domingo, 3 de abril de 2011

PROBLEMAS DE VISÃO NA MANUTENÇÃO AERONÁUTICA

Pessoal, recebi um questionamento semana passada acerca das consequências de um mecânico de aeronaves possuir um problema na visão relativamente sério. O caro leitor gostaria de saber o seguinte:

"- Bom a minha dúvida é a seguinte: eu só enxergo de um olho e do outro nada. Gostaria de saber se isso impedirá futuramente a minha participação na seleção de uma empresa?"

Bom, como todos sabem, ainda sou um mero estudante (como a maioria dos leitores desse blog) e não sabia responder tal indagação, daí resolvi pedir ao amigo Prof Fernandes, do blog AeroBrasil, que dese uma passada por aqui para tirar a dúvida desse leitor, que acabou se tornando minha e de outras pessoas também. Veja a resposta do Prof Fernandes:

"Prezado, se vc tem 50% da visão , ou seja, uma vista está totalmente comprometida e aoutra está em perfeitas condições, vc poderá trabalhar em algumas áreas da manutenção , mas com limitações. Se vc trabalhar em uma área de inspeção talvez a eficiência do trabalho fique comprometida , pois 95% das atividades de inspeção requerem inspeções visuais e nesse caso vc não poderia trabalhar nessa área. Se vc já trabalha em manutenção de aeronaves talvez seja o caso de realocá-lo para executar atividades que não requeiram tanta precisão em inspeção. De qualquer forma, um comprometimento da visão humana pode interferir na questão da segurança e em fatores humanos isto pode ser considerado como um fator que possa levá-lo a cometer algum erro na execução das tarefas. De qualquer forma não há nada que impeça vc de exercer a função de mecânico, mas há sim limitações a serem observadas."

Agradeço a participação do Prof Fernandes e também a pergunta do caro leitor (que infelizmente não se identificou).
Reitero que o blog AeroBrasil é "link" obrigatório na lista de favoritos de todos os entusiastas da aviação, principalmente os que estão iniciando na área da manutenção. Acesse http://fernandes-aerobrasil.blogspot.com/

Nenhum comentário: