quarta-feira, 20 de abril de 2011

Frenagem com arame de segurança.

Caros colegas, todos que fazem um curso de manutenção aeronáutica se deparam um dia com a aula (prática) de como se fazer uma frenagem de um parafuso e/ou porca.
Tá beleza, mas depois desse aula, os alunos só voltarão a fazer isso quando entrarem numa empresa... certo????
Pois bem, trago aqui 3 vídeos sobre o tema para todos irem relembrando.

Abaixo, esses dois vídeos em inglês (vá treinando!!!! rsrsr) sobre técnicas de "Lockwire". Sensacional os dois vídeos. 
"Aluno de manutenção que se preze, já deve sair da escola usando o arame de freno para limpar os dentes". (hehehe).
Quem quiser se aprofundar mais nos estudos e saber onde está a regulação dessas técnicas, CLIQUE AQUI e leia o AC 43-13 1B, que é o "papa" para muitas técnicas de reparação na manutenção aeronáutica.
Observações pertinentes:
- existem outros métodos de frenagem (contrapino, arruelas/porcas autofreno etc)
- cuidado com a geração de F.O.D.s durante a utilização.
- isso é o tipo de coisa que quanto mais prática, melhor.
- alguns acidentes podem ocorrer, como por exemplo, um arame desses, entrar debaixo da sua unha (uhuuu).
- cada mecânico possui uma técnica "sua" e que a acha "a melhor" para fazer "o freno".

"FAMILIARIZAÇÃO" DO DIA (EC135)

(clique na imagem ou AQUI)
Fonte: Flight Global
>>> clique AQUI para as demais "familiarizações".

sexta-feira, 15 de abril de 2011

SISTEMA DE ALERTA ANTI-COLISÃO DE TRÁFEGO (TCAS)

clique em "MAIS INFORMAÇÕES" para ler o artigo.

"FAMILIARIZAÇÃO" DO DIA (EMB-190)

Pessoal, inicio hoje uma série de postagens com imagens de diversas aeronaves para que todos os leitores, quer estejam iniciando ou não na área da aviação, possam "familiarizar-se" (pelo menos virtualmente, via computador) com os mais sensacionais "equipamentos" criados pelo homem.
A primeira aeronave que escolhi, o Embraer 190.....vejam abaixo e cliquem para ampliar... abraços.
Fonte: Flight Global

terça-feira, 12 de abril de 2011

ENCONTRO DE ULTRALEVES DE FLORIANÓPOLIS/SC - 21/04/2011

FLORITAPEMA: “DIA DE ENCONTRO DE ULTRALEVES DE FLORIANÓPOLIS” APOIO: SENAI-SC

Na véspera e a caminho do Encontro de Itapema, meu caro Comandante (e entusiasta da aviação), Floripa quer passar com você o “Dia de Encontro de Ultraleves de Florianópolis” e ALMOÇAR com você. E lhe vai oferecer um show todo especial de paraquedistas, com formações de tirar o fôlego. Os garotos da escolinha do Cmte. Prof. Alceu, que estão numa faixa etária de 8 a 15 anos, lhe mostrarão os resultados inacreditáveis dessa iniciativa inédita, que já os deixa prontos para o curso de PP, por exemplo. Aeromodelistas se orgulharão de lhe exibir seus modelos mais avançados. Universitários de Joinville lhe trarão o barco catamarã movido a energia solar que construíram e com o qual acabam de vencer a competição nacional Desafio Solar Brasil. O “Memorial Zé Perri” o deixará encantado com a evocação ao piloto-escritor Antoine de Saint Exupèry (“O Pequeno Príncipe”), que a partir de 1920 costumava frequentar Floripa na rota dos aviões da pioneira Aeropostale/Latécoere. O SENAI-SC, patrocinador do evento, lhe mostrará as suas iniciativas no campo do ensino aeronáutico.
A sua visita a Floripa, meu caro Comandante 
(e entusiasta da aviação), será motivo de muita alegria para todos nós do Aeroclube da Bela e Santa Catarina! Estamos esperando você, de braços abertos!

BOB COSTA
Coordenador Geral

O evento será realizado no dia 21 de abril de 2011, das 08 às 17 horas, no Aeroclube de Santa Catarina, Código ICAO SSKT, que fica na Cidade de São José/SC, na Estrada Geral da Colônia Santana, s/n, Bairro Sertão do Imaruim, telefone (48) 3257.0400.


*** Lembrando que nos dias 22, 23 e 24 seguintes, haverá o encontro de ultraleves de Itapema, na sua nona edição.


para maiores informações, CLIQUE AQUI.

Crazy Boeing 737 Crash Landing

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Recall na Webjet por recomendação da Boeing (devido ao ocorrido com a Southwest)

Empresa possui 24 aviões do modelo 737-300, o mesmo que sofreu pane da Southwest Airlines; três têm chassi convocado para "recall".
(releia aqui a postagem sobre o caso da Southwest)
A Webjet atenderá a recomendação da Boeing e fará a revisão de três aeronaves de sua frota. Ao todo, a companhia possui 24 modelos Boeing 737-300, o mesmo que apresentou um defeito durante um voo da Southwest Airlines na última sexta-feira. A maioria das aeronaves não precisará ser revisada, pois não está na série que foi convocada para nova inspeção pela Boeing.
O procedimento é muito semelhante a um “recall” de veículos. A fabricante de aeronaves divulga o modelo e o número de série das aeronaves que terão que ser inspecionadas. Por isso, apenas três aeronaves da Webjet foi enquadrada pela Boeing no “recall”.
A companhia informou que as aeronaves já fazem inspeções regularmente, mas que farão uma nova revisão assim que a Boeing emitir as orientações para a realização do procedimento. Até lá, as aeronaves continuam em operação.
A falha
Durante voo da Southwest Airlines um buraco na fuselagem do aeronave forçou a companhia aérea a realizar um pouso de emergência nos Estados Unidos. Os passageiros ouviram um barulho e puderam ver o buraco no meio da cabine, de acordo com informações da Reuters.
Após o incidente, a Boeing recomendou a revisão de algumas unidades do mesmo modelo. O Boeing 737-300 começou a ser operado em 1984.
Fonte: Portal Ig, via blog Direto da Pista

terça-feira, 5 de abril de 2011

FAA ordena inspeção nos Boeing 737 (e vídeo)

WASHINGTON - A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) disse nesta segunda-feira que ordenará a inspeção em 175 Boeing 737 em todo o mundo, depois da ruptura da fuselagem de um desses aparelhos da Southwest Airlines, que obrigou a um pouso de emergência.

"A FFA emitirá amanhã (terça-feira) uma diretriz de emergência aos operadores de modelos Boeing 737 por danos de uso", anunciou o organismo regulador em comunicado.

O incidente
Um voo da Southwest Airlines foi obrigado a fazer um pouso de emergência na sexta-feira no Arizona (sul dos Estados Unidos) depois que um buraco foi detectado na fuselagem do avião.
O voo 812 declarou uma emergência por falta pressurização na cabine e pousou sem problemas em Yuma, Arizona, 40 minutos depois da decolagem.

"Depois de pousar com segurança em Yuma, a tripulação do voo descobriu um buraco na parte superior da aeronave", informa a Southwest em um comunicado. Nenhum dos 118 passageiros ficou ferido, mas uma aeromoça sofreu um leve ferimento ao descer do avião.

O avião seguia de Phoenix, Arizona, para Sacramento, Califórnia.

Um total de 81 aviões Boeing 737 foram retirados de circulação para passar por "inspeção rigorosa" depois que uma aeronave foi obrigada a fazer um pouso de emergência por ter um buraco na fuselagem, anunciou a companhia aérea americana Southwest Airlines. A Southwest Airlines informou em um comunicado que trabalha com a Boeing em um programa de inspeção dos 81 Boeing 737 em questão, que não voarão até nova ordem.
Fonte: JBonline

Veja um vídeo com a aeronave sendo analisada.

domingo, 3 de abril de 2011

PROBLEMAS DE VISÃO NA MANUTENÇÃO AERONÁUTICA

Pessoal, recebi um questionamento semana passada acerca das consequências de um mecânico de aeronaves possuir um problema na visão relativamente sério. O caro leitor gostaria de saber o seguinte:

"- Bom a minha dúvida é a seguinte: eu só enxergo de um olho e do outro nada. Gostaria de saber se isso impedirá futuramente a minha participação na seleção de uma empresa?"

Bom, como todos sabem, ainda sou um mero estudante (como a maioria dos leitores desse blog) e não sabia responder tal indagação, daí resolvi pedir ao amigo Prof Fernandes, do blog AeroBrasil, que dese uma passada por aqui para tirar a dúvida desse leitor, que acabou se tornando minha e de outras pessoas também. Veja a resposta do Prof Fernandes:

"Prezado, se vc tem 50% da visão , ou seja, uma vista está totalmente comprometida e aoutra está em perfeitas condições, vc poderá trabalhar em algumas áreas da manutenção , mas com limitações. Se vc trabalhar em uma área de inspeção talvez a eficiência do trabalho fique comprometida , pois 95% das atividades de inspeção requerem inspeções visuais e nesse caso vc não poderia trabalhar nessa área. Se vc já trabalha em manutenção de aeronaves talvez seja o caso de realocá-lo para executar atividades que não requeiram tanta precisão em inspeção. De qualquer forma, um comprometimento da visão humana pode interferir na questão da segurança e em fatores humanos isto pode ser considerado como um fator que possa levá-lo a cometer algum erro na execução das tarefas. De qualquer forma não há nada que impeça vc de exercer a função de mecânico, mas há sim limitações a serem observadas."

Agradeço a participação do Prof Fernandes e também a pergunta do caro leitor (que infelizmente não se identificou).
Reitero que o blog AeroBrasil é "link" obrigatório na lista de favoritos de todos os entusiastas da aviação, principalmente os que estão iniciando na área da manutenção. Acesse http://fernandes-aerobrasil.blogspot.com/

sexta-feira, 1 de abril de 2011

CURSO BÁSICO DE DIREITO AERONÁUTICO E ESPACIAL 2011 NA SBDA

CURSO BÁSICO DE
DIREITO AERONÁUTICO E ESPACIAL
2011
OBJETIVO
Apresentar princípios e noções fundamentais do
direito aeronáutico e espacial
e o contexto onde se inserem.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais do setor aeronáutico / espacial
e estudantes de Direito.