quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

SIMULADOS MMA BANCA ANAC - Vamos praticar (01)

Pessoal, vamos praticar!!!!
Deixem suas respostas no campo comentários/participações (logo abaixo do post) e aguardem o gabarito.
Vou dar ênfase ao Módulo Básico (que é o que anda "pegando" nas últimas bancas, segundo os comentários). Aqueles que quiserem simulados específicos de Aviônicos, GMP e/ou Célula, basta acessar o menu superior do blog e ir em "Downloads", mas aviso que também postarei baterias de questões especializadas por aqui. Para aqueles que quiserem acessar os simulados já postados por aqui, clique aqui.
Para iniciar, 20 questões de Sistemas de Combustível:
(para acessar as 20 questões, clique em MAIS INFORMAÇÕES abaixo)
SISTEMAS DE COMBUSTÍVEL


1.             O chumbo tetraetil (TEL) é adicionado à gasolina para:
a-             Diminuir a octanagem
b-             Diminuir a potência necessária, reativa
c-             Melhorar a relação peso x velocidade
d-            Melhorar a performance do motor

2.             É a medida da tendência, de uma substância líquida, em vaporizar-se sob uma dada condição, este conceito se aplica a:
a-             Volatilidade
b-             Solubilidade
c-             Ponto de fulgor
d-            Fluidez

3.             As qualidades antidetonantes do combustível de aviação são designadas por graus. Quanto mais alto o grau, maior compressão o combustível poderá suportar sem detonar. Para os combustíveis que possuem dois números:
a-             O primeiro indica o grau para mistura pobre, e o segundo para a mistura rica.
b-             O primeiro indica o grau necessário de detonação, e o segundo o grau de resfriamento
c-             O primeiro indica o grau de mistura rica e o segundo para a mistura pobre.
d-            O Primeiro indica o grau de fluidez, e o segundo o grau de ponto de fulgor

4.             Uma vez que as células integrais são construídas dentro da estrutura da asa do avião, elas não são removíveis. Uma célula integral é parte da estrutura da aeronave, que é montada, de tal forma, que quando as costuras, fixadores estruturais e portas de acesso são devidamente vedadas, a célula suporta o combustível sem vazamento. Este tipo de construção é usualmente referido como:
a-             “asa seca”
b-             “asa fixa”
c-             “asa integral”
d-            “asa molhada”

5.             “Alimentam o combustível sob pressão para a admissão da bomba acionada pelo motor. Este tipo de bomba é uma parte essencial do sistema de combustível, particularmente em grandes altitudes, para manter pressão no lado de sucção da bomba acionada pelo motor, evitando que se torne baixa, a ponto de permitir a ebulição de combustível. Este conceito se aplica a:
a-             Bombas de apoio, axiais de acionamento mecânico
b-             Bombas de recalque, centrífugas de acionamento elétrico
c-             Bombas de segurança, de apoio centrífugo
d-            Bombas principais, com acionamento hidropneumático

6.             A instalação dos filtros de combustível é respectivamente:
a-             Os filtros são instalados nas entradas dos tanques e, freqüentemente, nos tubos de acionamento
b-             Os filtros são instalados nas saídas dos tanques, e nas entradas das cavernas das asas
c-             Os filtros são instalados nas entradas principais das pontas acionadoras.
d-            Os filtros são instalados nas saídas dos tanques e, freqüentemente, nos bocais de abastecimento.

7.             A localização de vazamentos e defeitos das partes internas do sistema de combustível, usualmente, depende da observação do:
a-             Indicador de pressão e operação de válvulas seletoras para determinar onde a pane existe.
b-             Indicador duplo de pressão de fluxo e das válvulas acumuladoras de pressão de entrada
c-             Indicador triplo e da operação do sistema central de acionamento de combustível
d-            Indicador único e operação das válvulas compartilhadoras dos tanques

8.             Uma partida quente ocorre quando o motor funciona, mas a temperatura dos gases de exaustão excede os limites especificados. Isso é usualmente causado por uma mistura de combustível/ar excessivamente rica, entrando na câmara de combustão. Por isso o combustível para o motor deverá:
a-             Ser diminuído a ponto de diminuir a temperatura dos gases de escapamento
b-             Ser observado até que diminua
c-             A observação se faz somente quando as partidas são feitas em dias muito quentes
d-            Ser cortado imediatamente.

9               O limite máximo permissível de água nos combustíveis de aviação é de:
a) 30 ml
b) 10 ppm
c) 30 ppm
d) 25,6 ppm

10 - O elemento adicionado à gasolina para melhorar suas características anti-detonantes é:
a) Chumbo Tetraetila
b) Brometo de Chumbo
c) Chumbo mais Dibrometo Etileno
d) Chumbo mais gasolina com alto teor sulfúrico

11            Os combustíveis líquidos são classificados em:
a) Puro e misturado
b) Volátil e não volátil
c) Versátil e não versátil
d) Viscoso e não viscoso

12           Característica importante do querosene JET A1
a.              Possui um alto poder de evaporação
b.             Pode ser operado em temperatura extremamente baixa
c.              Possui características que permite uma mistura de até 5% de gasolina
d.             Possui uma coloração definida independente da idade do petróleo utilizado na fabricação.

13           A coloração utilizada para a gasolina 100 / 130 ( AVGAS 100HL ) é:
a) Azul
b) Verde
c) Púrpura 
d) Vermelha

14           As condições de formação de gelo no carburador são mais severas quando o ar admitido contiver vapor d`água e o motor estiver operando numa faixa baixa de temperatura entre:
a) 7° C e 8° C
b) 8° C e 12° C
c) 12° C e 15°C
d) –1° C e 4° C

15           A detonação é uma combustão:
a) Rápida e suave 
b) Progressiva e suave
c) Progressiva e rápida
d) Instantânea e violenta

16           Fenômeno cujo o qual é provocado pelo contato da mistura ar / combustível com pontos quentes da câmara de combustão antes do tempo normal chama-se:
a) Pré-ignição
b) Ignição quente
c) Ignição adiantada
d) ignição de contato

17           Fluxômetro é um instrumento que tem por finalidade medir:
a) RPM
b) Tração
c) Consumo Horário
d) Consumo específico

18           A bomba principal de um sistema de alimentação por pressão é acionada:
a) Manualmente
b) Hidraulicamente
c) Por motor elétrico
d) Pelo motor do avião

19           O contaminante mais encontrado nos combustíveis é:
a) água
b) Impurezas
c) Surfactantes
d) Atividade biológica

20           A medida que se aumenta o grau de octanas no combustível de aviação, melhor será a característica:
a) Detonante
b) Anti-detonante
c) Estequiométrica
d) Energia cinética


*** Não se esqueça de deixar suas respostas e eventuais dúvidas no campo "PARTICIPAÇÕES (Comente aqui)" situado logo abaixo do post.

34 comentários:

Unknown disse...

Puxa vida galera...
ninguém vai participar do simulado...
Vamos lá pessoal... é só deixar o gabarito por aqui....
Vou aumentar o prazo para até amanhã...
Depois, postarei as respostas corretas...
Abraços,
Heinz

Unknown disse...

GABARITO:
01 - D
02 - A
03 - A
04 - D
05 - B
06 - D
07 - A
08 - D
09 - C
10 - A
11 - B
12 - B
13 - B
14 - D
15 - D
16 - A
17 - C
18 - D
19 - A
20 - B

Tunico disse...

Legal carinha, esse simulado pegou melhor que alguns por aí na web, que são bem facilzinho...
Tem que estudar, galerinha... segurança em primeiro lugar...

Felix Roberto disse...

Gostaria de Parabeniza-lo pelo seu útil blog cara.

Muito bom mesmo.

Serve pra nos alertar que a prova da ANAC só passa os que realmente estudam mesmo.

Muito obrigado por tudo.

Valeu

Anônimo disse...

não tem simulado para comissários??

Anônimo disse...

gostari de falar que esse material é de grande importância para nos que iremos fazer a prova da anac. Obrigado.

Anônimo disse...

gostari de falar que esse material é de grande importância para nos que iremos fazer a prova da anac. Obrigado.

salvador disse...

errei 04 acho q esta bom

Denys Oliveira disse...

parabens pela iniciativa! tenho certeza q irá me ajudar muito na anac, abraçoo!!

Ricardinho disse...

Olá, eu curso GMP, gostaria de saber se poderia me passar alguns simulados com as materias do curso Basico por E-mail ?

Antonio disse...

Cara muito bom, gostei muito e me mostrou que sempre temos alguma duvida.. errei 6 questoes por motivos de duvidas..

Paulo Sanches disse...

Parabens pela iniciativa !!...Abracao Brother !!!!

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa!
Acertei 19 e acredito que através da realização desses simulados a prova da ANAC tende a ficar cada vez mais "tranquila" rsrs

Unknown disse...

Heinz, vc e um cara genial, muito bom esses exercicios cara,santos dumont khe recompensara! To de sacanagem!!! Mas DEUS sim te abencoara por essa força e estimulo que vc nos passa,obrigado e boa noite mantenedor mor...

Anônimo disse...

Muito bom esse simulado.Já tinha esquecido dessa matéria.
Obrigado

Luiz aurelio disse...

Parabéns , que a sua estrada seja muito bem iluminada. Obrigado

Anônimo disse...

simulado bom pra caramba questoes bem elaboradas sem duvida ja ajuda a galera que quer passar na anac e seguir a carreira d mma parabens pra quem elaborou esse simulado

Anônimo disse...

corrigindo a questão 13 é letra A.
onde a 100 / 130 ( AVGAS 100 HL )
é de coloração azul

Anônimo disse...

Muito útil, obrigada!

Unknown disse...

Muito bom esse simulado, vai servir muito, só lembrando que a coloração da gasolina 100/130 (AVGAS 100HL)é verde

Para saber qual identificar qual o tipo de combustível para as aeronaves, foi criado cores para demarcar o seu nível de octanagem:

Entre 80 e 87 Avgas: vermelho
Entre 100 e 130 Avgas: verde
Entre 115 e 145 Avgas: roxo
100 LL: azul

Unknown disse...

DESCOBRI O SEU BLOG FAZ POUCO TEMPO, UMA FERRAMENTA MUITO ÚTIL, PELO MENOS PRA MIM ESTUDANTE DE M.M.A..VALEU!!!!

Matheus Lima disse...

Muito bom saber que existem pessoas que de espontânea vontade ajudam o próximo a chegar onde deseja. Parabéns pela iniciativa. Obrigado pelas informações que aqui encontrei, são e serão de muita utilidade !

Rodrigo Gaspar disse...

Muito bom relembrar a matéria !! Parabéns pelo trb !

Unknown disse...

Ola, poderiam me ajudar?.. Eu gostaria de saber se mudou alguma coisa de 2006 a 2014 em relação as provas da anac, material de estudo, alguma mudanças em relação a GMP e CEL.

Anônimo disse...

Parabéns pelo questionário,estou estudando para prova de GMP que vou fazer dia 10.03.15 obrigado!!!

Fernando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse...

Consulte a pg 5 do capítulo 4 combustível e sistema de combustível do módulo básico

Anônimo disse...

to na duvida a 9 nao seria 30 ml??

Anônimo disse...

Olá , queria dizer que gostei deste questionário. Muito bom, tirei só 60%, se fosse a prova real não teria passado mas fica experiência.

Fernanda Kim disse...

Achei bem legal esse site, muito bom para estudos. Parabens pela iniciativa.

Fernanda Kim disse...

vou aproveitar para tirar avionicos

Anônimo disse...

errei a 17 ela é pergunta de célula não tá muito pra pergunta de gmp não kk mais gostei das questão muito bom

yanmaneee disse...

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shogee disse...

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