Continuando... (para ler o primeiro post sobre o tema, clique aqui). Lembrando que esse post é mais uma colaboração do nobre amigo Castilhos.
Sistemas de Radar.
Olá a todos. Continuando o propósito de esclarecer um pouco sobre o RADAR e seus sistemas. Neste post vamos saber um pouco sobre definições e objetivos de RADAR PRIMÁRIO e SECUNDÁRIO. (clique em MAIS INFORMAÇÕES para continuar lendo)
Todas as técnicas pertinentes ao radar se difundiram em muitos ramos diferentes de sua aplicação original bem antes da Segunda Grande Guerra.
O termo “RADAR” é uma expressão americana: RADIO DETECTION AND RANGING”. Que em nosso idioma, lit.: ”RADIO-DETECÇÃO e ALCANCE” . Esta palavra “alcance” é no sentido de determinar o alcance de peças de artilharia. E o termo “detecção”, nos primórdios da invenção, era ocasionalmente substituído por “direção”, que no idioma inglês é “Direction-Finding”.
A técnica primária de Radar, da qual inúmeras outras evoluíram, é baseada em dois importantes fenômenos:
1- A energia de rádio incidente sobre uma descontinuidade da atmosfera é refletida pela descontinuidade.
2- Que a velocidade de propagação das ondas de rádio é constante.
O estudo destes fenômenos levou a transmissão (TX) de pulsos regulares de energia de rádio.Com este fator medindo-se distâncias pelo tempo de ida e volta dos pulsos de rádio.Há outras técnicas de TX e RX (transmissão e recepção) de pulsos de rádio que levaram a sistemas que ,embora baseados no radar,não são verdadeiramente radares.Exemplos o Omega.Gee,Oboe e outros tantos.
Estes são puramente sistemas de medição de distâncias.E que mais tarde abordaremos.
Bom, há um parente bem próximo do radar primário que ao contrário não usa a reflexão da energia do pulso de rádio transmitida. É tão importante que requer tratamento diferenciado.
É o radar Secundário de Vigilância. Que no idioma inglês é “SECONDARY SURVEILLANCE RADAR” ou abreviada “ SSR”. Às transmissões de pulso de energia do solo são recebidas pelas aeronaves, detectadas e decodificadas no transponder (O equipamento XPDR) da aeronave. O transponder (XPDR) da aeronave por sua vez transmite então pulsos codificados de volta ao solo depois de um curto retardo ajustado e prefixado.
Sendo portanto um grande beneficio operacional acrescido ao radar primário. E que veremos mais adiante. No próximo post um pouco da história do Radar.
CASTILHOS- ALUNO MMA-AVIÕNICA IV-SENAI-SC
Referências: SKOLNIK, M.I., Introduction to Radar Systems, McGraw-Hill Primeira Edição 1962
TO BE CONTINUED...
5 comentários:
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