quarta-feira, 25 de agosto de 2010

"- O SENAI e o prof. Valcir orgulham a aviação nacional." Prof. Fernandes.


Para quem não conhece o Prof. Fernandes, sugiro acessar o blog dele (http://fernandes-aerobrasil.blogspot.com/) que logo entenderão a importância e a credibilidade que tem uma opinião sua sobre a aviação.

Quando há exatos 12 meses atrás resolvi criar um blog, me espelhei no blog Aerobrasil (do Prof. Fernandes) e de outro amigo "virtual", o Lito (blog Aviões e Músicas). São dois ambientes que demonstram o real "mundo" da manutenção aeronáutica e o desejo que seus autores têm de verem uma evolução profissional cada vez maior no setor. Melhor dizendo, nas próprias palavras do Prof. Fernandes, "defendendo a integridade profissional da aviação civil brasileira". 

Como aluno ainda, pretendi e pretendo com esse blog, encontrar uma forma de "arquivar" e registrar os assuntos mais importantes ligados à manutenção, sob o ponto de vista de um mero aluno. E consequentemente, dividir isto com todos os entusiastas do setor.

Pois bem, voltando a afirmação de Fernandes, reproduzo abaixo todas feitas por ele aqui nesse mesmo blog, no espaço ao lado, no campo "DEIXE SEU RECADO".


"Fernandes: Estive em Florianópolis e visitei o SENAI São José, vocês estão de parabéns. Quando cheguei lá me senti em uma escola que conheci perto da Boeing em Seattle, as instalações me fizeram lembrar isso.


Fernandes: O SENAI e o prof. Valcir orgulham a aviação nacional.

Fernandes: Os instrutores do curso de MMA do SENAI possuem grande Know How sobre manutenção e os alunos devem aproveitar bastante esses conhecimentos,pois é raro reunir pessoas com essas qualidades em um único grupo de trabalho."
______________________________________________________________

Bom, o que tenho a falar????
Para quem não leu, releia por favor, e para quem já leu, relembre:

E agora???
Pois é, de nada adiantará o SENAI e o grupo de profissionais (professores e colaboradores) se esforçarem em propiciar uma infraestrutura excelente ao corpo discente (alunos), se estes não se esforçarem ao máximo para aproveitar tudo oferecido. Repito o que aqui já disse: "Num processo de transferência de conhecimento, de modo geral, 50% depende da instituição de ensino e os outros 50% dependem do aluno."

Tem muito aluno querendo tudo "mastigadinho", tudo "facilzinho", tudo "simplesinho", tudo "em portuguêsinho" etc etc ... sem contar que tem muito aluno que "demora demais" para entender o TAMANHO DA SERIEDADE E DA RESPONSABILIDADE que são exigidas na aviação. Esses alunos, contribuem com zero por cento, naquele cálculo de processo de conhecimento fifty-to-fifty e, por um simples cálculo matemático, em nada aproveitarão essa oportunidade de estarem estudando numa das melhores escolas de aviação civil do país.

Mas também tenho ciência que esse grupo de alunos é a minoria. A grande parte dos aprendizes está estudando e se preocupando cada vez mais em se inserirem no mercado de trabalho com um nível de qualidade que faça jus ao setor aeronáutico. Claro que, caso isso seja alcançado e o próprio mercado reconheça essa qualidade, isso será como um retorno positivo ao grande trabalho idealizado pelo Sr. Valcir, apoiado pelo Sr. Olsen e abraçado pelo SENAI São José/SC, na pessoa do Sr. Diretor Valério. 

Principalmente, será muito importante para mim, demonstrar ao Sr. Prof. Valcir, que toda a sua luta, seu desgaste, sua "política", sua "auto-motivação", e por que não, suas tristezas, não foram em vão. Assim como eu, muitos querem mostrar a ele o quanto valeu a pena passar por tantas "poucas-e-boas" para que um projeto "maluco" (para muitos) fosse transformado num curso de grande qualidade. Claro que sei identificar que ele pôde e ainda pode contar com um grupo extremamente qualificado de professores. Não é qualquer escola que possui:
- Prof. Gustavo (mais de 30 anos de aviação, chegando a trabalhar com as aeronaves que transportavam o Presidente da República);
- Prof. Queiroga (quase 30 anos de aviação, entre asas rotativas e asas fixas);
- Prof. Flávio (militar especialista aeronáutica e formado em direito. O cara que conheço que mais entende de normas e regulamentos da aviação);
- Prof. Rogério Bittencourt "Cegonha" (cara, esse maluco tem uma baita experiência na aviação civil. Electra, Europa, Africa, B727, etc);
- e mais... Prof. Rogério da BAFL, Prof. George, Prof. Christian,...
não vou conseguir citar todos........ sem contar o corpo docente do curso de pilotos..... também do mesmo nível, sensacional.

Ééé, essa galera aí, "comprou a briga" com o Valcir e ....

... e declarações com aquele teor, de pessoas como o Prof. Fernandes (profissional da TAP), já demonstram que a qualidade que a aviação civil deseja, o SENAI, o Valcir e os professores poderão e deverão oferecer.


Observações para leitores que se interessam em saber mais informações sobre o curso no SENAI:
- site do SENAI daqui: http://sc.senai.br/
- pesquisem no meu blog sobre o curso, que encontrarão muitos detalhes.
- já há alunos de outras cidades do Brasil que estão fazendo o curso aqui.
- novas turmas sempre no início de cada semestre.
- extra-oficial: pelo que sei, outras unidades do SENAI no Brasil estão montando esse mesmo curso. As mais adiantadas, Goiânia e Recife.
- quaisquer dúvidas, mandem-me por e-mail ou deixem um recado ao lado, na caixa de diálogos do blog.

Abraço e sucesso a todos,
Heinz S. Burda Filho
aluno PP/MMA-Aviônicos
SENAI São José/SC
hangardoheinz@yahoo.com.br

Nenhum comentário: