quarta-feira, 14 de julho de 2010

AVIÔNICOS

A simples observação do painel de controle de uma aeronave moderna nos mostra que sem a eletrônica provavelmente o avião não sairia do chão. Dezenas de indicadores digitais, tubos de raios catódicos, comunicadores, e mesmo ponteiros acionados por sistema eletro-mecânicos, nos mostram que tão importante quanto a mecânica de um avião é a sua eletrônica.
De fato, desde a simples comunicação com a torre até o controle de todas as turbinas e elementos que garantem a sustentação de uma aeronave em voo envolvem eletrônica, e de uma forma extremamente sofisticada em alguns casos.
O profissional de aviônicos realiza testes operacionais em equipamentos e sistemas elétrico-eletrônicos de aeronaves; pesquisa avarias em sistemas de estabilização automática de voo, sistema de detecção e auxilio à navegação aérea, sistema de comunicações e sistema elétrico.
Opera equipamentos de testes utilizados na manutenção dos sistemas elétricos, eletrônicos e instrumentos de aeronave;
Conduz a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos eletrônicos, sistemas elétricos e instrumentos de aeronave.
Interpreta manuais e publicações de manutenção de aeronave, de equipamentos elétricos e eletrônicos de aeronave.
Efetua o registro e o controle das revisões, reparos e substituições de equipamentos elétricos e eletrônicos de aeronave.
São inúmeras funções, assim como os profissionais das outras especialidades (CEL e GMP) possuem as suas.
Provavelmente o blog passará a conter mais informações da área de Aviônicos, como dito na postagem anterior, mas farei o possível para deixar este espaço atraente para todos os profissionais e estudantes da manutenção aeronáutica. Conto a colaboração e sugestão de todos vocês.

Nenhum comentário: