O trabalho do Mecânico de Manutenção na aviação civil é fundamental para a segurança e o bom desempenho das aeronaves. Nem sempre é possível vê-lo em atividade, mas a importância dessa profissão vai além do que se imagina.
As Especialidades | |||
São três as especialidades que você poderá optar : | |||
GMP (Grupo motopropulsor) - Com esta especialidade você estará habilitado a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores, e com todos os sistemas dos grupos moto-propulsores. CEL (Célula) - Esta é a especialidade que trabalha com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos. Também é nesta habilitação que você vai poder trabalhar na estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a conhecida fuselagem da aeronave. AVI (Aviônicos) - Esta habilitação permite que você trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio-comunicação, sistemas elétricos e de radar. | |||
Pré-requisitos para a categoria Mêcanico | |||
Para se tornar um mecânico você precisa concluir com aproveitamento um curso homologado pela ANAC, dentro de uma das habilitações (GMP, CEL ou AVI) , em uma entidade (escola) autorizada também pela ANAC. A duração aproximada do curso será de 13 meses para cada habilitação. | |||
Mecânico De Manutenção Aeronáutica | |||
| |||
Habilitações De MMA | |||
| |||
Como se Inscrever em Curso Homologado | |||
Para se inscrever no curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica você vai precisar do seguinte: 1. Ter no mínimo 18 anos, a serem completados até o final do curso; 2. Ter Nível Médio (antigo 2º grau) adquirido em estabelecimento de ensino público ou privado, devidamente autorizado. Atenção para os documentos que você precisa ter: A- Para candidatos brasileiros: 1. Ficha de Inscrição/matrícula preenchida, (fornecida pela escola ou aeroclube) 2. Comprovante de conclusão do nível médio. 3. Título de eleitor (maiores de 18 anos) 4. CPF dos alunos (maiores de 18 anos) 5. Certificados de Reservista ou Alistamento Militar 6. 01 fotografia 3x4 recente 7. Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, se for o caso. Outros que se façam necessários, a critério da unidade de instrução. B- Para candidatos estrangeiros 1. Ficha de inscrição/matrícula 2. 01 fotografia 3x4 recente. 3. Passaporte 4. Outros, a critério da unidade de instrução profissional.
| |||
Após o Exame da ANAC | |||
O próximo e último passo é a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT) que você poderá solicitar se: 1. Ter sido aprovado no exame da ANAC; 2. Comprovar experiência profissional mínima de três anos em empresa de manutenção homologada pela ANAC, com vínculo empregatício. 3. Preencher requerimento apropriado, junto a Gerência Regional de Aviação Civil (GER) ou Seção de Aviação Civil (SAC) mais próximos de você. Para você que é de Curitiba basta procurar o Escritório de Aviação Civil (EAC-CT). |
Um comentário:
g1c63d7d90 c4r11r8q24 q0j10w6n47 u3w74w5c21 o4i60x8m78 o3r05p5r48
Postar um comentário