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O TCAS (Traffic Collision Avoidance System), ou simplesmente “Sistema de Alerta Anti-colisão de Tráfego” é um sistema anti-colisão usada em aeronaves destinadas a reduzir a incidência de colisões aéreas entre aeronaves. Ele monitora o espaço aéreo em torno de um avião para outras aeronaves equipadas com um transponder ativo correspondente, independentemente do controle de tráfego aéreo. Os pilotos são avisados da presença de outra aeronave pelo transponder equipado com o TCAS acoplado e que possam representar uma ameaça de colisão em pleno ar (MAC). É um tipo de sistema anti-colisão de bordo criado pela OACI a ser instalados em todas as aeronaves no mundo, com um peso máximo de descolagem (MTOM) acima de 5.700 kg (12.586 lbs ) ou autorizados a transportar mais de 19 passageiros.
Definição oficial da PANS-ATM (Nov/2007): ACAS / TCAS é um sistema baseado em aviões de vigilância por radar secundário (SSR) que emite sinais de transponder operando independentemente de equipamentos de terra para dar conselhos aos pilotos das aeronaves em um potencial conflito que está equipado com transponder SSR.
TCAS I - É o instrumento de aviso de conflito da primeira geração da tecnologia anti-colisão. É mais barato, mas menos capaz do que o moderno sistema TCAS II e destina-se principalmente para uso na aviação geral. O sistema TCAS I é capaz de monitorar a situação do tráfego em torno de um avião (com um alcance de cerca de 40 Nm) e oferecem informações sobre o rumo e altitude aproximada de outras aeronaves. Ele também pode gerar avisos de colisão em forma de "Aviso de Tráfego” (ou Traffic Advisory – TA). O TA avisa os pilotos que outra aeronave está em sua vizinhança próxima, anunciando o "Tráfego em Trânsito", mas não oferece qualquer solução sugerida, cabendo aos pilotos decidirem o que fazer, geralmente com a ajuda de Controle de Tráfego Aéreo. Quando uma ameaça já passou, o sistema anuncia a mensagem "Clear Of Conflict” (Conflito Já Ultrapassado).
TCAS II - É o instrumento de aviso de conflito da segunda e atual geração de TCAS. É usado na maioria das aeronaves da aviação comercial. Oferece todos os benefícios do TCAS I, mas também vai oferecer diretamente ao piloto, instruções orais para evitar o perigo, conhecido como "Resolução Consultiva" (RA). A ação de correção pode ser sugerida pelo aviso corretivo, sugerindo a mudança da velocidade vertical anunciando ao piloto o aviso "Descend, Descend” (descer, descer),“Climb, Climb” (subir, subir) ou o aviso "Adjust Vertical Speed, Adjust" (ajuste a velocidade vertical, ajuste). Por contraste, um aviso de RA preventivo podem ser emitidos, ao que simplesmente avisa aos pilotos que não se desvie da sua velocidade vertical presente, anunciando “Monitor Vertical Speed” (monitore a velocidade vertical) ou “Maintain Vertical Speed”(mantenha a velocidade vertical). O sistemas TCAS II coordenar alertas antes de emitir os avisos de comandos aos pilotos, de modo que se uma aeronave for instruído a descer, o outro aviso costuma ser dito para subir e maximizar a separação entre as duas aeronaves.
A partir de 2006, a aplicação que só poderia atende aos padrões do ACAS II estabelecidas pela ICAO foi a versão 7.0 do TCAS II, produzidos por três fabricantes de aviônicos: Rockwell Collins, Honeywell e ACSS (Aviation Communication & Surveillance Systems, uma empresa de comunicação da Thales Avionics L-3).
Após a colisão no ar em Überlingen (01 julho de 2002), estudos têm sido feitos para melhorar a capacidade do TCAS II. Como resultado, em 2008 as normas para a versão 7.1 do TCAS II foram emitidas. Esta versão será capaz de emitir reversões RA em encontros coordenados, em um caso de a aeronave não seguir as instruções original RA (proposta de mudança CP112E). Outra mudança nesta versão é a substituição do aviso ambíguo “Adjust Vertical Speed, Adjust” (ajuste a velocidade vertical, ajuste) com o aviso "Level Off” (nível off), para evitar resposta inadequada por parte dos pilotos (proposta a ser alterada no CP115).
TCAS III - É o instrumento de aviso de conflito da “próxima geração” e está sendo uma tecnologia em evolução constante pelas companhias de aviação como a Honeywell. O TCAS III incorpora melhorias técnicas ao sistema TCAS II, e teve a capacidade de oferecer notícias sobre o trânsito e resolver os conflitos de tráfego utilizando diretivas de manobras horizontais e verticais aos pilotos. Por exemplo, em uma situação de quase colisão de frente, uma aeronave pode ser direcionado pelo aviso: "Turn Right, Climb” (vire à direita, suba), enquanto o outro seria direcionado pelo aviso: “Turn Right, Descend” (vire à direita, desça). Isso agiria para aumentar ainda mais a total separação entre as aeronaves, em ambos os aspectos horizontais e verticais. Diretivas horizontais seriam úteis em um conflito entre dois aviões próximos ao chão, onde pode haver pouco ou nenhum espaço de manobra vertical.
Fonte: Blog do Cmte. Fred Mesquita (Arquivos aeronáuticos)
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