segunda-feira, 15 de março de 2010

Marcos Pontes conhece curso técnico de manutenção aeronáutica.


m_marcospontessenai1203.jpgRio de Janeiro - O astronauta brasileiro Marcos Pontes visitou na sexta-feira (12), a Olimpíada do Conhecimento. Ele visitou o estande do curso de técnico em manutenção de aeronaves do SENAI/SC, onde observou o trabalho dos alunos que estão realizando a prova demonstrativa na ocupação de mecânica de aeronaves.

Oriundo de família humilde, em Bauru-SP, onde nasceu, Marcos Pontes começou a trabalhar aos quatorze anos como eletricista aprendiz da Rede Ferroviária para ajudar no orçamento de casa. O sonho de ser piloto se concretizou quando entrou para na Força Aérea Brasileira, onde se tornou piloto de combate, função que exerceu até 1998, quando foi selecionado pela Agência Espacial Brasileira por concurso público.

A partir de junho de 1998, Pontes deixou de exercer as funções militares para se tornar Astronauta, na NASA, em Houston-Texas, no Programa da Estação Espacial Internacional. Astronauta é uma função civil, e Marcos Pontes permanece como Astronauta da Ativa, até hoje, à disposição da Agência Espacial Brasileira, aguardando escalação para o segundo vôo espacial.

Em 2005, o astronauta foi convidado a participar como tripulante da Missão Centenário, criada pela Agência Espacial Brasileira, único órgão responsável do governo brasileiro pela administração de políticas e orçamentos do setor espacial no país. Os objetivos da missão eram realizar experimentos nacionais em microgravidade, incentivar o crescimento dessa área de pesquisa no Brasil, homenagear o herói Santos Dumont e promover o Programa Espacial Brasileiro. Em março de 2006 Marcos Pontes levou a bandeira do Brasil, pela primeira vez na história, em órbita da Terra.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC

Nenhum comentário: