essa consciência entre os mais jovens que estão chegando ao mercado de aviação para que busquem sempre o aprimoramento.
Um grande abraço.

Fernandes
http://fernandes-aerobrasil.blogspot.com

José Valcir de Souza disse...

Heinz, parabéns pela iniciativa do blog, sabemos que a aviação precisa de profissionais de qualidade, e, o SENAI entra de forma decisiva no campo da AVIAÇÃO para oferecer QUALIDADE, já tradicional em outras áreas, e agora também no meio AERONÁUTICO, parabéns a vc e seus colegas que puderam ter o privilégio de iniciar juntamente com a instituição e seus profissionais esta nova fase.
um abra
Valcir

Christian disse...

Boa noite!!!!!
Gostaria de parabenizá-lo pela idéia do blog, é muito importante para o desenvolvimento de todos que aqui descrevem suas experiências na área da aviação e, principalmente o entusiasmo com o futuro da nossa profissão de mecânico de manutenção aeronáutica que é uma área que cresce mais a cada dia no Brasil, dando oportunidades cada vez melhores para o bom profissional, dedicado, competente e conciente da importância do seu trabalho, profissionais estes que serão forjados, lapidados, moldados por toda a equipe do SENAI-SC da unidade de São José.
Um Abraço.
Christian, professor de Aerodinâmica do SENAI-SC.

Unknown disse...

Aos professores Valcir e Christian,
obrigado pelo incentivo.

José Valcir de Souza disse...

O SENAI SC em SÃO JOSÉ, estará na OLIMPIADA DO CONHECIMENTO 2010, 08 a 14 de março de 2010, no RIO CENTRO, apresentando os CURSOS TÉCNICOS EM MANUTENÇÃO DE AERONAVES do SENAI SC em SÃO JOSÉ para todo o BRASIL e paises AMERICANOS que estarão na WORLK SKILLS AMÉRICA.
De 05 a 08 de outubro de 2011 estaremos na WORLD SKILLS MUNDIAL, em LONDRES, com professores e alunos do SENAI SC em SÃO JOSÉ nos dois eventos.
um abra
Valcir

Unknown disse...

Heinz,
PARABÉNS PELA INICIATIVA DO BLOG, É UMA FORMA DE DIVIDIR AS EXPECTATIVAS E OS SENTIMENTOS COM OS COLEGAS E AMIGOS , ATRAVÉS DO SEU BLOG QUERO MANIFESTAR A ALEGRIA E O CONTENTAMENTO EM TER PARTICIPADO DA OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO 2010, JUNTO COM VOCÊS MEUS AMIGOS E NOSSOS MESTRES QUE A TODO MOMENTO ESTAVAM CONOSCO.
OBRIGADO AMIGOS CHEGAMOS NO RIO COMO COLEGAS E SAÍMOS TODOS COMO IRMÃOS SUPERAMOS NOSSAS DIFICULDADES E EXPECTATIVAS E FECHAMOS O EVENTO COM CHAVE DE OURO E SENSAÇÃO DE MISSÃO CUMPRIDA, LEVAMOS O CORAÇÃO E A TORCIDA DAQUELES QUE FICARAM DANDO CONTINUIDADE AO PROCESSO. E FIQUEI MUITO SURPRESA E EMOCIONADA QUANDO UM DE NOSSOS COMPANHEIROS ME ABORDOU NA CHEGADA DO SENAI E DISSE:
- EU VI UMA REPORTAGEM COM VOCÊS E ME EMOCIONEI.
ISSO VALEU TODO ESFORÇO QUE TIVEMOS PARA QUE A MISSÃO FOSSE CUMPRIDA COM SUCESSO.

'ANIMO FORTE E RESISTÊNCIA AS ADVERSIDADES.'

OBRIGADO A TODOS
KARYNA

Anônimo disse...

Como e onde posso fazer o curso?

Unknown disse...

Cara colega "anônimo",
esse curso do Senai só está disponível na cidade de São José/SC (grande Florianópolis/SC). Mas sei que outras unidades do Senai estão providenciando a implantação deste curso.
Se moras perto de São José/SC ou queres fazer que num um amigo meu, que se mudou pra cá só para fazer o curso, ótimo. Agora, se estás longe e queres ainda assim iniciar o curso, entre no site da Anac e procure por escolas homologadas.
Obrigado pela visita e espero ter ajudado.
Abraço